Veja como ter um jardim vertical no pergolado de madeira sempre bonito e tornar o ambiente ainda mais aconchegante e saudável!
O jardim vertical no pergolado de madeira é uma das maiores tendências em decoração de áreas externas, aproximando cada vez mais a natureza do dia a dia das pessoas.
Não é só uma questão de beleza, apesar do apelo estético do jardim vertical no pergolado, na varanda ou mesmo da sala de estar ser inegável.
O jardim vertical no pergolado ajuda também a trazer mais qualidade de vida, colaborando para o conforto térmico e acústico e ainda ajudando a melhorar a qualidade do ar.
No entanto, para ficar sempre bonito e se tornar realmente um diferencial na decoração, o jardim vertical também tem seus pequenos segredos.
Alguns cuidados são essenciais para que o conjunto seja harmonioso, sofisticado e saudável. Veja quais são!
O jardim vertical no pergolado, no muro da área de lazer ou até dentro de casa precisa ser bem pensado para se manter sempre bonito.
Como essa parede verde, como também é chamada, é composta por elementos vivos, alguns cuidados são essenciais.
1 – Cuidado com a escolha da estrutura
É muito importante analisar o peso final do jardim vertical no pergolado e o suporte que o sustentará. Há vários tipos de estruturas, como ferro, plástico, aço e madeira, por exemplo.
Mas é a madeira que costuma ser a preferida por arquitetos e designers, por vários motivos: tem uma beleza natural inerente ao material nobre agregando valor ao conjunto, pode ser customizada (pintada com cores ou envernizada), é resistente apesar de não ser muito pesada, etc.
Além disso, os painéis de madeira podem ser encontrados em vários modelos diferentes, como os ripados, em treliça, mesclados com revestimento de bambu ou de palha, etc, atendendo aos mais diversos estilos de projetos decorativos.
2 – Atenção ao peso do jardim vertical no pergolado
Por outro lado, mesmo que a estrutura de madeira seja resistente, mas leve, é preciso pensar no peso total que o jardim vertical terá depois de pronto, contando com os vasos, a terra, a água da rega que vai encharcar a terra, um possível sistema de irrigação e as próprias plantas.
Se o jardim vertical do pergolado for apoiado na própria estrutura, como entre colunas, por exemplo, esse peso, então, deve ser contabilizado desde o projeto original, de forma que não haja impacto posterior que possa afetar o pergolado.
Já se for colocado em uma parede, também é preciso considerar a carga que ela suporta, que em média é de cerca de 35 kg/m² para um jardim vertical.
Lembre-se também que o jardim vertical deve ficar um pouco afastado da alvenaria para evitar umidade e infiltração. Geralmente 4 cm de distância já são suficientes.
3 – Escolha do local adequado
Além disso, a escolha da parede do jardim vertical no pergolado também deve levar em conta as espécies que serão usadas. Basicamente, as plantas se dividem naquelas de sombra, meia-sombra e sol pleno, mas a incidência de sol em determinado local varia de acordo com a estação do ano.
A dica é analisar as particularidades do lugar levando em conta o que acontece na maior parte do tempo, se bate mais sol do que faz sombra, se esse sol é o da manhã (mais suave) ou da tarde (que no verão pode até queimar plantas consideradas resistentes), ou se o lugar é muito úmido, por exemplo.
As espécies, então, devem ser definidas de acordo com o lugar em que ficará o jardim vertical no pergolado. Em locais que ficam sempre à sombra, considere, como pergolados dentro de casa e paredes verdes na sala, veja se a incidência de luz corresponde ao mínimo necessário para o desenvolvimento das plantas e se haverá a necessidade de luz artificial.
4 – A irrigação é um dos pontos mais importantes
A irrigação adequada é fundamental para a saúde do jardim vertical no pergolado de madeira. Se houver um ponto hidráulico próximo, em projetos pequenos pode ser feito um sistema de irrigação com água em baixa pressão.
Já se a parede verde for muito grande, geralmente é necessária a instalação de uma bomba pressurizada, automatizando o sistema. Claro que se não houver ponto de água próximo, o sistema manual sempre dá conta, mas lembre-se de escolher espécies que tenham a ver com o seu estilo de vida.
É o caso, por exemplo, de um jardim vertical de orquídeas ou de suculentas e cactos, que demandam pouca rega, ideais para quem passa pouco tempo em casa.
5 – Prevenção contra pragas e insetos
Outra coisa que pode estragar a beleza do jardim vertical no pergolado e prejudicar as plantas são as pragas e insetos. Da mesma forma que o painel de madeira deve receber o tratamento adequado com verniz ou stain, as plantas também precisam de cuidados específicos neste sentido.
A manutenção correta para cada espécie, com fertilização e irrigação sob medida, já ajudam bastante a evitar o aparecimento de pragas, mas há substâncias que podem ser colocadas para afastá-las logo ao primeiro sinal.
Por isso, fique atento e chame um especialista assim que notar os primeiros sinais de doença nas plantinhas. Elas merecem o carinho de um atendimento rápido e eficiente para que não adoeçam e estraguem a beleza do jardim vertical no pergolado de madeira.
Com essas dicas você terá um jardim vertical sempre bonito, tornando o ambiente do pergolado de madeira ainda mais saudável e aconchegante e valorizando ainda mais a sua área de lazer.
Aproveite para conhecer as melhores plantas para pergolado e inspire-se nas últimas obras executadas pela Cobrire no Instagram!