fbpx

Pergolado rooftop: saiba mais sobre essa tendência mundial

 Inspire-se nos bares internacionais e crie seu próprio espaço especial criando o pergolado rooftop perfeito!

Os rooftops são uma grande tendência em bares no mundo todo – e muitos deles com pergolados. A estrutura é considerada perfeita para esse tipo de área de lazer, lounge, bar, restaurante ou área gourmet nas alturas, porque torna o ambiente ainda mais especial. O pergolado rooftop proporciona um ambiente charmoso para estar, mas também pode se tornar uma extensão do resto da casa ou do restaurante.

A versatilidade é tão grande em termos estéticos e funcionais que hoje é difícil um bom designer ou arquiteto conceber um projeto rooftop sem um pergolado.

Por isso vale a pena se inspirar nos rooftops com pergolado famosos e adaptar o projeto para a realidade brasileira residencial ou mesmo comercial.

Veja também algumas dicas para que seu pergolado rooftop saia perfeito!

 

Guia rápido por alguns dos pergolados rooftop mais famosos do mundo

Quando a ideia é fazer uma área gourmet, uma ótima fonte de inspiração são os pergolados rooftop que encantam seus clientes ao redor do mundo.

Em plena Hell’s Kitchen (NY, EUA), o The Press Lounge conta com um terraço 360º com pergolado de vidro com vista para vários recantos de Manhattan e para o Hudson River.

Já o Serra by Birreria fica no terraço do mercado italiano Eataly (Flatiron District, NY, EUA), o destaque é o pergolado decorado de acordo com a estação do ano. A decoração, aliás, é sempre um show à parte.

Já na Ilha de Giudecca (Veneza, Itália), o Skyline Rooftop Bar é um dos lugares mais encantadores dessa região conhecida pelo romantismo. No oitavo andar do Ilton Hotel, a vista da cidade é estonteante, mas o lugar em si já impressiona.

O Radio ME Ibiza Rooftop Bar é uma ótima inspiração para quem ama pergolado branco, tendo o Mar Mediterrâneo e a Baía de Santa Eulália como fundo.

 

Como planejar o pergolado rooftop perfeito

Se um pergolado de madeira colado ao chão já encanta e valoriza a casa instantaneamente, no rooftop ele torna o espaço ainda mais especial.

Mas, justamente por ser no terraço, é preciso alguns cuidados extras na hora de planejar o pergolado perfeito.

 

Calcule o peso na estrutura

O primeiro passo pode parecer óbvio, mas muita gente deixa para depois: saber se a laje aguenta o peso do pergolado. Esse cálculo precisa ser muito bem-feito, porque não é apenas o peso de todas as madeiras, mas também de tudo o que estará debaixo e ao redor do pergolado, mais o tráfego de pessoas.

Por isso, uma coisa é ter um terraço seguro para a contemplação do horizonte, outra é ter uma estrutura que aguente um enorme peso extra.

Para evitar rachaduras na alvenaria e problemas mais graves, como ameaça à própria integridade de toda a construção, é muito importante fazer um projeto com um arquiteto ou engenheiro.

Apenas um especialista é capaz de calcular o peso total e fazer sua distribuição da melhor forma, ou não indicar a colocação do pergolado por segurança.

 

Verifique a acessibilidade

O terraço pode ser de fácil acesso para as pessoas, mas nem sempre é para todo o material da obra. Escadas muito íngremes ou estreitas e curvas fechadas, por exemplo, costumam ser problema.

Muitas vezes a solução, geralmente passar os materiais suspensos por fora da constrição, pode ser tão caro que não compense, inviabilizando a obra. Tudo isso precisa ser cuidadosamente calculado para evitar decepção e dor de cabeça.

 

Pense na alimentação do espaço

Como dissemos, o pergolado no rooftop nunca está sozinho. Se ele for um pergolado gourmet, por exemplo, um cantinho para o churrasco ou uma cozinha de estar, é preciso pensar nos sistemas que alimentarão os acessórios.

Assim, além do peso de uma churrasqueira, fogão a lenha, forno de pizza, geladeira e freezer, por exemplo, é necessário pensar nas instalações elétrica e hidráulica.

Tudo deve ser dimensionado de acordo com o posicionamento no pergolado, a vazão necessária e a posição da caixa d’água, entre outros fatores.

 

Escolha dos acessórios

Vários acessórios influenciam diretamente no uso do pergolado rooftop. Um deles é o piso. Como a área é aberta e estará exposta às intempéries, ele deve ser antiderrapante e atérmico, de forma que as pessoas possam andar descalças se quiserem.

Claro que a beleza também é fundamental, assim como a segurança. O deck de madeira reúne todas essas qualidades e ainda é o casamento perfeito com o pergolado de madeira.

Já que o assunto é segurança, lembre-se que depois de pronto o rooftop terá uma movimentação muito maior de pessoas. Assim, o guarda-corpo precisa ser eficiente, ao mesmo tempo que interfira o mínimo possível na paisagem.

Uma dica é o guarda-corpo de madeira com vidro, uma solução sofisticada que protege adultos, idosos e crianças.

Por outro lado, quanto mais completa a área de lazer no terraço, melhor. Não deixe de programar mesas, cadeiras, sofás e poltronas que sejam práticos e resistentes às intempéries, além de belos.

 

Ideias para seu pergolado rooftop 

Apesar de ser um dos mais famosos, nem todo pergolado rooftop precisa ser uma área gourmet. Há várias formas de criar um espaço diferenciado com um pergolado de madeira para aproveitar a vista com muito estilo. Veja algumas delas:

  • O rooftop com pergolado pode se transformar no seu home office. Para ganhar mais conforto em qualquer época do ano, planeje um fechamento com vidro já no projeto original. Assim você ganha um espaço de trabalho totalmente protegido das intempéries e que ainda pode se transformar em uma agradável sala de TV particular nas horas de lazer;
  • O pergolado rooftop também pode ser uma sala íntima. Basta um conjunto de sofá e poltronas caprichado e você ganha um ótimo lugar para conversas reservadas, ler um bom livro ou aproveitar uma taça de vinho no sossego;
  • Caso haja viabilidade técnica, o pergolado rooftop pode abrigar um hidro-spa. Capriche na iluminação com spots em trilhos e arandelas e ganhe um espaço zen para relaxar quando chegar em casa;
  • Aproveite a laje da garagem para fazer um pergolado orquidário. Leve para lá sua coleção de plantas com seus apetrechos de jardinagem.

 

O que achou dessas ideias? Aproveite e veja mais 5 ideias para aproveitar a sua área externa!