Um bom churrasco é uma arte, mas ter um cantinho especial faz parte. Veja como montar o local ideal e deixar tudo muito mais gostoso!
Já é praticamente uma tradição brasileira: para muita gente final de semana e feriado é sinônimo de churrasco. Mas não basta ter uma churrasqueira, uma boa infraestrutura faz diferença. Afinal, se a ideia é curtir a ocasião com quem a gente gosta não é o mau tempo que vai atrapalhar.
Além disso, ter um cantinho do churrasco perfeito não é tão difícil assim. Com algumas dicas, criatividade e bom gosto é possível ter o pergolado ou quiosque de churrasqueiras dos sonhos e matar de inveja muito vizinho falastrão.
Como escolher o cantinho do churrasco
Quem gosta de churrasco sabe: preparar a iguaria é um verdadeiro ritual. Por isso o espaço tem que estar à altura da tradição. A ideia, então, é escolher um espaço coberto para que a chuva não estrague a programação.
Para isso, o pergolado de madeira ou o quiosque são as melhores opções. Ambas as estruturas podem ser produzidas em diversas dimensões e customizadas para atender às suas necessidades.
Além disso, tanto o pergolado quanto o quiosque podem ser concebidos para abrigar tudo o que é preciso: churrasqueira, pia, bancada, geladeira, freezer, armários para os utensílios e ainda lugares para os convidados. Só por isso já é sucesso certo.
Harmonização com o resto da casa
O cantinho da churrasqueira deve ter uma decoração harmoniosa com o restante da casa. Assim, se o interior é sofisticado, em tons neutros, por exemplo, o pergolado ou quiosque também deve seguir um Estilo Neutral.
Isso não significa que deve ser tudo igualzinho, mas procure manter uma paleta de cores que entre em simbiose com o interior. Assim você cria uma sintonia entre todos os ambientes, deixando a casa como um todo mais agradável.
Escolhendo o piso ideal
O piso do pergolado com churrasqueira deve suportar a alta temperatura que se desprende do equipamento. Isso evitará que ele se queime, tenha sua vida útil reduzida, rache ou fique com aparência de velho mais rapidamente.
Assim, tenha em mente 3 coisas na hora de escolher o piso: a resistência às altas temperaturas e à umidade e que seja antiderrapante. Isso é importante porque sempre há o risco de cair tanto água da pia quanto gordura dos alimentos.
Levando esses três itens em consideração você encontra algumas opções, como pedras rústicas, tijolinhos ou deck de madeira. Este último é o tipo que agrega mais vantagens, inclusive em relação à durabilidade e à beleza, já que a madeira é um material nobre altamente valorizado.
Como escolher o tipo de churrasqueira
Há vários tipos de churrasqueiras, algumas prontas, outras semi-prontas, outras portáteis, com rodinhas, etc. Se você quer um quiosque com churrasqueira ou um pergolado exclusivamente para essa função, o tipo fixo é o mais indicado.
É possível comprar pronta de concreto refratário ou de tijolinho. O primeiro caso pode ser apenas pintado ou levar vários tipos de revestimentos: ladrilhos hidráulicos, azulejos, placas inox ou os próprios tijolinhos facetados.
No segundo caso ela é produzida com tijolo refratário maciço e é feita sob encomenda por empresa especializada. Há ainda churrasqueiras fixas de metal, de vidro refratário e as embutidas, aquelas que são apenas encaixadas no local.
Você também pode escolher entre o tipo de queima, que pode ser a lenha, que é o mais tradicional, ou elétrico ou a gás. Estes últimos fazem menos fumaça, mas também não dão aquele gostinho característico do churrasco.
Quais são os melhores móveis
O estilo, como já dissemos, deve seguir o do restante da decoração da casa. No entanto, alguns móveis não podem faltar no seu cantinho da churrasqueira: balcão, bancada, cadeiras ou banquetas e uma mesa grande para reunir o pessoal.
Se tiver bastante espaço, não economize: equipe o pergolado com sofás, poltronas, televisão, pufes e tudo o mais que garantir o conforto no ambiente. Já se o espaço for reduzido, invista em um balcão com banquetas e joguinhos de mesa e cadeiras espalhados pela área externa.
Não esqueça de programar também armários para guardar o enxoval da churrasqueira.
Utensílios que não podem faltar
É muito importante garantir utensílios exclusivos para o quiosque para churrasqueira. Eles devem ficar guardados no próprio local, para evitar idas e vindas em casa sem necessidade.
Além de pratos, copos e talheres comuns a qualquer cozinha ou área gourmet, há itens especiais que não podem faltar. Inclua na sua lista um conjunto de facas especiais, uma boa tábua de corte, um bom avental, grelhas e espetos de qualidade e vasilhas, bacias e tigelas para colocar a carne.
Depois é só partir para os detalhes da decoração para tornar o local ainda mais aconchegante: quadros, acessórios, luminárias e roupa de mesa. Afinal, uma décor deliciosa deixa qualquer churrasco ainda mais gostoso!
Agora que você já sabe como montar o cantinho do churrasco ideal já sabe qual a melhor opção para você? Para tirar a dúvida entre quiosque ou pergolado de madeira, converse com os especialistas da Cobrire, veja alguns projetos no Instagram e prepare-se para fazer o seu!