Ter o pergolado iluminado perfeito é possível, desde que você conheça alguns truques. Veja como ter uma área de lazer de cinema à noite!
Você já deve ter reparado que determinados ambientes ganham uma aura toda especial à noite quando estão iluminados. A questão é que fazer a iluminação certa é uma verdadeira arte – que pode ser desvendada com alguns segredinhos. Ter o pergolado iluminado perfeito, por exemplo, pode ficar mais fácil quando você conhece alguns truques.
Por isso, não basta colocar lâmpadas como se fosse um ambiente qualquer. Ter um pergolado de madeira é um privilégio, porque ele é uma estrutura que não valoriza só a área de lazer, mas o imóvel como um todo.
Por outro lado, a própria madeira merece uma iluminação que realce o seu investimento, que destaque esse material tão nobre, agregando mais valor ainda à área externa.
Veja como ter um pergolado iluminado de forma perfeita e por que a iluminação correta é tão importante.
Por que o pergolado iluminado perfeito valoriza o imóvel?
Claro que ninguém é obrigado a iluminar o pergolado. Mas essa é uma tendência já consolidada, basicamente, por três motivos muito simples:
- Espaço pode ser utilizado a qualquer hora
O primeiro deles é que a iluminação faz com que você possa usar o espaço a qualquer hora. E a gente sabe que muitas vezes aquela reunião gostosa que começa de tarde não acaba tão cedo.
Dessa forma, você, sua família e seus amigos aproveitam muito mais a vida ao ar livre, que, você sabe, é sinônimo de qualidade de vida.
- Valorização do jardim
Em segundo lugar um pergolado iluminado muda completamente o cenário do jardim ou da área de lazer à noite. O espaço se torna uma peça de decoração, integrando o paisagismo e valorizando esteticamente sua casa.
Além disso, você praticamente brinca com o clima do pergolado, personalizando ainda mais a decoração.
- Valorização do imóvel
Tudo o que leva beleza ou funcionalidade valoriza o imóvel. No entanto, quando beleza e funcionalidade estão juntas, essa valorização é muito maior.
No caso do pergolado de madeira, é instantâneo: assim que ele ficar pronto seu imóvel já está valendo mais do que os da vizinhança. Isso acontece porque um pergolado de madeira é um diferencial no mercado imobiliário.
No entanto, a iluminação do pergolado não deve ser feita só para que ele possa ser usado à noite. E é aí que está o erro de muita gente.
Um pergolado iluminado perfeito agrega valor cênico, dando nova vida a todo o jardim ou área externa.
Com isso, o imóvel aumenta ainda mais o seu diferencial no mercado, porque todo mundo gosta de morar em uma casa que é convidativa e funcional 24 horas por dia em todas as estações do ano.
Por isso, não basta colocar lâmpadas e qualquer tipo de luminária. Há formas certas de fazer a iluminação e conseguir um pergolado iluminado com efeito de casa de cinema.
Como fazer a iluminação do pergolado de madeira
Ter um pergolado de madeira iluminado é uma questão de combinar estilo pessoal, bom gosto, técnica e planejamento.
Há quem prefira chamar um especialista para fazer a iluminação do pergolado, mas mesmo que esse seja o seu caso, é importante entender como é feita a formação da luz e seus efeitos no ambiente – e também sobre o humor dos usuários.
Por isso, há várias formas de fazer a iluminação do pergolado e todas elas podem ser combinadas entre si. Veja quais são:
- Balizadores colocados do lado de fora do pergolado
Instalados ao nível do chão, os balizadores criam uma iluminação sutil, de baixo pra cima, delimitando o espaço. Eles podem ser colocados nas colunas, espalhados ao longo do espaço ou fazendo um caminho de luz pelo jardim até a estrutura.
O efeito é muito bonito, tanto para quem tá dentro do pergolado como para quem está do lado de fora. O jardim fica super valorizado, criando pequenos pontos de luz e um efeito cênico lindo.
- Pergolado iluminado por dentro
Há várias formas de fazer a iluminação do pergolado de madeira por dentro do ambiente. Tecnicamente não há limitações, você pode usar qualquer tipo de lâmpada ou luminária.
A questão é que, para ter um pergolado iluminado perfeito, algumas soluções ficam muito mais aconchegantes do que outras.
- Luz indireta
É o caso da luz indireta, que deixa o ambiente mais intimista. Esse tipo de iluminação tem a fonte escondida, fazendo com que a luz se disperse ao refletir na parede, no piso e nos objetos em geral.
Isso faz com que a iluminação indireta praticamente acabe com o excesso de brilho e de sombra, sendo uma forma mais sutil, mais bonita e mais confortável aos olhos.
Claro que você pode ter pontos de luz direta, como no ventilador de teto ou em um lustre acima do cooktop, por exemplo. Entretanto, mesmo na área de cocção os pendentes deixam o clima mais agradável do que uma lâmpada na cobertura.
Outro motivo de a iluminação indireta ser a mais indicada para o pergolado iluminado é porque ela cria um efeito de sossego e desaceleração, o que favorece o relaxamento na área de lazer.
- Luz direta
É um tipo de luz mais agressiva aos olhos, mantendo as pessoas mais alertas, o que não é indicado para áreas de lazer e descanso. A luz direta proporciona um aproveitamento entre 90% e 100%.
Por outro lado, a luz direta demarca bem luz e sombra. É muito utilizada em determinados ambientes residenciais, como cozinhas, áreas de serviço e banheiros, e também em comércios, fábricas e instituições públicas.
Veja como criar opções variadas de iluminação
O ideal, então, é criar opções variadas de iluminação no pergolado. Dessa forma é possível usar o tipo que for mais adequado à hora ou a função que você estiver desempenhando.
Uma solução que tem sido muito usada são os trilhos com spots fixos ou deslizantes, que permitem o direcionamento do foco para onde você quiser.
Assim, é possível dar destaque a uma obra de arte, um objeto de design ou uma planta, por exemplo. Dessa forma você cria focos de interesse no ambiente e ainda pode aumentar ou diminuir a quantidade de spots quando quiser.
Outras opções de iluminação indireta são as arandelas, mangueiras de luz que podem ser colocadas rente à cobertura ou ao piso, abajures, lanternas, spots fixos, pendentes e luminárias de chão.
Já plafons e lustres são utilizados para a iluminação direta. Eles podem ser instalados para serem ligados apenas quando houver necessidade de uma luz vinda do alto.
Cor da luz também faz diferença
A cor da luz é um assunto que nem todo mundo dá muita atenção, mas que é muito importante para um pergolado iluminado perfeito, porque tem influência direta na decoração e também no humor, no clima que se pretende para o ambiente.
Nem é o caso, aqui, de falarmos das lâmpadas coloridas, aquelas verdes, por exemplo, que muita gente gosta de colocar no jardim mesmo, no meio das plantas. A ideia aqui é tratar, especificamente, da cor de luz ideal para o pergolado de madeira.
Assim, antes de mais nada é preciso pensar na função do pergolado. Se ele está na área de lazer, no jardim ou na piscina, a ideia é o relaxamento, a diversão, o descanso. Por isso, a cor da luz tem ainda mais importância.
- Luz branca fria
A luz branca fria induz à atividade, ao foco, a uma situação de atenção. Por isso ela é mais usada em áreas de serviço, banheiros, escritórios, lojas e no comércio em geral.
A tonalidade fria mantém o ambiente em estado de alerta – que é exatamente o contrário do que se pretende em uma área externa feita para momentos de paz e descanso, para recarregar as energias.
- Luz amarela ou branca morna
Já a luz amarela, aquela que tem um toque dourado, deixa os olhos mais descansados e o ambiente mais aconchegante.
No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, apesar de também ser conhecida como branco quente, ela não esquenta os ambientes. O nome é dado porque o tom da luz se assemelha aos tons considerados quentes, como os amarelos e alaranjados.
Da mesma forma, ao contrário da crença popular, o branco frio também não ilumina mais do que o branco amarelado.
As duas tonalidades têm o mesmo fluxo luminoso, mas como a amarela é reconfortante, é mais indicada para quartos, salas, varandas, cantinhos zen, áreas gourmet e, é claro, qualquer tipo de pergolado.
Além disso, o tom dourado da luz amarela realça ainda mais a madeira, deixando o pergolado não só mais agradável, mas muito mais bonito.
Como planejar a iluminação do pergolado
Agora que você já conhece os princípios básicos e os segredinhos para uma iluminação bem elaborada, é preciso entrar em uma parte um pouco mais técnica: a do planejamento.
Mesmo que a ideia não seja fazer um super projeto luminotécnico, o ideal é que o esquema de iluminação do pergolado seja pensado desde o início do projeto. Dessa forma não é preciso parar a obra ou ter que tirar o forro depois de pronto para passar a fiação.
Na verdade, não há grandes segredos nesse planejamento. Basta determinar onde ficarão os pontos de luz antes da colocação da cobertura e do forro.
Assim, depois que o pergolado já tiver sido levantado, o eletricista precisa apenas passar os fios até cada ponto de luz pré-determinado.
No entanto, aqui há um truque para o pergolado iluminado ficar ainda mais bonito esteticamente: o ideal é fixar os fios por cima da madeira, sempre.
Se os fios atravessarem o pergolado, cruzando pelos espaços vazios, eles uma sombra completamente desnecessária, fazendo com que o resultado final fique feio.
Então, para o acabamento ficar limpo, bonito e sofisticado, os fios devem ficar escondidos pela madeira e pelo forro de palha ou de bambu.
Veja como fazer as furações para a passagem dos fios
Por fim, vale mais uma dica para deixar o acabamento do seu pergolado iluminado ainda mais bonito e sem interferências visuais indesejadas: como fazer as furações de forma a não deixar nenhum fio aparente. E há várias formas de fazer isso:
- Pela parte debaixo das vigas
A situação mais simples é quando a iluminação vai ficar na face de baixo da viga. É o caso dos trilhos com spots, fixados na base da madeira. Nesse caso, é só fazer um furo na viga de baixo para cima e passar o fio.
- Na lateral da vida do pergolado
Quando a iluminação vai ficar na lateral da viga do pergolado também é bastante fácil. Basicamente é a mesma coisa, a diferença é que o furo vai ser em diagonal na viga, de baixo pra cima. Depois é só passar o fio.
- Nas colunas
Já quando a iluminação for ficar nas colunas, vai depender da altura em que as arandelas serão fixadas.
Se for bem em cima, perto da viga, pode-se fazer um furo na diagonal de baixo para cima. Essa distância do topo da coluna até a iluminação vai depender do tamanho da broca disponível, porque quanto maior ela for, mais baixo o furo pode ser feito.
No entanto, se for preciso fazer a instalação em um lugar em que a broca não alcança, então será necessário cavar a madeira para embutir o fio.
A ideia é fazer um rasgo na madeira com uma tupia, por exemplo, e depois colocar o fio embutido. O acabamento é feito passando massa própria para madeira. Depois é só lixar e pintar que essa abertura praticamente desaparece.
- Instalação diretamente no forro
Outra forma de fazer a iluminação do pergolado é fazer a instalação diretamente no forro. Nesse caso é um pouco mais complicado, porque é preciso fazer uma estrutura de madeira por cima do forro para aguentar o peso dos acessórios, seja um spot ou um ventilador de teto, por exemplo.
Agora sim, você está pronto para colocar tudo o que aprendeu em prática e ter o pergolado iluminado perfeito para aproveitar sua área de lazer 24 horas por dia!
Quer conhecer mais sobre pergolados e receber dicas quentíssimas sobre arquitetura, paisagismo e decoração para sua área de lazer? Confira os últimos trabalhos da Cobrire pelo Instagram e assine nossa newsletter para receber as novidades do nosso Blog!