Conheça as principais mudanças de consumo já identificadas para a nova realidade do mundo pós-Covid-19
Há uma curiosidade natural, inerente ao ser humano, de compreender como será o mundo pós-Covid-19. Estudos têm sido feitos em todos os sentidos, levando em consideração as novas tendências do mercado.
Com a pandemia várias delas se consolidaram e outras estão sendo formadas em relação ao estilo de vida e hábitos de consumo. De um modo geral, no entanto, há uma expectativa comum de que as boas ações empresariais surgidas durante a pandemia se mantenham na vida pós-Covid-19.
Conheça algumas dessas tendências e descubra como o mercado está se transformando para atender às novas demandas e expectativas do consumidor.
1 – Fortalecimento do mundo digital no pós-Covid-19
Há um consenso de que a chegada do coronavírus transformou definitivamente a forma de relacionamento entre empresa e consumidor devido à necessidade de isolamento social.
A expectativa é que o distanciamento se mantenha mesmo no pós-Covid-19, alimentado pela experiência durante a pandemia e o receio de novas ondas de contaminação.
Com isso, o mundo digital ganha cada vez mais força, seja para o consumo de bens duráveis, cursos, alimentos ou obras.
A tendência é a redução de empresas com presença física robusta, mas cada vez mais presença online. Redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube serão, mais do que nunca, as grandes vitrines do mundo pós-Covid-19.
2 – Produtos e serviços que propiciem e incentivem a vida ao ar livre
Ganham força também tudo o que gere mais contato com a natureza e o meio ambiente, tendo na vida ao ar livre uma opção mais saudável de convivência familiar.
No mercado imobiliário, aumenta a procura por casas com áreas externas independentes em detrimento de apartamentos e condomínios com serviços.
Com a transferência dos espaços corporativos para os home offices e o receio pelo convívio nos ambientes fechados das academias, voltam à preferência residências mais amplas, tornando a moradia um espaço multifuncional também para trabalho e exercícios físicos.
3 – Elementos que agregam mais conforto à família
O consumidor do mundo pós-Covid-19 quer fazer da sua casa seu castelo. Com status de local blindado contra o coronavírus durante a quarentena, é no lar que as pessoas sentem-se plenamente seguras.
O conforto da família, portanto, aumenta em igual proporção em que as áreas comuns dos condomínios e clubes oferecem potencialmente mais risco de contágio.
Pergolados de madeira, por exemplo, despontam na preferência crescente do consumidor como solução ainda mais agregadora de valor: bonita, funcional e flexível.
Capazes de ampliar com facilidade a área útil da casa, o pergolado começa a incorporar novas funções às tradicionais, como treinos funcionais, home offices e home teathers.
4 – Materiais naturais, que dão sensação de aconchego
A valorização de tudo o que é natural é o mote da decoração na era pós-Covid-19. O consumidor quer o aconchego dos elementos da natureza, da proximidade com o meio ambiente.
Deck de madeira dá conforto tátil e estético, compondo ambientes e caminhos que embelezam e levam mais funcionalidade às áreas externas.
Painéis de madeira abrigam jardins verticais e paredes verdes, protegem a privacidade e criam ambientes sem a dureza da alvenaria.
Forros de bambu ou de palha mantêm a claridade natural no pergolado com cobertura de vidro, mas barram o excesso de sol criando um ambiente acolhedor durante todo o ano.
O fortalecimento da tendência Back to Basic um inconsciente coletivo de retorno a uma época em que menos era mais, às relações mais humanas, solidárias e saudáveis.
5 – Tendência DIY e mais independência
O tempo em casa faz com que os consumidores aprendam novas habilidades: costurar, cozinhar, fazer artesanato. Esses novos saberes e fazeres não deverão desaparecer junto com o coronavírus, fazendo com que o DIY – Do It Yoursef (Faça Você Mesmo) ganhe cada vez mais terreno.
Aumentam as vendas de cursos online em todas as áreas, de eletrodomésticos para fazer massas, de tintas de cabelo e de insumos culinários. Nos Estados Unidos, por exemplo, a venda de fermento em março chegou a ter um aumento de 650% em relação ao mesmo período de 2019.
É um número crescente de pessoas ganhando cada vez mais independência através das novas habilidades e da tendência DIY.
6 – Consolidação de marcas testadas pelo tempo
Quanto mais os consumidores mudam para se adaptar à nova realidade, criando novos comportamentos para o mundo pós-Covid, mais se agarram a empresas de confiança para passar com elas pelos tempos difíceis.
Para o especialista, essa é uma tendência já tão profundamente arraigada, que torna difícil o surgimento de novas marcas nesse momento.
Apesar de tantas transformações tão rápidas, o consumidor não está aberto a novas mudanças: é a passagem da mentalidade de ganho para a mentalidade de manutenção.
É a hora, portanto, do fortalecimento da fidelização do cliente, eliminando possíveis ruídos, oferecendo mais suporte, segurança sanitária nos serviços e melhorando cada vez mais a comunicação com o consumidor.
Preocupação com a qualidade: para a Cobrire, cada projeto é único
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