9 ideias para a área de lazer do seu empreendimento

área de lazer

Veja como agregar valor ao seu empreendimento com as principais tendências do novo normal para a área de lazer do condomínio! Todos os projetos de arquitetura devem considerar estas novas demandas.

Especialistas acreditam que o mercado imobiliário pode sair mais forte da pandemia no Brasil, apesar da paralisação inicial. Além dos incentivos do governo, imóveis são ativos que representam proteção e o mercado é bastante resiliente. No mundo pós-pandemia, as áreas de lazer terão papel ainda mais importante nos empreendimentos novos e até mesmo nas reformas de apê e casas, onde as remodelações dos imóveis usados se estão estendendo para o espaço exterior.

Por outro lado, as pesquisas mostram que quem se mantém fiel aos apartamentos quer unidades maiores. No novo normal, 70% querem uma área reservada ao trabalho remoto e 46% passaram a valorizar mais os espaços de cocção.

A demanda reprimida, mas latente, faz com que as perspectivas sejam otimistas e vários empreendimentos voltem a ser tocados. Nesse cenário as áreas de lazer dos condomínios devem ser ainda mais valorizadas, gerando mais conforto e também dando mais espaço entre as pessoas, já que o distanciamento social deve se manter como regra no novo normal.

Nesse contexto, construtoras e incorporadoras devem ficar atentas às novas tendências para a área de lazer.

Veja 9 ideias para a área de lazer que vão valorizar ainda mais seu empreendimento, criando diferenciais competitivos no mercado imobiliário.

 

1 – Piscina com prainha: tendência para a área de lazer

área de lazer

Elas não são exatamente uma novidade, mas as piscinas com prainha são uma tendência que ganhou força nos últimos anos.

Além do design diferenciado que proporciona imagens cativantes nos materiais de divulgação, a prainha oferece diversos níveis de profundidade, atingindo pessoas de todas as idades e estaturas.

 

2 – Piscinas aquecidas

área de lazer

As atividades ao ar livre mais do que nunca significa qualidade de vida no novo normal. Os empreendimentos devem projetar suas áreas de lazer para serem usadas durante todo o ano, inclusive as áreas molhadas no inverno.

Principalmente no mercado imobiliário do Sudeste, onde há bastante variação climática nas estações, a piscina aquecida é um diferencial.

Esse recurso é especialmente interessante quando não é possível posicionar a piscina em locais que peguem muito sol.

Há várias formas de prover o aquecimento da água além dos sistemas tradicionais.

O trocador de calor, também conhecido como bomba de calor, por exemplo, consome menos energia do que um aquecedor elétrico, pode ser instalado em conjunto com outros sistemas de aquecimento, como o solar para piscina ou o aquecedor a gás, e ainda pode utilizar a motobomba já existente para a filtração no aquecimento da água.

Já o apoio solar é uma ótima opção para piscinas sem sistema de aquecimento. A tecnologia, bastante econômica, utiliza placas coletoras de absorção da radiação solar para o aquecimento da água e é perfeita para locais de grande insolação.

 

3 – Pergolados individuais de apoio à piscina

área de lazer

O distanciamento social deve permanecer como um hábito no novo normal. Pequenos pergolados de madeira de apoio à piscina para uso individual de famílias será um diferencial de destaque nos empreendimentos futuros.

A quantidade de pergolados deve ser proporcional às novas regras de lotação reduzida das áreas de lazer, de forma que não haja aglomeração. O termo de uso – se por ordem de chegada ou através de reserva – deve ser definido na convenção do condomínio.

Os pergolados devem oferecer conforto e segurança, com funcionalidade para cada família:

  • Pequenas churrasqueiras individuais: valor agregado e diferencial de conforto e segurança sanitária em cada pergolado;
  • Piso de deck de madeira: valoriza esteticamente o conjunto e oferece conforto tátil e climático aos pés;
  • Painéis de madeira: embelezam e dão mais privacidade a cada família;
  • Mesas e bancos: conforto básico para as refeições de cada grupo.

 

4 – Bares molhados em ilhas de deck de madeira

área de lazer

Seguindo o mesmo princípio do distanciamento social no novo normal, podem ser criados bares molhados ao longo das piscinas, emoldurados por deck de madeira.

Dessa forma, é possível utilizar o espaço tanto quem está na água quanto o morador que estiver fora da piscina.

O bar molhado é ideal para os moradores descansarem na área de lazer após um dia de trabalho ou para guardar o lanche das crianças enquanto elas brincam na piscina.

 

5 – Deck de madeira com espreguiçadeiras

área de lazer

O deck de madeira com espreguiçadeiras não serve apenas à piscina durante o dia. Um paisagismo caprichado, com iluminação aconchegante pode tornar o local um reduto para as noites de verão, por exemplo, incentivando a convivência ao ar livre entre os moradores.

 

6 – Ofurôs ou hidro-spa’s com deck e pergolado

área de lazer

Os empreendimentos também devem apostar em espaços zen como diferenciais para a área de lazer. Como complemento ou em substituição à piscina, ofurôs ou hidro-spa’s são um incentivo ao relaxamento.

Modelos pequenos, para uso individual das famílias, agregam mais valor com deck de madeira e pergolado, criando um ambiente alternativo privativo na área de lazer.

 

7 – Quiosques com churrasqueira

área de lazer

A adaptação das áreas de lazer no mundo pós-pandemia é fundamental para criar diferenciais no mercado imobiliário.

Quase todos os empreendimentos têm salão de festas ou um grande quiosque para churrasco.

No novo normal, esse espaço tradicional deve dar lugar a pequenos quiosques de uso coletivo. Com mais unidades, com espaços devem prever um distanciamento entre os usuários de cada um, cuja lotação deve ser determinada pelo condomínio.

Com isso há um incentivo maior ao uso da área de lazer e o empreendimento ganha pontos nos materiais de marketing.

 

8 – Pergolado wine bar

Criar um wine bar no pergolado de madeira empresta um ar sofisticado e totalmente diferenciado ao empreendimento.

O local é uma alternativa elegante para relaxar ao final do dia com um bom vinho, tanto no verão quanto nos dias frios, já que o ambiente de madeira remete ao conforto e ao aconchego com qualidade de vida.

 

9 – Lareira de pedra ao ar livre ladeada por deck e bancos de madeira

área de lazer

Condomínios com áreas amplas e fartas podem projetar espaços criativos para os moradores passarem suas noites com segurança e diversão.

Uma dica é a criação de núcleos com diversas pequenas lareiras de pedra ao ar livre, os chamados fogos de chão, rodeadas por deck de madeira com espreguiçadeiras e/ou bancos também de deck.

Com essas ideias os novos empreendimentos estarão agregando diferenciais estéticos e funcionais aos seus projetos, dentro das principais tendências de convivência para o novo normal.

 

Quer conhecer outras ideias para o seu empreendimento? Inspire-se no Instagram da Cobrire e entre em contato conosco para conhecer outras soluções incríveis em madeira para o seu condomínio!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento