Você sabe o que é testeira de ripas para um pergolado de madeira? Conheça essa solução para deixar o pergolado mais robusto e harmonioso, valorizando sua obra!
Ter um pergolado de madeira imponente faz toda diferença na área de lazer, no jardim, na fachada da casa – ou mesmo quando é um pergolado garagem. O que muita gente não sabe é que a testeira de ripas é uma excelente forma de conseguir um efeito mais robusto na estrutura, impactando ainda mais o visual da casa.
Além disso, a testeira de ripas também é uma solução quando não se quer que o pergolado de madeira pareça muito alto, dando mais harmonia ao conjunto.
Mas afinal, o que é essa tal de testeira de ripas? Se você ficou curioso, vem com a Cobrire saber tudo sobre o assunto!
Testeira de ripas no pergolado: o que é isso e como funciona?
Você já deve ter reparado que alguns pergolados são mais imponentes do que outros. Há casas em que o pergolado impressiona, mas em outras a estrutura parece um puxadinho ou um verdadeiro boneco de Olinda, de tão alto e desarmonioso.
Grande parte disso pode ser por causa da testeira de ripas, que, como o próprio nome já entrega, é uma superfície extra de madeira colocada no beiral do pergolado – exatamente como se fosse uma testa.
A testeira de ripas tem várias utilidades, a maioria delas estética, como dar a impressão de que o pergolado de madeira é um pouco mais baixo.
Isso significa que, quando o pergolado precisa ter um pé direito muito alto, dependendo da sua largura ele pode ficar um pouco desproporcional visualmente.
A colocação da testeira de ripas equilibra visualmente o conjunto, deixando-o mais harmonioso.
Entretanto, a testeira de ripas também pode ter a funcionalidade de ajudar proteger do sol, por exemplo, criando uma espécie de barreira contra a incidência dos raios em determinado ângulo.
Por outro lado, mesmo nos pergolados com altura considerada padrão, a testeira beneficia a estrutura dando mais volume ao conjunto. Afinal, quanto mais madeira, mais o pergolado fica mais robusto, bonito e personalizado, valorizando a obra com um todo.
Testeira de ripas são um diferencial construtivo
Na verdade, a testeira de ripas não é muito comum – como todo diferencial construtivo. Afinal, a madeira extra, que dá mais volume e robustez, encarece um pouco mais o pergolado.
Por outro lado, também como todo diferencial construtivo, não é todo mundo que sabe fazer. Muito pelo contrário, a testeira tem alguns segredos para ter o resultado extraordinário esperado, dando mais sofisticação ao ambiente.
Se a testeira de ripas não for feita do jeito certo, acaba virando um verdadeiro tiro no pé: o visual fica feito e esquisito, bem diferente do que se espera.
Veja como fazer a testeira de ripas
Se a testeira de ripas não tiver algumas medidas mínimas, por exemplo, ela pode acabar sendo uma decepção – e um gasto a mais desperdiçado.
Tamanho das ripas
No mínimo, a testeira tem que ter 40 centímetros de largura, mas também é preciso cuidado com as medidas das ripas. O ideal é que tenham 3 cm X 4 cm, instaladas com os 4 cm na vertical.
Isso não é uma questão arbitrária e quem entende mesmo de madeira sabe que é um dos princípios básicos do material: a altura da viga sempre tem que ser maior do que a largura por causa do efeito da gravidade.
Então você até pode usar ripas com 2 cm x 5 cm, por exemplo, mas o efeito estético da 3 cm x 4 cm é de longe muito mais bonito e elegante.
Espaçamento entre as ripas
Também é muito importante observar o espaçamento entre as ripas, mas ele vai depender muito do objetivo da testeira.
Afinal, além da parte estética, ela também pode ser feita para proteger do sol. Por isso, se for só um objetivo estético mesmo, como para reduzir visualmente a altura do pergolado, por exemplo, um espaçamento de 4 cm na ripa de 4 cm é suficiente.
Entretanto, se o objetivo for a proteção contra o sol, o ideal é diminuir um pouco essa distância entre as ripas, lembrando sempre que o vão nunca pode ser maior do que a largura da madeira.
Vigas de apoio
Outro ponto importante são as vigas de apoio para o travamento e sustentação da estrutura. Como as madeiras são finas, elas não vencem vãos grandes, fazendo com que a madeira acabe empenando com o passar do tempo.
Então, não só os apoios que são importantes, mas também a distância entre eles – que, por sua vez, vai depender do tamanho da ripa usada.
Geralmente a distância máxima que deve ser trabalhada é de 80 cm.
Fique de olho nas dicas extras!
É importante lembrar que a testeira não impede a passagem da água, por isso para evitar que a chuva molhe o que está embaixo do pergolado tem que colocar uma cobertura, como a Pergotelha.
Ao contrário das coberturas de vidro e policarbonato que fazem um efeito lupa potencializando os raios de sol, a Pergotelha bloqueia até 99% dos raios UV e 90% da energia solar, por isso mantêm o ambiente um pouco mais fresco.
Isso, mesmo sendo uma telha transparente e com excelente acabamento. Mesmo assim, para ter mais conforto térmico e visual, a recomendação é instalar um forro de palha ou forro de bambu, que regulam ainda mais a incidência de sol.
Esses revestimentos suavizam a luminosidade, deixando o ambiente mais aconchegante mesmo nas horas de sol forte no verão – e ainda tornam o ambiente muito mais bonito e sofisticado.
Viu como vale a pena fazer uma testeira de ripas no pergolado de madeira?
Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a equipe de artesãos especializados em madeira da Cobrire e continue acompanhando nosso Blog para ter sempre dicas como essa!