Em tempos de ficar em casa, a dica é começar a preparar seu projeto de paisagismo para pegar a melhor temporada de obras. Veja por onde começar!
O ano passa cada vez mais rápido e, mais do que nunca, é hora de rever valores e nos prepararmos para o que realmente importa: a casa, a família, os “pequenos” prazeres que alimentam a alma. Daqui a pouco é julho e é um ótimo mês para começar um projeto de paisagismo.
O paisagismo torna o lar ou a casa de veraneio – que para muitos se tornou o palco principal de fuga para a quarentena – o lugar mais agradável do mundo para se estar em qualquer situação.
O coronavírus fez o mundo parar. E, nessa parada, é impossível não haver uma reavaliação de valores, uma aproximação do homem com sua essência, uma reconexão com a natureza. Com o paisagismo você cria ambientes integrados que traduzem essa nova forma de lidar com a vida.
Veja o que é preciso considerar para elaborar um projeto de paisagismo e celebrar a vida em todos os seus momentos!
Tenha uma estimativa de investimento para o paisagismo
É muito importante definir exatamente quanto se pretende investir no jardim, principalmente para quem está construindo ou reformando, porque ele costuma ficar para o final da obra. O problema é que é justamente nessa hora que a verba costuma encurtar.
Para quem já está com a casa pronta mas quer investir e uma área de lazer para as quatro estações do ano, também é importante saber a disponibilidade financeira para encaixar tudo o que você quer ou precisa para ser feliz.
Portanto, faça cálculos realistas para não se decepcionar no meio do caminho. Feito isso, é hora de partir para o próximo passo.
Analise as características do terreno
Um bom projeto de paisagismo deve respeitar ao máximo as características do terreno. Quando menos intervenção na natureza, menos problemas mais adiante.
Há soluções viáveis, bonitas e sofisticadas para todos os casos. Por exemplo, se o terreno tem algum desnível, o deck de madeira é perfeito para aumentar a área útil sem aterramentos ou escavações. Ele tanto nivela pequenas diferenças no terreno quanto cria plataformas sobre grandes vãos.
O deck também é uma ótima solução para um terreno com árvores, que podem ser mantidas. Nesse caso, o deck de madeira pode contorná-las na base ou mesmo na copa, quando é um deck suspenso. Basta um guarda-corpo de madeira e o projeto fica fantástico.
O mesmo pode acontecer com o pergolado de madeira, por exemplo, ideal para criar áreas de sombra. No entanto, se ao contrário o local for descampado e houver muita incidência de sol, a Pergotelha é a solução perfeita para o pergolado, combinada com um forro de palha ou de bambu.
Apesar de ser translúcida, a Pergotelha já possui um filme exclusivo em sua composição de poliéster reforçado com fibra de vidro que reduz e até 6º C a temperatura interior do ambiente em relação à cobertura de vidro ou de policarbonato.
Finalidade da casa também interfere no projeto do jardim
O paisagismo para uma casa de moradia ou de veraneio demanda projetos diferentes. Se é moradia, por exemplo, é preciso saber se a pessoa gosta de plantas, tem disponibilidade para cuidar delas ou alguém que o faça.
Já casas de veraneio costumam ficar fechadas a maior parte do tempo, por isso geralmente precisam de espécies mais resistentes. A menos que o proprietário esteja regularmente todos os finais de semana ou tenha caseiro ou jardineiro para cuidar delas.
Elenque os itens que não podem faltar no projeto
Leve em consideração que o projeto de paisagismo ideal deve prever uma área para ser utilizada nas quatro estações do ano. Então pense em tudo o que é necessário para aproveitar o jardim com sol ou com chuva, no frio ou no calor.
Por mais que o projeto deva ser personalizado, alguns itens são essenciais: pergolado de madeira para criar áreas de sombra de estar, na piscina (se houver) ou na fachada, se o jardim for frontal; ventilador de teto no pergolado, área gourmet, móveis confortáveis e resistentes ao tempo (no caso das áreas molhadas), toldo para barrar o excesso de sol direto em alguns períodos do dia.
Considere também, com antecedência, a possibilidade de fazer um fechamento do pergolado em vidro ou com painel de madeira e ainda a colocação de redes de balanço e/ou poltronas suspensas. O peso desses itens na estrutura deve estar previsto no projeto original do pergolado.
Para aproveitar o jardim também à noite
As noites no jardim são ocasiões memoráveis que devem ser previstas. Para isso, no entanto, é muito importante pensar na iluminação.
O projeto de iluminação paisagística deve contar englobar tanto as plantas, quanto demais elementos, como a piscina e o pergolado, criando um ambiente harmonioso e convidativo.
A iluminação deve promover o relaxamento, com lâmpadas nos tons certos para que o local cumpra a sua função de lazer.
Acessórios opcionais personalizam o projeto
A personalização do paisagismo é feita através de escolhas relacionadas ao estilo de vida dos moradores e que facilitem o acesso a todos os locais do jardim.
Entre eles estão itens como lareira externa para os dias frios; hidro-spa para relaxamento diário ou no caso de áreas pequenas; caminhos e acessos em deck de madeira, que dão mais conforto visual e tátil e tornam o local mais sofisticado; cantinho zen, cozinha de estar, etc.
Integração entre ambientes internos e externos
O paisagismo não deve se restringir à área do jardim. Na verdade ele deve promover uma integração entre os ambientes internos e externos, levando a natureza para todos os cantos da casa.
Para isso, os pergolados de madeira têm papel fundamental, criando ambientes intermediários que promovem uma conversa entre as áreas da casa. Assim é possível criar uma identidade de casa de conceito aberto e sustentável, com mais entrada de ar e luz natural que também favorece as plantas.
Aproveite a época certa para fazer a obra
Começando a elaborar seu projeto agora você está pronto para aproveitar o melhor momento para fazer a obra: no mês de julho.
Considerado a baixa temporada por ainda estar distante do verão, é justamente quando você encontra maior disponibilidade de mão de obra e de materiais, além de preços mais em conta.
Venha se inspirar nos trabalhos da Cobrire que você confere pelo Instagram, receba sempre novidades e dicas pelo nosso Blog e traga seu projeto para a Cobrire! Aqui você conta com artesãos apaixonados por madeira, com vasta experiência de liderança no mercado!