Melhores vinhos para degustar no verão

vinhos

Não abre mão de degustar um bom vinho? Veja como escolher os vinhos de verão e conheça uma seleção dos melhores rótulos!

Quem gosta sabe como é bom degustar um vinho ao ar livre nas noites de verão sobre o deck de madeira da piscina ou no pergolado. Mas há de se ter cuidado na escolha dos rótulos, já que alguns são mais indicados para época mais quente do ano do que outros: são os vinhos de verão.

Descubra alguns deles, veja com o que harmonizar e faça sua lista incrementar sua adega com os vinhos de verão.

 

O que são os chamados vinhos de verão?

Se você é daqueles que sente orgulho da sua adega no pergolado, sabe que não tem época certa para beber um bom vinho. Mas da mesma forma que alguns harmonizam melhor com carnes para churrasco e outros com peixes ou massas, há também aqueles cuja degustação é mais adequada para o clima quente.

São os summer wines, ou os vinhos de verão. Para não pesar no calor brasileiro, o ideal é que sejam bebidas mais leves, frutadas e refrescantes, sejam tintos, brancos ou rosé.

Veja uma lista com alguns dos melhores rótulos para degustar na sua área de lazer nas noites de verão – ou nos dias no deck na beira da piscina. Cheers!

 

Dica: busque os vinhos de verão de lugares com clima quente

A primeira dica é até óbvia, mas muita gente não pensa nisso: buscar vinhos de verão produzidos em lugares que também têm clima quente, como a Espanha, a Califórnia e a África do Sul.

Acostumados com as altas temperaturas, os produtores procuram abastecer o mercado interno com opções equilibradas com o clima e que apresentam equilíbrio entre álcool, açúcar, tanino e acidez.

Como o calor pede vinhos mais leves, deixe os encorpados e com taninos predominantes para o inverno.

 

Vinhos de verão brancos e espumantes

Dentro desse conceito, pode abastecer a adega do pergolado com os vinhos de verão brancos e espumantes sem medo de ser feliz.

São mais jovens, mais secos e menos complexos, por isso também harmonizam muito bem com os tradicionais pratos leves de verão, como as saladas. Nesse perfil as castas mais indicadas são as Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc.

 

Veja alguns dos melhores rótulos:

  • Malvasia Del Salento 12 e Mezzo IGP (safra 2015) – Vinho branco seco, jovem, saboroso, elegante e fácil de degustar, com o frescor de aromas tropicais. Possui grande intensidade aromática e harmoniza bem com queijos frescos, saladas e pescados;
  • Casa Del Bosque Reserva Sauvignon Blanc (safra 2016) – Ideal para quem aprecia vinhos onde a fruta se apresenta de maneira viva e abundante. Esse chileno é maturado por 3 semanas no carvalho francês e evidencia notas de frutas cítricas;
  • Tomero Torrentés (safra 2014) – Intenso aroma de flores brancas – como rosas, jasmim e flor de laranjeira. Frutado e refrescante, harmoniza bem com risoto de aspargos e mix de folhas verdes;
  • RSV Espumante Prosseco (safra 2014) – Ideal para ser consumido com entradas e frutos do mar. Leve, com ótimo frescor e predominância de frutas cítricas e notas aromáticas;
  • Kalfu Kuda Chardonnay (safra 2013) – Aroma de frutas tropicais maduras, apresenta-se pleno no paladar, com equilíbrio e boa estrutura;
  • Yali Wild Swan Sauvignon Blanc (safra 2015) – Aroma de boa intensidade de frutas cítricas e de polpa branca e aroma leve e fresco;
  • Victoria Geisse Extra Brut Vintage – Espumante leve, delicado, com perlage intenso e elegante.

 

Vinhos de verão rose

Demorou, mas o vinho rose parece finalmente ter agradado de vez o paladar nacional. O rose é um vinho produzido pela maceração de uvas tintas que permanecem menos tempo em contato com as cascas.

Originário da região francesa de Provence, especialmente em Nice, também são muito produzidos e apreciados em países europeus como Itália, Portugal e Espanha.

O rose é um vinho de verão que harmoniza bem com acompanhamentos mais gordurosos e carnes brancas, como o peru das festas de fim de ano. Cai bem também com queijo de cabra, embutidos e defumados, lagosta, moules frites, atum e salmão selados, e ainda com patês, terrines e ceviches.

 

Rótulos que valem a pena conhecer:

  • Nossas Quintas Rose – Português da região do Alentejo, apresenta um corte de uvas Aragonez e Touriga Nacional entregando um vinho rosé delicado para pratos leves;
  • Château de l’Aumérade Cuvée Marie Christine 2017 – Blend de Grenache, Syrah e Cinsault, com perfil leve e gastronômico;
  • Garzón Pinot Noir Rose 2019 – Leve no paladar mas dominado pela acidez natural da fruta, perfeito como vinho de verão;
  • Estandon Brise Marine Mediterranée – Típico rose do Mediterrâneo.

 

Vinhos de verão tintos

Quem não abre mão de um bom vinho tinto também encontra ótimas opções de degustação no verão.

Basicamente, tudo o que você tem a fazer é optar pelos vinhos mais jovens, aqueles que ficam no ponto para consumo entre dois e quatro anos.

Escolha os mais frutados, com aromas florais e ácidos e com corpo, teor alcoólico e tanicidade mais moderados.

Ficam ótimos para acompanhar rosbife, queijos pouco gordurosos, presuntos, embutidos em geral e massas.

 

Veja algumas opções de vinhos tintos de verão

  • Kenos Reserva Cabernet Franc – Taninos suaves, bem estruturado e equilibrado na boca. Supreendentemente, com aroma de ameixa escura, e notas leves baunilha e toques de amêndoa e menta. Harmoniza com carnes vermelhas assada, peru, comida italiana e grega;
  • Ricossa Barbera D’Asti DOCG (2015) – Leve, com estrutura boa e muito, mas muito equilibrado e notas de framboesa, cereja e amora. Fica ótimo com queijos maturados ou um risoto de parmesão ou um filé mignon au poivre;
  • Patrick Clerget Coteaux Bourguignons (2014) – Tanino suave no blend de Gamay e Pinot Noir. Harmoniza com embutidos, mas também vai muito bem sozinho, como aperitivo.

 

 Atenção à temperatura

Claro que você sabe que vinho de verão não é cerveja, por isso nada de tomar a bebida quase congelando. Mesmo com o calor, a temperatura dos vinhos brancos deve ficar entre 8ºC e 12ºC, caso contrário mal dá para sentir todo o seu aroma.

Já os vinhos tintos de verão devem ficar na temperatura entre 14ºC e 16ºC. Sim, é possível mantê-los todos na mesma adega climatizada. Basta colocar os tintos na prateleira de cima, já que a tendência do ar quente, mais leve, é subir.

Outra solução é tirar os brancos um pouco antes na hora de beber e deixar um pouco na geladeira, mas não coloque no freezer, porque corre o risco de perderem o sabor se congelarem. E isso acontece rápido, portanto cuidado.

Agora sim, você já pode equipar sua adega no pergolado com uma ótima seleção de variados vinhos de verão e aproveitar todas as vantagens que a estação oferece com muito estilo e paladar na sua área de lazer!

 

Quer saber mais sobre vinhos? Confira as taças para cada tipo e acabe de equipar sua adega!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento