
DECK DE MADEIRA: +101 fotos e modelos IMPRESSIONANTES (Passo a Passo Rápido)
Quer um Deck de Madeira espetacular?
Então você está no lugar certo.
Porque hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre Deck de Madeira.
E quer saber qual a melhor parte?
Todas essas fotos, modelos, dicas e cuidados você pode aplicar imediatamente.
Pronto para começar?
Olha só o que você vai aprender nessa página:
Deck de madeira, piso para piscina e jardim. A beleza natural da madeira com grande resistência.
É impossível ficar indiferente à beleza e encanto que um deck de madeira proporciona em um espaço verde. Um verdadeiro convite ao lazer e ao convívio.
Além da atenção especial que damos à qualidade das nossas madeiras, nos preocupamos particularmente com a questão da estética e da mão-de-obra, defendendo sempre que o acabamento final deve ser no mínimo…. perfeito.
Pretendemos sempre alcançar um resultado que se adapte aos ritmos de vida e estilos próprios de cada pessoa, procurando sempre, criar uma harmonia entre a decoração do espaço interior e exterior e a arquitetura do meio que o envolve.
Área permeável
O deck de madeira também é perfeito para manter a permeabilidade do solo e cobrir zonas não edificáveis em condomínios fechados, já que não conta como área construída.
Deck no contra-piso ou na terra?
Na dúvida sobre como instalar o deck?
Em locais em que é preciso manter a permeabilização do solo, é possível instalar o deck diretamente sobre a terra, sustentado por pilares de madeira tratada protegidos da terra úmida por uma base de concreto.
Se não for o caso, um contrapiso de cimento é uma opção mais em conta e bastante eficiente, desde que tenha boa drenagem da água.
O importante é avaliar cada caso para descobrir a melhor opção.
Área em declive e viela
Área em declive ou viela que não o deixam utilizar todo o terreno?
O deck de madeira é a melhor solução. Além de agregar valor ao imóvel, ele torna funcional o espaço que antes parecia inutilizável.
Nivelar o piso
Sabe aquele desnível que atrapalha todo o projeto ou o aquele degrau em que todo mundo tropeça?
Acabe com isso de forma rápida, segura e cheia de estilo com um deck de madeira.
Use em ambientes externos, varandas, piscinas, terraços e jardins, unificando esteticamente o espaço e tornando sua casa muito mais segura.
É uma excelente opção para locais com crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.
Escoamento da água
Ter um deck de madeira deve ser um investimento para a vida toda. Para isso, entretanto, um bom planejamento é fundamental. Calcular o correto escoamento da água,
faz toda a diferença para a vida útil da madeira.
A água precisa escoar livremente ou ser drenada rapidamente, caso contrário você corre o risco de jogar o seu dinheiro, literalmente, por água abaixo.
Faça seu projeto com quem tem responsabilidade com a qualidade.
Fixação do deck
Você sabia que prego e parafuso já eram?
Tradicionais sim, mas longe de serem os mais eficientes quando o assunto é a fixação do deck de madeira. Ao serem fixados, ambos agridem fortemente a madeira, fazendo com que a água se acumule em seu entorno e apodreça a madeira lentamente. Com isso, as réguas se soltam em alguns anos.
Mesmo as cavilhas, aquelas tampinhas que escondem os parafusos, não resolvem o problema.
Como têm dilatação diferente da madeira do deck, são criados espaços que acumulam água. E muitas acabam se soltando, prejudicando a estética.
Por isso a Cobrire só utiliza o sistema mais moderno do mercado: a fixação por pinos galvanizados. Quase imperceptível, é esteticamente mais agradável, fere muito menos a madeira e é coberto totalmente pelo verniz, ficando ainda mais protegido da água.
O melhor sistema de fixação
A fixação com pino galvanizado é o que há de melhor e mais moderno em fixação de deck.
Não recomendamos o uso de pregos aparentes, parafusos ou cavilhas.
Boleado do deck
Você já se perguntou por que o deck tem o canto boleado (arredondado)?
Será que reto (canto vivo) não ficaria mais bonito? Pode até ser, mas o que você provavelmente não sabe são as vantagens dos cantos arredondados. Na verdade, esse recurso não é à toa. Esteticamente, reduz o efeito visual de alguma diferença entre as réguas, como o chamado “encanoamento”.
Além disso, ele permite que a água escoa com mais facilidade, melhorando o tempo de secagem do deck de madeira e reduzindo o risco de alguma régua empenar. Para quem não abre mão do conforto, mais uma vantagem: o canto arredondado é muito mais agradável ao toque dos pés, facilitando o andar descalço.
Frestas do deck
Você sabia que as frestas entre as réguas de madeira do deck são super importantes?
Então preste muita atenção na hora de construir o seu: além de possibilitarem o escoamento da água, essas frestas são fundamentais por causa da dilatação natural da madeira. Como as réguas incham quando molham ou ficam muito úmidas, as frestas evitam que elas se grudem uma das outras. Se isso acontecer e a água não escoar, ela irá se acumular cada vez mais, encharcando as réguas de forma progressiva.
Com isso, a régua acaba envergando ou encavalando, prejudicando o aspecto do deck. O ideal é que seja mantido um espaço entre elas de cerca de 5 mm, variando de acordo com a madeira e a secagem do ambiente.
Assim, é preciso que a medida deixe o deck de madeira confortável ao andar, inclusive de saltos altos e finos, cubra visualmente o contrapiso abaixo das ripas e mantenha uma unidade esteticamente harmônica.
Encanoamento das réguas do deck
Se você reparar um certo “encanoamento” das réguas do deck, não se assuste. Isso é normal e ocorre principalmente em locais em que não há muita ventilação por baixo do deck. Ele acontece porque as fibras da madeira que estão na superfície recebem mais sol e acabam secando mais rapidamente do que as fibras da parte debaixo.
Geralmente esse efeito é minimizado pelo próprio boleado, que disfarça se alguma régua “encanoar”. No entanto, se o deck tiver uma estrutura inferior que propicie um total escoamento da água da chuva que a secagem rápida da parte debaixo, esse efeito pode ser até totalmente evitado.
Deck na borda da piscina
Não tem jeito, uma das maiores utilizações do deck de madeira é mesmo em torno da piscina. Mas na hora de deixar a casa cada vez mais bonita, fica a dúvida: será que ele deve avançar até a beirinha d’água ou parar antes de uma borda de outro material, como pedra ou porcelanato?
Na verdade, ambos os projetos podem ser executados, ainda que a recomendação da Cobrire seja que o deck pare antes da margem da água. Afinal, a água da piscina é tratada com cloro e outros produtos químicos que podem prejudicar a vida útil da peça.
Assim, essa borda de pedra ou porcelanato não só serve como para proteger o deck, como, torna o entrar e sair da água mais confortável aos banhistas, já que geralmente tem a borda arredondada.
Guarda-corpo de madeira
Quer valorizar ainda mais seu projeto?
Na hora de construir ou reformar, o guarda-corpo de madeira é perfeito para varandas e terraços. Com altura padrão de 1,10m, ele leva mais nobreza ao ambiente e permite várias leituras decorativas.
Hoje uma das mais utilizadas tem sido com corrimão de madeira e cabos de aço paralelos entre as colunas. Você também pode optar pelo guarda-corpo de madeira com vidro, ambas as opções ideais para locais que precisam manter a segurança sem interferência visual na paisagem.
Mais tradicionais, as versões totalmente em madeira são mais imponentes e seguem fazendo sucesso – em “X” ou com réguas paralelas.
Opte pela madeira aparelhada (quadrada, mais sofisticada) ou eucalipto tratado (roliço e mais rústico) de acordo com o seu estilo.
Com certeza vai ficar lindo, mas ele não é o piso mais adequado para locais muito próximos ao preparo de alimentos. Isso porque o deck de madeira pode absorver a sujeira e a gordura, aumentando a manutenção.
Para evitar manchas sem perder o valor estético da área, opte por um piso frio na área imediata à churrasqueira – e deixe o deck de madeira para as áreas mais distantes, onde a queda de pingos de gordura, por exemplo, seja mais eventual.
Detalhes que fazem a diferença

MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA
Carpinteiros artesanais altamente qualificados, atualizados e com muita experiência. Cursos e ferramentas próprias para a função, EPI´s e funcionários registrados.
Materiais utilizados
Existem no mercado inúmeros materiais adequados à construção de Decks de Madeira, no entanto, defendemos que somente as melhores matérias primas devem ser utilizadas de forma a necessitar de pouca manutenção ao longo da sua vida.
Por isso, todo cuidado é pouco na escolha das madeiras. Apenas usamos madeiras maciças e os fixadores mais resistentes, todos eles adequados para aplicações no exterior e em locais sujeitos à umidade.
Para além da nossa preocupação com a qualidade estética, damos uma preferência lógica e óbvia pelas espécies naturalmente resistentes ao apodrecimento e à decomposição. Todas as madeiras são devidamente selecionadas e passam por um rigoroso controle de qualidade, desde o corte até ao acabamento final.
O cliente ao optar pela construção de um Deck de Madeira de elevada densidade para o seu jardim ou piscina, certamente estará escolhendo uma das opções mais sofisticadas e inteligentes do mercado. É notória a sua resistência e durabilidade, perfeitamente comparável ao concreto.

SOMOS ARTESANAIS
Em uma época em que todos querem ser/parecer grandes declaramos: somos, propositalmente, pequenos.
Artesanais.
Nosso princípio é abraçar o seu projeto e não o mundo inteiro.
Clientes não são números. Pessoas são únicas. Se não existem duas pessoas iguais, não existem projetos iguais. Nosso dever é entender a realidade de cada um e oferecer exatamente o que é preciso com talento, responsabilidade, atenção e exclusividade.
Somos a Cobrire Construções em Madeira!
Solicite já um orçamento de deck de madeira
Para solicitar um orçamento é muito simples e rápido.
Preencha os campos do formulário e peça um orçamento sem compromisso!
Se já tiver um projeto pronto, essa é a hora de fazê-lo virar realidade! Basta mandá-lo para nós pelo e-mail orcamentos@cobrire.com.br e em breve receber uma estimativa do seu investimento.