Pensando em instalar um hidro-spa ou piscina no terraço? Não faça obra antes de conhecer essas 3 dicas fundamentais – e veja como deixar mais bonito e funcional!
Nada como estar acima do caos de cimento urbano. Ter um terraço como área de lazer é um privilégio na cidade, ainda mais no verão. Mas para quem sonha em colocar uma piscina ou hidro-spa é preciso muita atenção. Há vários cuidados especiais para evitar que o sonho se torne um pesadelo.
Pensando nisso nós separamos 3 dicas essenciais para instalar a piscina ou hidro-spa no terraço e mais umas outras tantas para deixar o lugar ainda mais bonito. Vem com a gente e descubra como transformar sua cobertura em uma verdadeira área de lazer pronta para todas as épocas do ano!
1 – Analise a estrutura do terraço antes de instalar a piscina
Se o seu terraço fica em um edifício, é bem provável que você tenha que pedir a autorização do condomínio para instalar uma piscina ou hidro-spa.
Algumas convenções simplesmente descartam esse tipo de acessório, seja por uma questão estética, seja por questões estruturais da construção.
No entanto, se é o terraço da sua casa ou mesmo se o condomínio autorizar a instalação, é preciso que um engenheiro ou arquiteto averigue as condições do local.
É necessário fazer um cálculo estrutural levando e conta não só o peso da piscina ou hidro-spa, mas também o do recipiente cheio de água, dos encanamentos e da quantidade máxima de pessoas comportadas.
O peso dos acabamentos também deve ser levado em conta, como o deck de madeira e o pergolado, que levam mais beleza e conforto à área de lazer.
Apesar de serem consideradas estruturas leves, elas precisam entrar no cálculo do conjunto para a segurança de todos.
2 – Impermeabilização e revestimento
Sempre que forem instalados em uma cobertura ou terraço, hidro-spa e piscinas precisam ter todo o seu perímetro de uso muito bem impermeabilizado.
Assim você evita infiltrações e vazamentos para o andar de baixo, prejudicando um vizinho ou mesmo outros cômodos da sua casa.
Outra questão importante é a escolha dos revestimentos, já que nem todos são recomendados. Por serem materiais mais leves, as piscinas mais indicadas são as de vinil e fibra de vidro.
Para deixá-las mais bonitas e confortáveis, você pode instalar um pergolado próximo para fazer a sombra de descanso, criar um ambiente gourmet etc.
Uma opção muito boa e que é bastante usada também nesses casos é o hidro-spa.
Nesse caso, além de poder ser colocado em uma base de deck de madeira, uma solução bonita e sofisticada é colocá-lo sob um pergolado de madeira.
Assim você otimiza seu uso durante o dia, fazendo uma sombra bastante agradável, e à noite, regulando um pouco a queda do sereno.
3 – Modelo e acabamento: bom gosto de acordo com o ambiente
Há muitos modelos de piscinas e hidro-spa’s que dependem, basicamente, do espaço disponível.
Não esqueça que, em ambos os casos, é preciso prever a circulação das pessoas, assim como o movimento que será feito para entrar e sair da água.
Pode ser também que o próprio arquiteto ou engenheiro que fizer a avaliação da estrutura determine o melhor local de instalação de acordo com as vigas de sustentação, de forma a melhor distribuir o peso.
É possível encontrar modelos de piscinas e hidro-spa’s retangulares, quadrados, de canto ou redondos, por exemplo. Veja qual melhor de encaixa no espaço disponível.
Já em relação aos acabamentos, a madeira costuma ser o material mais utilizado. Além de ser nobre e levar mais beleza e sofisticação a qualquer ambiente, um deck de madeira é mais leve do que pedras e cerâmicas, é antiderrapante e atérmico, oferecendo mais conforto para os pés.
Aproveite essas dicas extras para deixar seu ambiente mais bonito e funcional
- Se você quer reduzir o quebra-quebra da obra ao máximo, os decks de madeira são a melhor solução. Eles podem entrar sobre qualquer tipo de piso do terraço, escondendo falhas.
- Você também pode optar por colocar piso sobre piso de cerâmica, mas vai acrescentar alguns bons quilos à estrutura. Como o deck de madeira é apenas encaixado sobre o piso antigo, o peso é bem menor.
- Deck modular de madeira é a solução perfeita para quem quer economizar. Ele dispensa mão de obra especializada, sendo fixado por encaixe macho-fêmea. Além disso há vários modelos e cores que podem ser combinados entre si, criando desenhos exclusivos.
- O hidro-spa pode ser mais interessante do que uma piscina no terraço. A manutenção é mais fácil, é mais seguro para crianças por ser mais raso, e pode ser equipado com vários acessórios além da hidromassagem, como a cromoterapia, por exemplo.
- O pergolado de madeira pode ser feito praticamente em qualquer tamanho, por isso otimiza o uso da cobertura como área de lazer.
Venha conhecer os modelos da Cobrire no Instagram e inspire-se para renovar o visual do seu terraço!