5 Dicas de iluminação de jardim

dicas de iluminação

Veja como valorizar sua área de lazer com essas 5 dicas incríveis de iluminação de jardim e pergolado!

Quando o sol vai embora, é hora de usufruir a vida ao ar livre de uma forma diferente: aproveitando os efeitos paisagísticos de uma boa iluminação de jardim.

O que muita gente não sabe é que o projeto perfeito não é aquele que leva luz artificial a cada cantinho da área externa. É justamente a arte de saber o que não iluminar.

A ideia é destacar detalhes, como o efeito das plantas, travas e colunas do pergolado de madeira, ou ainda realçando a beleza do deck de madeira da área de lazer.

São pequenos segredos e truques de iluminação para jardim que na verdade são simples de fazer depois que você capta o conceito e compreende que há luminárias certas para cada efeito.

Pensando em ajudar você a conseguir um efeito incrível para seu pergolado de madeira e área de lazer, nós separamos algumas dicas especiais para fazer a iluminação de jardim.

Você vai ver que com a distribuição certa de lâmpadas e luminárias é como se a casa ganhasse um ambiente totalmente diferente à noite, com um clima mágico que vale a penas ser muito bem aproveitado!

 

1 – Transmita a cor da natureza de maneira simples na iluminação de jardim

Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de luz não é agradável – nem para os olhos, nem para o bolso. Além de gastar mais energia desnecessariamente, luz em excesso desvaloriza o ambiente.

A ideia da iluminação de jardim, portanto, é transmitir a cor da natureza de maneira simples, com parcimônia. Por isso as cores das lâmpadas têm papel fundamental no projeto.

Focos de luz verde nas plantas costumam ser bastante usadas, mas não é o ideal porque deixa o jardim com efeito monocromático – e monótono.

Use apenas para destacar a copa das árvores ou uma ou outra planta, como um arbusto. Já a cor âmbar é indicada como perfeita pelos lightining designers, porque dão mais sensação de aconchego e tranquilidade, essenciais no jardim da área de lazer.

 

2 – Utilize luminárias em alumínio e acabamento resistente às intempéries

dicas de iluminação

Outra dica importante é o uso de luminárias certas na iluminação de jardim e do pergolado de madeira. Como ficam praticamente ao ar livre, esses acessórios também devem ser resistentes às intempéries, mesmo quando estão localizados abaixo de uma cobertura.

O contato com os raios solares, vento e chuva ou mesmo a umidade podem danificar o acessório e seus componentes internos. Por isso, o ideal são luminárias de alumínio, que permanecem como novas por mais tempo, com acabamento de poliéster.

Assim, além do aspecto estético, essas luminárias garantem uma qualidade maior da iluminação do pergolado de madeira, porque são específicas para esse fim.

 

3 – Atenção à escolha das lâmpadas

É preciso muita atenção na hora de escolher as lâmpadas para a iluminação de jardim. As halógenas, por exemplo, tem a vantagem de oferecer um elevado índice de reprodução de cores, mas, como são quentes, acabam transmitindo calor à vegetação, podendo até mesmo queimar as folhas.

Além disso, gastam muito mais energia do que as de LED, por exemplo, que não emite radiação ultravioleta nem infravermelha, iluminando sem prejudicar a vegetação.

A fibra óptica também é considerada uma boa alternativa para a iluminação de jardim. Além de não transmitir altas temperaturas, é segura porque não há transmissão de energia elétrica, evitando choques e queimaduras.

A fibra óptica é forma apenas por um condutor que se ramifica em vários pontos, através de uma única ou mais fontes de luz.

 

4 – Temperatura da cor: quanto mais baixa, mais sofisticada

dicas de iluminação

Fazer a iluminação do pergolado de madeira ou do jardim também requer planejamento de acordo com o estilo e objetivo de cada um. A temperatura da cor, por exemplo, que é a coloração visível da lâmpada, influencia diretamente o resultado final.

As temperaturas de cor (K) mais baixas transmitem mais sofisticação ao ambiente, seja na iluminação do jardim ou do pergolado de madeira. A branca quente trabalha na faixa de 2.700 a 3000 K, já a branca fria de 4000 a 6000 K.

Essa informação pode ser encontrada na descrição impressa na própria lâmpada.

 

5 – Escolha seus efeitos preferidos

A escolha da luminária também é de suma importância para definir o tipo de efeito desejado na iluminação para pergolado ou área de lazer.

Um dos efeitos mais populares na iluminação de jardim é o backlight ou selva. Nele, são criadas sombras e vultos através de luminárias colocadas entre a vegetação, geralmente spots direcionáveis ou fixos.

Se a ideia for iluminar o jardim uniformemente, praticamente sem efeitos, o ideal é optar por postes e refletores.

Para dar destaque a esculturas, arbustos ou algum outro objeto, o ideal é embutir no solo luminárias de facho direcionado. É parecido com o efeito up light, cujo facho, também embutido no solo, é voltado para o tronco e copa das árvores, iluminando de baixo para cima.

O balizamento, por sua vez, tem como principal funcionalidade a segurança, sendo colocado na base de degraus, caminhos e desníveis.

Já na iluminação para pergolado de madeira, o ideal são as luminárias de duplo facho. Esse tipo de acessório cria um efeito visual confortável e aconchegante, sem agredir diretamente a vista.

São a principal tendência nos projetos luminotécnicos e podem ser utilizadas em combinação com outras fontes luminosas, como ventiladores de teto e pendentes sobre balcões da área gourmet, por exemplo.

Pronto para fazer seu próprio projeto de iluminação de jardim e pergolado de madeira ou ainda ficou alguma dúvida?

 

Que tal aproveitar para conhecer as últimas novidades? A Cobrire tem uma linha completa de luminárias para pergolado de madeira que você pode conferir aqui no nosso Instagram!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento