Chegou à decisão de que quer mais conforto em casa com um pergolado com hidro-spa? Veja o que considerar antes de começar a obra!
Quem nunca chegou cansado do trabalho e a única coisa que queria era um bom banho relaxante? Nessas horas, pensar em um hidro-spa é praticamente um sonho. Um sonho, aliás, que muita gente já tem em casa, mas que fica muito melhor quando é protegido por um pergolado de madeira.
A combinação é perfeita, porque um valoriza o outro, a decoração fica muito mais bonita e os dois produtos são praticamente complementares. No entanto, nem tudo é fácil como parece. Há pequenos truques para que o visual fique realmente diferenciado e harmonioso.
Ficou curioso? Você vai saber quais são agora!
O que levar em conta para planejar o pergolado para o hidro-spa
Beleza, harmonia e segurança. Esses são os três principais pilares que devem guiar a escolha do pergolado de madeira para o hidro-spa.
Para isso, é muito importante prestar atenção a alguns detalhes, caso contrário o encaixe não será perfeito e o visual vai ficar esquisito.
Por isso, a palavra de ordem é planejamento, já que é a partir daí que vários detalhes importantes serão definidos.
- Tamanho do equipamento
Antes de mais nada, é preciso saber alguns detalhes técnicos do hidro-spa. O tamanho do equipamento em si é um deles. É preciso saber a largura, o comprimento e a altura.
Também é preciso saber o tamanho da estrutura do hidro-spa, que geralmente é um deck de madeira ou uma base de alvenaria. Então outro detalhe importante é a largura, o comprimento e a altura dessa estrutura de base.
- Forma de acesso
No entanto outro detalhe muito importante é a forma como será feito o acesso ao equipamento, ou seja, como as pessoas vão entrar e sair do hidro-spa.
Esse costuma ser um problema recorrente, porque poucas pessoas costumam pensar nisso – e há pelo menos duas possibilidades. Elas vão entrar e sair de pé ou terão que se sentar na borda e virar o corpo para entrar na banheira?
A questão é que quando este detalhe não é considerado, pode acontecer de o pergolado ficar com pouca altura proporcional, havendo o risco de bater com a cabeça, por exemplo.
- Segurança
Por isso segurança, que deve pautar todo o resto, tem que guiar todas as outras decisões.
É o caso, por exemplo, de você ter que caminhar em volta do hidro-spa para entrar. Nesse caso, o truque é deixar um vão de pelo menos 2,10 m, caso contrário a cabeça vai bater na viga do pergolado.
- Estética
No entanto, resolvido o problema da altura, surge outro: a harmonia estética da obra.
Procure imaginar um hidro-spa com 90 centímetros de altura mais um vão livre de 2,10 m, mais a estrutura do pergolado com todas as suas vigas e travessas, mais a cobertura. Tudo isso já passa fácil dos 3 metros de altura.
Se o conjunto do hidro-spa e do pergolado for estreito e alto dessa forma, a estrutura vai ficar esquisita, parecendo um verdadeiro boneco de Olinda.
A menos que o local em que for instalado seja muito, mas muito grande. Caso contrário, com certeza essa não é a imagem de harmonia estética que você faz de um pergolado com hidro-spa para chamar de seu.
É aí, então, que entra um dos truques: fazer um projeto em que a pessoa não precise andar em cima do deck ou da base de alvenaria para entrar ou sair da banheira.
Dessa forma é possível reduzir a altura do pergolado e deixar o conjunto mais bonito e harmonioso.
Detalhes que fazem diferença
Por isso, é muito importante fazer um bom planejamento, porque cada detalhe influencia diretamente na forma como você vai usar a hidromassagem.
Então é preciso ter em mente que é a usabilidade que vai garantir o nível de segurança. O projeto do seu pergolado com hidro-spa precisa ser bonito, prático e seguro.
- Cobertura
Entretanto, há vários outros detalhes que também devem ser previstos – e a cobertura é um deles.
A cobertura garante a proteção contra o excesso de sol, de chuva e de sereno. A questão é que a decisão se haverá ou não cobertura deve ser tomada já no projeto inicial, porque é preciso contar com o peso extra na hora de calcular a estrutura.
- Fechamento do pergolado
Por outro lado, há ainda a possibilidade de, além da cobertura, fazer o fechamento do pergolado com vidro nas laterais. É uma forma de ter mais conforto no inverno, por exemplo.
No entanto, se o pergolado for pequeno, pode acabar deixando o ambiente muito abafado, tornando o local desagradável. Uma solução intermediária, então, seriam os painéis de madeira.
Dependendo do modelo, o painel de madeira pode barrar bastante luminosidade e vento, apesar de não fechar totalmente. De qualquer forma, o fechamento parcial em painel de madeira oferece mais conforto térmico e garante mais privacidade.
Pense e planeje como quer seu pergolado com hidro-spa
O hidro-spa com pergolado de madeira valoriza qualquer casa, sem falar no conforto que é o relaxamento em um ambiente assim.
No entanto, para que você aproveite totalmente o privilégio de ter um hidro-spa com pergolado, pensar nos detalhes é fundamental. São eles que vão personalizar o seu projeto, oferecendo soluções práticas, bonitas e seguras para de acordo com o seu perfil.
Fica então uma última dica: jamais faça seu pergolado para hidro-spa com curiosos, empresas ou profissionais inexperientes. Saiba valorizar seu investimento entregando seu sonho nas mãos de quem entende e é líder no mercado.
Venha conhecer os projetos de pergolado com hidro-spa da Cobrire. No Instagram você acompanha as obras mais recentes, mas não deixe de acompanhar nosso Blog para receber novidades todas as semanas!