Tudo pronto para o churrasco no pergolado? Então aproveite e conheça as bebidas que não podem faltar para deixar seu evento ainda mais gostoso!
Cerveja, vinho, drinks e até whisky. Sim, whisky! Nem só de cerveja vive o churrasco nosso de cada dia.
Afinal, churrasco sem a bebida favorita não rola com o mesmo sabor. Mas você sabia que esse acompanhamento também harmoniza com alguns tipos de cortes específicos e até com o horário do churrasco?
É o que dizem os especialistas: não só algumas bebidas não podem faltar como algumas caem melhor em determinadas ocasiões. O whisky, por exemplo, fica perfeito para churrascos feitos à noite, acompanhando os cortes bovinos.
Então se você não abre mão de fazer de cada churrasco um momento memorável no pergolado de madeira, fique atento e não deixe faltar as opções que vamos mostrar agora.
Calcule a quantidade certa para não falta bebida no churrasco
Um cantinho do churrasco completo deve ter sempre opções variadas de bebidas. Mas como tudo que é bom tem sempre seus segredinhos, o churrasco fica mais gostoso quando a degustação é harmonizada.
O primeiro passo é saber calcular a quantidade certa para manter seu pergolado com churrasqueira bem abastecido. A dica é calcular quantas pessoas participarão e a duração do evento.
Aquele churrasco gostoso de sábado costuma durar o dia inteiro e ainda vaza noite adentro aproveitando o clima gostoso do pergolado depois que o sol se põe?
Então fique atento: se a bebida preferida da família é a cerveja, calcule uma média de 2 litros por pessoa. Para a garotada e para quem não bebe álcool, o cálculo de refrigerante é de 500 ml e de 400 ml de água por pessoa.
Claro que tudo deve estar bem gelado, ainda mais no calor do nosso verão. Então coloque tudo na geladeira do pergolado gourmet com pelo menos 24 horas de antecedência, assim não há risco de não gelar a tempo.
Bebidas que não podem faltar no cantinho do churrasco
Confira agora as bebidas que não podem faltar no churrasco para que seu evento no pergolado seja perfeito!
Cerveja
Para muitos, cerveja e churrasco são uma parceria tão perfeita quanto pergolado e deck de madeira. Futebol na sala de TV ao ar livre, churrasco rolando e a boa cervejinha para acompanhar é o paraíso para muita gente.
Brasileiro gosta tanto de cerveja que, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Cerveja (CervBrasil), são nada menos que 65 litros de cerveja em média por ano por pessoa.
Só que para escolher a cerveja certa também tem seus truques – e para isso é preciso saber qual a carne principal oferecida no churrasco. Quanto mais gorduroso o corte, mais encorpada e alcoólica deve ser a cerveja, como uma Dubbel.
Double IPA, Brown Ale e a cremosa Porter também são recomendadas. Esta última, por exemplo, fica ótima com carnes fortes, como a de carneiro.
Já os cortes mais leves pedem cervejas também mais leves, como a Amber Larger e a American Brown Ale.
Não esqueça que as cervejas artesanais também são uma ótima opção. O churrasco no pergolado fica mais gostoso com as de alta fermentação, como as Ales e as de trigo Sweet Stout.
Vinhos
Os vinhos dão sempre um toque de classe ao churrasco no pergolado. As carnes bovinas ficam ótimas com os tintos, de preferência os do tipo reserva, e as carnes brancas com vinhos brancos.
Veja algumas harmonizações:
- Chadornnay – Quer fazer diferente e bonito no churrasco? Combine Chadornnay barricado com filé mignon na churrasqueira. Na barrica o vinho sofre transformações microbiológicas que dão a ele um aspecto mais carnudo, pesado e até com aromas de manteiga que ficam perfeitos com este tipo de carne;
- Carménère – Carne branca e vinho branco é uma combinação clássica e famosa. Por exemplo, se o frango estiver temperado com ervas, sirva Sauvignon Blanc, uva branca com aromas tipicamente herbáceos, mas a Carménère, por outro lado, é uma uva tinta que também cumpre essa função;
- Syrah – Uma dica importante é ficar atento ao tempero. Em uma costela ao barbecue, por exemplo, o molho predomina por causa do seu sabor forte, fazendo com que o Syrah seja praticamente um clássico para a receita;
- Cabernet Sauvignon – Já a Cabernet Sauvignon é uma uva com alto teor de acidez, o que é bom para cortar as moléculas de gordura de cortes como alcatra e picanha, harmonizando pelo equilíbrio;
- Malbec – A Malbec é uma uva com bastante tanino, acompanhando bem os cortes fibrosos e suculentos, como contrafilé e ancho. Também fica muito bom com carnes exóticas, como de avestruz;
- Pinot Noir e Nebbiolo – Essas uvas são clássicos acompanhamentos de vegetais e cogumelos, boas opções para variar o churrasco e ainda atender quem não come carne;
- Rosés e espumantes – A acidez alta desse tipo de vinho é ótima para cortar a gordura de linguiças e embutidos em geral.
Caipirinha
Considerada um drink oficial do churrasco, a caipirinha é brasilidade pura. Mas ela também tem seus segredos. Um deles é apostar em receitas com frutas cítricas, como abacaxi e maracujá, além do tradicional limão.
Outra dica é usar sempre bebidas de qualidade para realçar o sabor e garantir a melhor experiência. No caso das cachaças, as artesanais estão sempre em alta.
Uma receita que tem feito sucesso nos churrascos no pergolado é a caipirinha de catuaba:
- 2 limões cortados em rodelas finas colocados no copo com duas colheres de sopa de açúcar. Amasse bem os dois produtos com um socador e coloque gelo e catuaba a gosto. Misture tudo e sirva bem gelado.
Whisky
O sabor forte e encorpado do whisky ressalta o sabor da carne, principalmente dos cortes bovinos. Entretanto, como é uma bebida forte e mais “quente”, é mais indicada para ser servida os churrascos no pergolado à noite, quando o clima está mais fresquinho. Calcule 1 garrafa para cada 10 pessoas.
Drinks
Mantenha seu pergolado gourmet sempre bem equipado, com alguns itens básicos no home bar para fazer experiências deliciosas de drinks. Um que sempre faz sucesso é até chamado de “Drink do Verão”, misturando apenas vinho tinto e Coca-Cola.
A bebida, que foi criada na Espanha com o nome de Kalimotxo, é bem simples: basta misturar 1 litro de Coca-Cola com 750 ml de vinho tinto e deixar descansar por alguns minutos para apurar o sabor. Junte bastante gelo na hora de servir.
Mate gelado
Sim, mate também fica ótimo com churrasco, principalmente com limão. O toque cítrico realça o sabor dos cortes.
Água e refrigerantes
Esses dois não podem faltar – principalmente a água, acompanhamento perfeito para todas as horas. Uma dica é apostar na água saborizada com rodelas e pedaços de frutas e folhas aromáticas, como maçã, laranja, limão, abacaxi, hortelã, manjericão e até sálvia. Passe uma rodada de tempos em tempos para limpar o paladar e hidratar o pessoal.
Agora é só ir às compras e deixar tudo pronto para o próximo churrasco no pergolado!
Aproveite e descubra quais os tipos certos de taça para cada tipo de vinho e confira ideias super bacanas para o cantinho do churrasco no Instagram da Cobrire!
<