Veja como aproveitar muito mais as férias de verão com essas 7 dicas para não descuidar da saúde todos os dias!
Estilo e conforto são fundamentais, mas nunca foi tão importante preservar a saúde para poder desfrutar das nossas conquistas. Hoje, mais do que nunca é um privilégio ter uma área de lazer privativa para passar o verão em família.
No entanto, não basta não aglomerar: é preciso atenção a algumas medidas, principalmente em época de sol tão forte quanto agora.
Afinal, além do coronavírus há uma infinidade de problemas de saúde que precisamos evitar, e em casa pode ser fácil deixar o tempo correr solto sem muita preocupação.
Melhor ainda se sua área de lazer for bem equipada, mas mesmo assim é sempre bom ficar ligado nessas 7 dicas para aproveitar o verão com mais saúde.
1 – Cuidado com a associação de que verão é sinônimo de saúde
Antes de mais nada, é preciso cuidado com o senso comum que sempre associa verão à saúde e bem-estar. Claro, o sol brilha mais forte, há um incentivo maior à vida ao ar livre e as férias de verão são um convite à exploração de novos lugares.
No entanto, apesar da Covid-19 ainda ser preocupante e requerer muitos cuidados, há várias outras doenças que continuam por aí. A Dengue é uma delas.
Não esqueça de verificar regularmente o jardim e a área externa em busca de poças de água limpa, objetos emborcados que possam reter a água da chuva ou mesmo pratinhos de plantas esquecidos.
2 – Vai sair? Cuidados com a máscara
Mesmo com a vacina à espreita, o coronavírus continua sendo – e ainda será por um bom tempo, de acordo com a OMS – uma ameaça à saúde. Por isso, aproveitar as férias de verão na sua própria área de lazer é a melhor pedida.
Por outro lado, é sempre necessário usar a máscara quando sair, mas nos dias mais quentes deve haver mais cuidado com o manuseio da máscara.
O calor aumenta a transpiração, mas quando a máscara ficar úmida de suor o ideal é que seja trocada por outra sequinha. Além de evitar o desconforto, o risco de dermatites e alergias diminui.
3 – Cuidados com a alimentação
Não é segredo que os cuidados com a saúde no verão devem incluir a alimentação. Comidas pesadas e excesso de bebida alcoólica definitivamente não fazem bem no calor, principalmente debaixo do sol.
Além de alimentos mais leves e moderação na bebida, providencie para que o cantinho do churrasco, o pergolado gourmet ou qualquer outra área de refeições ao ar livre tenha sombra em abundância.
A temperatura interna do ambiente também deve ser agradável. Use e abuse de ventiladores de teto, forro de bambu ou palha que ajudam a amenizar o calor e toldos no pergolado.
Se o pergolado ainda estiver no projeto ou em construção, opte por telhas que retenham grande parte da energia solar e dos raios UV, como a Pergotelha. Assim você aumenta o conforto e evita aquela sensação de cansaço após a refeição em um ambiente muito quente.
4 – Não deixe o excesso de sol estragar as férias de verão
Também é preciso cuidado com o excesso de sol na piscina ou mesmo na ducha de jardim. De acordo com os dermatologistas, o protetor solar de FPS mínimo 30 deve ser passado o dia inteiro, mas reforçado a cada duas horas ou a cada mergulho – inclusive nas orelhas e no pescoço.
O ideal mesmo é evitar o sol entre 10h e 16h e escolher roupas de praia com proteção UV. De qualquer forma, procure ter uma área de sombra próxima à piscina ou o pergolado, dando suporte entre os mergulhos.
Se a exposição solar for excessiva e houver vermelhidão da pele, alivie a sensação com banho frio, mas não gelado, e evite passar a toalha para não descamar. Se a descamação acabar ocorrendo, evite puxar a pele para não causar feridas e não aumentar o risco de infecção.
5 – Beba água na quantidade certa para equilibrar o corpo
A hidratação é fundamental para o equilíbrio do organismo em qualquer estação, mas no verão esse cuidado deve ser redobrado. Além da temperatura corporal, a quantidade certa de água reduz a sobrecarga no fígado e nos rins.
Como nos dias quentes de verão a transpiração é maior, é preciso mais atenção: a ingestão de água deve ser de pelo menos 2 litros por dia para manter todos os órgãos regulados perfeitamente.
6 – Cuidado com o ar seco
No verão a baixa umidade do ar pode ser um problema para a pele, mas também para o nariz e os pulmões. Para evitar problemas, procure limpar sempre as narinas com soro fisiológico.
A dica é espalhar vidrinhos pelo pergolado, na área da churrasqueira e por toda a área de lazer – da mesma forma que a gente faz com o álcool gel.
Na hora de dormir, ligue vaporizadores ou coloque bacias com água no quarto, melhorando o índice de umidade no ar. Mas procure evitar o ar-condicionado, seja no quarto, na sala ou no pergolado fechado com vidro.
Dê preferência à ventilação cruzada natural e aos ventiladores de teto.
7 – Não deixe de fazer atividade física
A vida ao ar livre e o contato com a natureza são muito importantes para a saúde, assim como a atividade física deve continuar sendo praticada no verão.
No entanto, pratique em horários com a temperatura mais branda, à sombra e/ou em locais bem arejados e com roupas leves, próprias para os exercícios.
Não esqueça de passar repelente se for para ambientes de mata e de levar sempre uma garrafa com água para manter a hidratação.
Com essas dicas você vai aproveitar muito mais o verão sem descuidar da saúde!
Quer outras dicas para o verão na área de lazer? Conheça os benefícios de uma parede verde e inspire-se nas obras executadas pela Cobrire que você confere no nosso Instagram!