Pergolado para planta deixa a primavera mais pertinho

planta

O pergolado para planta é um charme em qualquer jardim. Veja como trazer a primavera para perto com as plantas certas e ainda fazer pergolado orquidário!

Você sabia que inicialmente o pergolado de madeira foi criado para abrigar plantas? Foi na Itália antiga que o pergolado para planta surgiu. Na época era nas pérgolas, sua denominação original, que cresciam as parreiras, de onde saíam as uvas pros famosos vinhos italianos.

A beleza do lugar começou a atrair as pessoas para descansar à sua sombra enquanto conversavam e, com o tempo, começaram a plantar também outros tipos de trepadeiras. Assim, pergolado foi sendo usado cada vez mais para o lazer.

Por outro lado, fomos nós, os brasileiros, que começamos a adaptar os pergolados colocando cobertura e transformando o lugar em um espaço maravilhoso da área de lazer.

Além de muito charmoso, o pergolado com planta ainda traz a natureza para mais pertinho, ajudando a antecipar a primavera no seu jardim.

Conheça todos os segredos para ter um pergolado para planta maravilhoso e criar um diferencial magnífico na sua área externa!

 

Conheça a versatilidade do pergolado para planta

planta

O pergolado para planta pode ser usado de várias maneiras, tendo uma função meramente estética, dando mais charme e colorido em um canto do jardim, ou funcional, como um espaço de estar, por exemplo, com bancos, poltronas e decoração caprichada.

Nesse caso, um pergolado flores usado como estar fica lindo. Dependendo do tipo de trepadeira que você colocar a cobertura pode ficar bem fechada, filtrando o excesso de sol  e fazendo uma sombra muito gostosa.

O ambiente fica lindo, tanto para quem vê de fora quanto para quem está lá dentro, debaixo da cobertura verde.

No entanto, é sempre bom levar em consideração que, apesar de visualmente ser espetacular, as plantas não serão uma barreira muito eficiente contra a chuva.

 

Conheça as melhores plantas para pergolado

planta

Antes de qualquer outra coisa é importante prestar muita atenção às características do local para fazer a escolha das espécies.

Considere se bate muito sol ou se o pergolado está na sombra, se venta muito ou se o solo é muito úmido.

Entretanto, há plantas que se adaptam melhor ao pergolado de madeira do que outras. De um modo geral, as melhores são as trepadeiras com raízes fortes, mas é preciso ficar atento ao tipo de clima.

Nos climas mais quentes, por exemplo, a alamanda floresce seus botões amarelos várias vezes ao ano. O jasmim-dos-açores também é uma boa opção, principalmente para quem vive no litoral.

Já o aspargo-pendente, por outro lado, aguenta bem o frio, assim como a primavera ou buganvília, que pode ter várias cores.

Para quem quer uma verdadeira cortina de flores, o amor-agarradinho cria um clima bem romântico, sendo perfeito para a pérgola flores.

 

3 dicas importantes para seu pergolado planta

Há um grande leque de opções de trepadeiras para o pergolado com planta, mas três dicas são muito importantes.

 

1 – Trepadeira deve ser plantada no chão

A primeira delas é que, apesar de poderem ser plantadas em vasos aos pés das colunas, o ideal é que sejam plantadas no chão.

Não esqueça também que a coluna do pergolado não deve ficar diretamente na terra, porque qualquer madeira, por mesmo tratada e por melhor que seja, apodrece. Por isso a coluna deve ser chumbada em sapatas de cimento ou pinada na sapata mais elevada.

 

 2 – Plantas não devem ser colocadas na cobertura

Isso é um erro grave. Primeiro porque as plantas sofrem com a potencialização dos raios solares na cobertura, gerando calor demais para elas.

Coberturas de vidro e de policarbonato, por exemplo, funcionam como uma lupa, aumentando a energia dos raios solares que passam pelo material. Isso faz com que a temperatura fique alta demais para as plantas.

Segundo porque, como a cobertura do pergolado não é muito inclinada, as folhas que caem acabam apodrecendo ali mesmo.

Com isso a sujeira vai aumentando e ficando cada vez mais difícil de limpar. Assim a cobertura fica feia, esteticamente desagradável.

No entanto, também há uma questão funcional: as folhas obstruem a passagem da água, que começa a se acumular e a causar infiltração na cobertura, um problema complicado de resolver.

 

3 – Como fazer se o pergolado para planta já tem cobertura?

Contudo, se você faz muita questão de pergolado com cobertura e mesmo assim com plantas, calma que tem solução.

A dica é deixar que elas cresçam apenas em volta do pergolado, fazendo a poda de forma que não alcancem a cobertura.

É verdade que isso acaba gerando um outro problema, que é a remoção das plantas do entorno das colunas para fazer a manutenção do pergolado.

Vale lembrar que a pintura de manutenção é importantíssima para a preservação da estrutura e deve ser feita a cada 10 ou 12 meses – então tem que arrumar um jeito de afastar a trepadeira da estrutura pelo menos uma vez por ano.

 

Como fixar as plantas no pergolado

planta

Há várias formas de fazer com que a trepadeira suba pelas colunas para chegar às travas superiores do pergolado.

Algumas espécies não precisam de apoio por terem galhos fortes que se autossustentam. Entretanto muitas outras têm que ter sistemas de sustentação – algumas apenas no início para se firmarem, outras o tempo inteiro.

Este suporte ou direcionamento pode ser feito com madeiras extras de apoio, arames galvanizados, bambu autoclavado ou até mesmo fios de nylon.

O ideal é buscar orientação com o floricultor que você comprar as mudas, para que indique o tipo mais adequado a cada espécie.

 

Funcionalidade do pergolado com planta também faz diferença

planta

Um ponto importante é escolher o tipo de trepadeira de acordo com a função que você espera do pergolado com planta.

Se a ideia for colocar uma mesa de refeições ou fazer um pergolado gourmet, é preciso considerar que provavelmente vai cair sujeira das plantas. Afinal, algumas trocam de folhas com mais frequência, outras podem atrair mais insetos.

 A buganvílea, por exemplo, é conhecida por atrair borboletas. Já a escova-de-macaco vermelha costuma atrair beija-flores, assim como o sapatinho-de-judia. Por outro lado, as abelhas adoram a delicada amor-agarradinho.

Por isso, mais uma vez, a pessoa mais indicada para dizer qual a melhor espécie para cada lugar é o floricultor.

 

Pergolado orquidário: beleza exuberante no jardim

O pergolado orquidário sempre faz sucesso. O ambiente é perfeito para o cultivo das mais variadas espécies de orquídeas, com efeito de uma beleza sofisticada e sempre diferenciada.

A madeira do pergolado realça ainda mais a beleza natural das orquídeas, que se adaptam facilmente à estrutura. Elas podem ser cultivadas em vasos próprios ou suspensas nas traves do pergolado. O resultado é maravilhoso, criando um verdadeiro espetáculo de cores no jardim.

A dica, aqui, é providenciar uma cobertura para pergolado que barre o excesso de sol. Esta cobertura pode ser de vidro, policarbonato ou Pergotelha, que tem a vantagem de reter até 90% da energia solar.

Isso acontece porque a cobertura é produzida com resina de poliéster reforçada com fibra de vidro, levando ainda um filme exclusivo em sua composição. Desta forma o ambiente fica mais climatizado, o que as orquídeas adoram.

Outras coberturas usadas são o sombrite e o bambu tratado, que, neste caso, servem mais para sombrear e evitar estragos com a chuva forte.

Estes materiais não conseguem barrar totalmente a chuva, mas a água passa de uma forma mais suave. Assim, além de não machucar a planta, também acaba servindo de rega para as orquídeas.

 

Dica extra da Cobrire

Uma forma de deixar o pergolado orquidário ainda mais bonito e funcional é fazendo um fechamento lateral com painel de madeira.

Não há um padrão e há vários tipos de painel de madeira. Assim, é possível fechar todos os lados, ou apenas onde há mais incidência de sol, o vento bate com mais força ou ainda para barrar a visibilidade da rua ou de um vizinho, por exemplo, garantindo maior privacidade.

Entretanto, além de proteger as orquídeas, o painel de madeira também tem outra vantagem: serve para pendurar as plantas, criando um jardim vertical só de orquídeas. Ao mesmo tempo a solução oferece mais opções para os criadores e deixa o lugar ainda mais bonito.

E então, pronta para antecipar a primavera e levar mais beleza para o seu jardim com um pergolado com planta?

 

Veja essa e várias outras opções de pergolado de madeira no Instagram da Cobrire e inspire-se para começar o seu projeto personalizado para a sua área de lazer!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento