Pets e jardim: sim essa convivência é possível!

pets

Ama seu pet, mas não quer abrir mão de ter um jardim lindo? Veja como harmonizar a convivência e ter uma área de lazer impecável!

Ter uma área de lazer para relaxar depois de uma semana atribulada é de um valor inestimável. Os pets também adoram essa sensação de liberdade e conforto que uma área externa proporciona. É a possibilidade de correr, se exercitar, sentir os aromas diferentes da natureza e entrar em contato com tudo de bom que a vida ao ar livre oferece.

Claro que é importante tomar alguns cuidados, como evitar plantas venenosas e manter água sempre fresquinha em um lugar sombreado e fresco, como um pergolado de madeira.

A questão é que quem não abre mão de ter seus bichinhos por perto sabe como pode ser difícil conciliar um jardim bonito e seus amigões de quatro patas. Difícil, mas não impossível.

Pensando nisso hoje nós separamos alguns truques e dicas para harmonizar os pets e as plantas, mantendo uma área externa mais saudável, bonita e segura para toda a família.

Veja como cuidar do bem-estar do seu pet e ter um belo jardim ao mesmo tempo!

 

Crie distrações para os pets na área de lazer

pets

Quando você faz um pergolado de madeira na sua área de lazer provavelmente uma das coisas que mais gosta é de aproveitar a sombra gostosa para apreciar a paisagem ao redor.

Os pets também gostam de olhar o cenário, mas têm muita energia para gastar. Principalmente os filhotes. Por isso tenha sempre em mente que eles precisam – e vão – interagir com a natureza.

Para quem tem espaço, uma dica é criar um cantinho só deles. Os gatos, por exemplo, adoram um pedacinho de terra com um playground com desafios para subir e saltar. Naturalmente muito curiosos, ele s ficarão entretidos boa parte do tempo ao ar livre.

Já os cães adoram um gramado para correr e se jogar. Também gostam de fazer um lanchinho vegetariano de vez em quando, então vale fazer uma hortinha com plantas permitidas. Painço e as graminhas de alpiste e de milho, por exemplo, estão entre as ervinhas do bem especialmente queridas por cães e gatos.

Assim, se ele tem atividades estimulantes e motivadoras no dia a dia, também terá menos vontade de destruir as plantas novas. Claro que há sempre a curiosidade, mas o foco muda quando se já tem à disposição um espaço recheado com alimento gostoso.

 

Alterne espaços de grama e piso de deck

pets

Pets adoram grama, mas ela não resiste bem ao xixi constante, que é ácido e acaba queimando a planta. A dica, então, é alternar entre a forração natural e deck de madeira ladeado por pedriscos, por exemplo.

Especialmente os machos gostam de demarcar território, mas é possível treiná-los para fazer apenas nos pedriscos, que drenam bem a urina.

Por outro lado, invista em espécies mais resistentes ao pisoteio dos pets nas ilhas de grama, como as da família das Bermudas (Cynodon Dactilon), onde se destacam a Bermudas Tifway 419 e a Bermudas Celebration.

De qualquer forma, fica a dica: manter a grama saudável, hidratada, fertilizada com um bom composto orgânico e bem aparada a deixa mais resistente à urina dos pets.

A alternância com deck de madeira ainda traz outras vantagens. Além do visual bonito e sofisticado, o deck também proporciona mais segurança aos caminhos, evitando lama e risco de escorregar, e ainda mantêm a permeabilidade do solo, aumentando a sustentabilidade do sistema hídrico.

 

Evite manter os pets por perto ao cuidar do jardim

pets

Nada como um jardim lindo para ser apreciado do pergolado de madeira, em uma tarde gostosa deixando o tempo passar lentamente em uma rede de balanço. Ainda mais quando você cuidou com tanto carinho.

E é uma delícia cuidar das plantas com seu amigão ao lado. Só que ele presta atenção em tudo o que você faz, e como você é um exemplo, vai querer fazer também. Mas o resultado você pode imaginar que não será igual.

Os cães já têm uma predisposição nata a cavar buracos, principalmente os filhotes. Se acham que isso é o certo então, ao verem você mexendo na terra, com certeza farão o mesmo. É só evitar tê-los por perto quando for cuidar do jardim.

 

Fique atento para as dicas que os próprios pets dão

Sabia que os próprios pets dão algumas dicas que podem ajudar a manter o jardim mais bonito? A questão é observar, por exemplo, o caminho que fazem com mais frequência.

Esses locais ficam marcados, pisoteados, geralmente sem grama ou com a terra mais funda. A dica é substituir o piso nesses locais por algo que fique bonito, seguro para os pets e durável, como o deck de madeira.

Na verdade, o deck é o par perfeito para o pergolado, dando a dose certa de beleza e elegância informal na área externa.

Além disso, você pode aproveitar para criar cantinhos muito gostosos ao longo do caminho dos pets, com a colocação de bancos de madeira, fontes e até uma casinha de descanso com brinquedos para o seu anjinho de quatro patas.

 

Cuidado com os venenos

Um jardim bem cuidado enobrece a área de lazer e realça ainda mais a estrutura do pergolado. Mas é preciso cuidado ao escolher os produtos para cuidar das plantas.

Evite os industrializados, mas cuidados mesmo com as receitinhas naturais. A mistura de farinha de ossos e torta de mamona, por exemplo, é um poderoso fertilizante natural, mas a mamona é extremamente tóxica e se torna atrativa aos pets nessa mistura.

Já o humus de minhoca e a compostagem não são perigosos e funcionam bem. Cuidado também com as plantas, geralmente as tóxicas são muito coloridas ou têm seiva leitosa, como o comigo-ninguém-pode, antúrio, copo-de-leite e espada-de-são-jorge, entre muitas outras.

 

Troque as espécies baixas por arbustos estruturados

Não tem jeito, muitas vezes os pets machos estragam mesmo o jardim urinando para demarcar território – e as espécies baixas são as preferidas. Transforme o paisagismo optando por arbustos estruturados, como palmeiras, jasmins e murtas.

orquídeas e bonsais devem ficar no alto. Pendurados no pergolado ou em jardim vertical no painel de madeira ficam especialmente bonitos, agregando muito valor estético ao conjunto da área de lazer.

Com esses pequenos truques e dicas fica mais fácil agregar tudo o que você mais ama em casa: um jardim bem cuidado na área de lazer e seu pet feliz vivendo ao ar livre!

Aproveite para conferir algumas soluções incríveis para uma área de lazer pequena e venha conhecer mais sobre a Cobrire no nosso Instagram!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento