Como harmonizar churrasco com cerveja

churrasco

Não vê a hora de botar fogo na churrasqueira? Então descubra como fazer a combinação perfeita de churrasco com cerveja no seu pergolado!

Verão à vista, cantinho do churrasco a todo vapor. Verdade que não tem clima certo para o evento, mas que ele é a cara da estação mais quente do ano ninguém tem dúvida. Mas o calor também puxa a sede, e daí vem a pergunta que não quer calar: será que tem receita para harmonizar churrasco com cerveja?

Bem, de acordo com os experts a resposta é sim. Alguns rótulos combinam melhor com determinados tipos de carne, por isso se você quer ter uma experiência diferenciada vai gostar de acompanhar esse conteúdo até o final e descobrir como harmonizar churrasco com cerveja!

 

Churrasco com cerveja: como fazer a combinação perfeita!

churrasco

De acordo com os especialistas, a melhor combinação de churrasco com cerveja conseguir um desses 3 objetivos:

 

  1. Limpar o paladar para a próxima porção de carne. Isso acontece quando o amargor, a carbonatação ou o álcool quebram as gorduras e sabores da carne para churrasco. É o caso das cervejas com mais lúpulo, como as famosas IPA, que vão melhor com as carnes mais gordurosas. O lúpulo age sobre a gordura e acaba limpando o paladar.

 

  1. Criar um terceiro sabor. Nesse caso as características do churrasco e da cerveja são harmonizadas por contraste, ou seja, se equilibram pela diferença. Isso significa que, juntos, criam um sabor novo que deixa o conjunto ainda melhor. Um bom exemplo são as cervejas mais adocicadas, como as Bock, que ficam ótimas com as carnes para churrasco mais salgadas.

 

  1. Acentuar o gosto comum aos dois. É a chamada harmonização por semelhança ou afinidade, que geralmente é conseguida através das Pilsen, que são mais leves e por isso têm uma gama maior de harmonização. Nesse caso, o caramelo da cerveja se aproxima das proteínas e dos açúcares da carne que são caramelizados no fogo da churrasqueira.

 

Portanto, a harmonização vai depender tanto do tipo de corte quanto do tipo de cerveja.

 

Harmonização pelo tipo de corte

churrasco

Quando alguém decide acender a churrasqueira no pergolado geralmente escolhe vários tipos de carne. Mas se a ideia é conseguir a combinação perfeita, melhorando a experiência do churrasco com cerveja, então é melhor investir também em vários tipos da bebida.

Veja alguns dos tipos de carne mais preferidos para churrasco com cerveja:

 

Picanha

O sabor marcante da picanha pede uma cerveja mais branda, como a Larger, que tem baixa fermentação e teor de álcool.

Por outro lado, a picanha também é bastante gordurosa, portanto, harmonizando bem também com as cervejas de lúpulo mais forte, como a American IPA. Essa cerveja tem amargor médio-alto, corpo médio e final seco, além de aromas mais cítricos.

Outra boa pedida para acompanhar o churrasco de picanha no pergolado é a American Brown Ale que apresenta notas de caramelo, um sabor abiscoitado do malte e aroma de lúpulo.

 

Carnes mais gordurosas

Uma boa forma de harmonizar as carnes para churrasco mais gordurosas é pelo contraste. Lombo e cupim, por exemplo, ficam ótimos com as cervejas Ale, que têm aroma mais intenso, boa carbonatação, corpo baixo e teor alcoólico médio.

Mas as IPA, como falamos anteriormente, também são uma boa opção, além das Bitters Inglesas.

 

Carnes mais salgadas

As carnes mais salgadas pedem harmonização com bebida mais adocicada. No churrasco com cerveja, contra filé e coxão mole vão bem com as Bock e as Porter e Stout, esta, porém com o teor alcoólico bem mais alto.

 

Frango

O frango tem o sabor mais suave, assim como baixo teor de gordura, então esse deve ser um churrasco com cerveja leve e/ou frutada, como as Vienna Larger, que apresenta doçura e amargor equilibrados, teor alcóolico discreto e é leve com tons florais.

Outro tipo que combina bem com frango são as Witbier, as cervejas de trigo belgas que são claras, mas turvas por não serem filtradas, e com aromas e sabores cítricos, secos e refrescantes.

Assim como as alemãs Weizenbiers, que têm características semelhantes, mas usa apenas trigo maltado na receita, ambas também combinam bem com o queijo coalho no churrasco com cerveja. A acidez delicada e as notas frutadas complementam o queijo, tornando-o mais saboroso.

 

3 cervejas para qualquer tipo de corte

churrasco

Para quem quer ter uma experiência de qualidade, mas não quer investir em muitos tipos de cerveja, algumas combinam com qualquer churrasco no pergolado:

 

Session India Pale Ale (IPA) – “Session” significa uma versão menos intensa de um estilo de cerveja. Neste caso, essa é uma IPA leve em álcool, ideal para quem quer ficar o dia todo aproveitando o churrasco com cerveja na área de lazer.

Com presença marcante de lúpulo no aroma e no amargor, tem notas cítricas que conferem frescor e amargor em intensidade média, contrastando a gordura das carnes e marcando ainda mais o sabor das carnes.

 

Münchner (ou Munique) Dunkel – Esse estilo alemão de cerveja tem cerca de 5,0% de álcool, perfil mais maltado e de médio-baixo amargor. As notas marcantes de caramelização se assemelham às que surgem nas carnes do churrasco.

O amargor médio-baixo da bebida contrasta com a gordura da carne e o baixo teor alcoólico também permite que possa ser consumida durante todo o churrasco.

 

English Pale Ale / Special Bitter / Extra Special Bitter – São 3 estilos de cerveja parecidos e com malte e lúpulo bem equilibrados, notas suaves de caramelização que se assemelham às das carnes e amargor mediano que contrasta com a gordura. Além disso, o álcool suaviza a gordura, sem deixá-la muito intensa ou desagradável.

 

Vale lembrar que se a ideia é ficar o dia todo petiscando o churrasco com cerveja, as Pilsen também são bem leves, sendo bem indicadas para serem tomadas por mais tempo.

E então, pronto para elevar a outro nível sua experiência do churrasco com cerveja nesse verão?

 

Aproveite e venha conferir 7 dicas para o seu pergolado com churrasqueira!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento