Não deixem te passar a perna: na dúvida entre pergolado de madeira ou de alumínio, saiba fazer a comparação certa!
Quem preza seu patrimônio sabe que construir ou reformar não é com qualquer um. É preciso planejamento, profissionais especializados e muita competência para ter o resultado que se espera. A escolha dos materiais também é muito importante para não ter arrependimento depois. E é aí que muitas vezes entra a dúvida. Afinal, o que é melhor, pergolado de madeira ou de alumínio?
A grande quantidade de propagandas pode causar confusão na cabeça de quem quer valorizar seu imóvel tanto estética quanto economicamente. No entanto, há diferenças bastante significativas entre os materiais e que influenciam o dia a dia no pergolado. Por isso, é fundamental conhecer bem o que cada tipo tem a oferecer.
Por outro lado, quando o assunto é área de lazer, todo cuidado é pouco. Hoje, cada vez mais, esse é um espaço que agrega valor à residência, seja para morar, para alugar ou como investimento em uma futura revenda.
Por isso, fique atento para tomar a decisão correta. Informe-se, pesquise, ouça quem já construiu uma trajetória sólida no mercado.
Conheça agora as principais diferenças entre cada um e não deixe ninguém tomar essa decisão por você.
Pergolado de madeira ou de alumínio? Veja alguns fatos que vão ajudar a sua escolha!
Antes de mais nada, é sempre bom ter em mente que não há um melhor e outro pior. São materiais diferentes, que devem se encaixar em projetos diferentes. Conhecendo mais sobre cada um você vai entender como direcionar a sua escolha.
Manutenção
Entre o pergolado de madeira ou de alumínio, esse último não precisa de nenhum tipo de manutenção.
Já o pergolado de madeira precisa de manutenção anual. Aliás, qualquer madeira, por melhor que seja a sua qualidade, precisa de manutenção todos os anos.
O tratamento impermeabilizante, que é a pintura com verniz ou stain, evita que a madeira, que é um material natural, estrague devido à exposição ao sol e à chuva.
Sensação de aconchego
O pergolado de alumínio é feito de um material considerado frio, que passa pouca personalidade. Precisa de acabamento (pintura) para ter cor e tornar os projetos mais pessoais.
Com o pergolado de madeira acontece justamente o contrário. A madeira é um material considerado quente, que dá mais sensação de aconchego ao ambiente.
Além disso, apesar de o pergolado de madeira também poder ser pintado de qualquer cor, a própria madeira se torna um diferencial estético.
Por isso, é comum a pintura ser transparente, de forma que os veios fiquem visíveis, tornando a estrutura ainda mais bonita e diferenciada.
Valor agregado
O alumínio é bastante utilizado na construção civil, principalmente em vigas, janelas e perfis de edifícios. É um material leve e durável, mas precisa de outros elementos para agregar valor à área de lazer.
A madeira, por outro lado, é considerada um material nobre. Assim, quanto mais madeira no pergolado e na área de lazer em geral – como nos decks, guarda-corpos e painéis de madeira – mais valor é agregado à residência, tanto estética quanto economicamente.
Versatilidade decorativa
Na hora de escolher entre o pergolado de madeira ou de alumínio, pense no seu estilo pessoal. O pergolado de alumínio não é tão versátil, ficando melhor em ambientes mais modernos e frios.
Já o pergolado de madeira é extremamente versátil em termos decorativos, se encaixando em qualquer estilo. Além disso, há vários modelos que podem ser feitos de acordo com o projeto arquitetônico, levando mais exclusividade à área de lazer.
Beleza estética
Além da versatilidade decorativa e da nobreza do material, há vários outros itens que interferem na beleza estética.
Um deles é o tamanho das colunas. O que muita gente não sabe é que elas têm uma interferência imensa no resultado final do pergolado, influenciando a robustez visual do conjunto.
No caso do pergolado de alumínio, geralmente se trabalha com colunas de 10 cm x 10 cm, justamente pelo fato de ser um material leve. Essa medida faz com que a coluna fique fininha, deixando o pergolado mirrado, franzino.
Já no pergolado de madeira a Cobrire geralmente trabalha com colunas de 20 cm x 20 cm.
Assim, se colocar quatro colunas 10 cm x 10 cm uma ao lado da outra, as colunas de madeira da Cobrire acabam sendo quatro vezes maiores do que as de alumínio.
Faça a comparação certa
Tudo isso, portanto, influencia na comparação. Ou seja, na hora da escolha, se for comparar preço e imponência, é preciso comparar com as mesmas medidas de madeira e de alumínio.
Na madeira, por exemplo, a Cobrire trabalha com medida de 5 cm x 15 cm ou 5 cm x 20 cm nas travessas.
Já no alumínio as empresas costumam trabalhar com travessas de 5 cm x 10 cm ou mesmo 5 cm x 5 cm, o que acarreta uma perda estética muito grande.
O mesmo acontece com as vigas, que na madeira são usadas as de 8 cm x 20 cm, e no alumínio de 5 cm x 10 cm.
O pergolado de madeira, então, acaba ficando mais robusto e imponente, até porque o alumínio consegue vencer vãos amplos sem precisar de peças muito grandes.
Por isso, na hora de comparar valores, o correto seria comparar pergolado de madeira e de alumínio exatamente com as mesmas medidas de colunas, vigas e travessas.
Concluindo, o visual do pergolado de madeira é muito mais bonito, a estrutura valoriza a área de lazer e o imóvel, e você ainda agrega um material nobre que é um diferencial estético e econômico reconhecido mundialmente.
Agora sim, você já está pronto para fazer uma escolha consciente, tomando a decisão certa para valorizar seu investimento e suas horas de lazer com a família em casa.
Aproveite para conhecer todos os modelos de pergolado de madeira da Cobrire pelo Instagram e continue acompanhando nossas dicas e novidades pelo Blog!