A escolha do sofá também influencia no clima do seu pergolado. Veja nossas dicas para escolher a peça a deixar sua área externa muito mais bonita e confortável!
Você já deve ter ouvido falar que o sofá é a principal atração da sala. Em um pergolado de madeira, apesar de protagonista da história ser o próprio pergolado, a escolha do sofá certo também faz diferença.
O sofá ideal deve oferecer conforto aos convidados, mas também é o principal coadjuvante na composição do ambiente. Mais do que o lado puramente estético, há vários fatores que também devem ser levados em conta na hora da compra.
Veja quais são e confira essas dicas para valorizar ainda mais seu pergolado com o sofá certo.
Qual o tamanho que o sofá do pergolado deve ter
A medida certa do sofá tem toda influência na decoração do seu pergolado. O móvel deve estar de acordo com o tamanho do ambiente, nem apertado demais nem muito pequeno no espaço destinado ao estar.
A distância mínima recomendada pelos designers é de 70 cm nas laterais. Assim é possível haver uma circulação confortável pelo local. Nesse espaço também é possível colocar mesinhas de apoio.
Se houver uma mesa de centro, a distância ideal é de 50 cm até o início do móvel. Esse espaço é suficiente para as pessoas sentarem com conforto e utilizarem a mesa de centro como apoio, sem atravancar o local.
Atenção à finalidade do local
O pergolado de madeira é uma estrutura extremamente versátil, que atende às mais diversas finalidades. Por isso, sofá e estofados em geral devem ser pensados em relação a ela.
Nos pergolados de estar o sofá deve ser comprado levando em consideração, principalmente, o conforto. Almofadas fofas e soltas, formas generosas e que abracem os convidados são perfeitas. O modelo com chaise também é uma ótima solução para cantinhos zen e locais com TV e home theater.
Já pergolados gourmet – como cantinho do churrasco e cozinha de estar – devem ter modelos mais práticos e com tecidos fáceis de limpar.
O sofá ideal é o que tem capas que podem ser trocadas para lavar, já que é comum o cheiro da comida e a gordura dos pratos acabarem se acumulando no tecido. Outra boa solução são os tecidos feitos por nanotecnologia e que já trazem proteção contra a líquidos, sujeiras e óleos.
Já para as áreas molhadas, como pergolado da piscina ou da sauna, opte pelos tecidos impermeáveis e de alta performance, como Acquablock, Waterblock ou Sunproof da Quaker.
Melhores materiais
Os móveis para a área externa devem ser escolhidos com cuidado. Com o sofá não é diferente. A menos que a estrutura seja fechada com vidro, mesmo abrigados em um pergolado, sofás e estofados ficam expostos indiretamente à ação do vento, do sol, do calor, da chuva e da maresia, no caso de casas litorâneas.
Por isso, para evitar estrago, dê preferência a materiais duráveis, como madeiras nobres, fibras sintéticas com estrutura de alumínio, plástico, aço inox, etc. Há modelos variados e muito confortáveis que tornam o ambiente do pergolado ainda mais especial.
Aposte nessas dicas:
Alguma dicas ajudam a proteger seu sofá e a deixar o ambiente do pergolado mais bonito e agradável. Confira e considere adotar dentro do seu estilo:
Forro de palha ou de bambu
O forro de palha ou de bambu ajuda a tornar o clima do pergolado ainda mais bonito e agradável, além de proteger sofás e estofados nas estruturas de teto transparente.
Oferecidos em mais de 200 modelos, tanto o forro de bambu quanto o forro de palha ajudam a barrar a incidência de raios solares. Com isso, a incidência de calor é menos e a temperatura ambiente fica mais agradável.
As tramas mais largas do forro de bambu, por exemplo, criam um jogo de sombras relaxante, dando mais conforto estético além do conforto térmico. Com isso, seus móveis e estofados também ficam mais protegidos dos efeitos danosos dos raios solares.
Ambos podem ser aplicados sob qualquer tipo de cobertura, seja vidro, policarbonato, Pergotelha, alvenaria ou telha cerâmica.
Ventiladores de teto
O ventilador de teto é uma solução prática, bonita e sustentável para tornar o ambiente mais arejado, o que ajuda a proteger seu sofá da umidade típica das áreas externas.
Ideal para áreas de lazer, o ventilador de teto no pergolado consome pouca energia e dá leveza ao conjunto, agregando valor estético.
Toldos
Caso a incidência de sol seja demasiada em determinadas horas do dia, instale toldos retráteis. Escolha um tom neutro, próximo ao da madeira do pergolado. Assim, quando estiver encolhido o toldo ficará praticamente invisível, sem interferir no visual do pergolado.
Bloqueando a incidência dos raios de sol diretamente no sofá você aumenta a vida útil da peça, evitando desbotamentos e degradação do tecido. Ao mesmo tempo cria mais área de sombra para seus convidados, facilitando o uso do pergolado a qualquer hora do dia.
Já conhece todos os modelos de pergolado da Cobrire? Conheça os últimos projetos executados no Instagram e inspire-se para renovar a sua área de lazer!