Não abre mão de degustar um bom vinho? Veja como escolher os vinhos de verão e conheça uma seleção dos melhores rótulos!
Quem gosta sabe como é bom degustar um vinho ao ar livre nas noites de verão sobre o deck de madeira da piscina ou no pergolado. Mas há de se ter cuidado na escolha dos rótulos, já que alguns são mais indicados para época mais quente do ano do que outros: são os vinhos de verão.
Descubra alguns deles, veja com o que harmonizar e faça sua lista incrementar sua adega com os vinhos de verão.
Se você é daqueles que sente orgulho da sua adega no pergolado, sabe que não tem época certa para beber um bom vinho. Mas da mesma forma que alguns harmonizam melhor com carnes para churrasco e outros com peixes ou massas, há também aqueles cuja degustação é mais adequada para o clima quente.
São os summer wines, ou os vinhos de verão. Para não pesar no calor brasileiro, o ideal é que sejam bebidas mais leves, frutadas e refrescantes, sejam tintos, brancos ou rosé.
Veja uma lista com alguns dos melhores rótulos para degustar na sua área de lazer nas noites de verão – ou nos dias no deck na beira da piscina. Cheers!
A primeira dica é até óbvia, mas muita gente não pensa nisso: buscar vinhos de verão produzidos em lugares que também têm clima quente, como a Espanha, a Califórnia e a África do Sul.
Acostumados com as altas temperaturas, os produtores procuram abastecer o mercado interno com opções equilibradas com o clima e que apresentam equilíbrio entre álcool, açúcar, tanino e acidez.
Como o calor pede vinhos mais leves, deixe os encorpados e com taninos predominantes para o inverno.
Dentro desse conceito, pode abastecer a adega do pergolado com os vinhos de verão brancos e espumantes sem medo de ser feliz.
São mais jovens, mais secos e menos complexos, por isso também harmonizam muito bem com os tradicionais pratos leves de verão, como as saladas. Nesse perfil as castas mais indicadas são as Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc.
Veja alguns dos melhores rótulos:
Demorou, mas o vinho rose parece finalmente ter agradado de vez o paladar nacional. O rose é um vinho produzido pela maceração de uvas tintas que permanecem menos tempo em contato com as cascas.
Originário da região francesa de Provence, especialmente em Nice, também são muito produzidos e apreciados em países europeus como Itália, Portugal e Espanha.
O rose é um vinho de verão que harmoniza bem com acompanhamentos mais gordurosos e carnes brancas, como o peru das festas de fim de ano. Cai bem também com queijo de cabra, embutidos e defumados, lagosta, moules frites, atum e salmão selados, e ainda com patês, terrines e ceviches.
Quem não abre mão de um bom vinho tinto também encontra ótimas opções de degustação no verão.
Basicamente, tudo o que você tem a fazer é optar pelos vinhos mais jovens, aqueles que ficam no ponto para consumo entre dois e quatro anos.
Escolha os mais frutados, com aromas florais e ácidos e com corpo, teor alcoólico e tanicidade mais moderados.
Ficam ótimos para acompanhar rosbife, queijos pouco gordurosos, presuntos, embutidos em geral e massas.
Claro que você sabe que vinho de verão não é cerveja, por isso nada de tomar a bebida quase congelando. Mesmo com o calor, a temperatura dos vinhos brancos deve ficar entre 8ºC e 12ºC, caso contrário mal dá para sentir todo o seu aroma.
Já os vinhos tintos de verão devem ficar na temperatura entre 14ºC e 16ºC. Sim, é possível mantê-los todos na mesma adega climatizada. Basta colocar os tintos na prateleira de cima, já que a tendência do ar quente, mais leve, é subir.
Outra solução é tirar os brancos um pouco antes na hora de beber e deixar um pouco na geladeira, mas não coloque no freezer, porque corre o risco de perderem o sabor se congelarem. E isso acontece rápido, portanto cuidado.
Agora sim, você já pode equipar sua adega no pergolado com uma ótima seleção de variados vinhos de verão e aproveitar todas as vantagens que a estação oferece com muito estilo e paladar na sua área de lazer!
Quer saber mais sobre vinhos? Confira as taças para cada tipo e acabe de equipar sua adega!