Pergolado detox: conheça as plantas purificadoras de ar!

Pergolado detox: conheça as plantas purificadoras de ar!

O que você acha de ter um pergolado detox para purificar o ar da sua casa? Veja como deixar seu lar mais bonito e saudável com as plantas certas!

Pergolado de madeira e jardim são duas palavras-chave quando o assunto é beleza e sofisticação. Mas uma novidade começa a ganhar força no paisagismo: o pergolado detox.

Até onde se sabe, a ideia de criar um jardim apenas com plantas purificadoras de ar foi lançada no Vietnã. A capital Hanói é mundialmente conhecida por sua arquitetura centenária e cultura riquíssima, cheia de influências francesas, chinesas e do Sudeste Asiático – mas também por ser uma das cidades mais poluídas do mundo.

Esse tipo de paisagismo logo despertou a atenção de quem vive nos grandes centros, sendo adaptado principalmente para os pergolados. A ideia é utilizar espécies ornamentais que também ajudem a eliminar as toxinas do ar, como as impurezas comuns nas grandes cidades.

A ideia tem sido encampada em terraços, mas também pode ser levada para casas térreas, em jardins e varandas. Afinal o pergolado de madeira cabe em praticamente qualquer cantinho e deixa a decoração muito mais bonita.

Conheça as plantas que ajudam a remover as toxinas do ambiente e tenha seu próprio pergolado detox!

 

Poluição do ar causa vítimas todos os anos

PLANTAS PURIFICADORAS

Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) feito em 2018 mostra que nove em cada dez pessoas respiram ar com altos níveis de poluentes.

Segundo o estudo, 7 milhões de pessoas são vítimas fatais todos os anos do ar contaminado em ambientes fechados – mas também nos externos. No entanto, muito se engana quem pensa que os poluentes vêm apenas de chaminés de fábricas e dos canos de descarga dos carros.

De acordo com o órgão, em 2016, 3,8 milhões de óbitos foram causados pela contaminação do ar acusada pelo cozimento de alimentos com tecnologias ou combustíveis poluentes.

 

Por que as plantas purificam o ar?

PLANTAS PURIFICADORAS

A capacidade das plantas de remover as impurezas do ar é chamada de fitorremediação. Pela fotossíntese elas absorvem o dióxido de carbono do ar e liberam oxigênio. Mas sua capacidade vai muito além disso.

As plantas também aumentam a umidade que exsuda do vapor de água através dos poros microscópicos das folhas. Com isso elas capturam para elas mesmas os poluentes que são prejudiciais para a nossa saúde.

Assim, a fitorremediação ocorre tanto pela absorção do contato do ar com a planta, quanto pela adsorção, que é a transferência de uma substância química do ar para uma superfície sólida (que no caso é a planta), prendendo esses poluentes.

 

Nasa identificou e catalogou 19 espécies

PLANTAS PURIFICADORAS

No entanto, em 1989 a Nasa, a agência espacial americana, fez um estudo onde comprovou que algumas espécies de plantas são mais eficientes do que outras no processo de purificação do ar.

Ao todo são 19 espécies catalogadas e utilizadas pela Nasa em seus experimentos espaciais. Ao criar um pergolado detox você é possível criar um ambiente especial pelo uso das plantas e, ao mesmo tempo, muito mais saudável para toda a sua família.

Para se ter uma ideia, formaldeído, tricloroetileno, xileno, amoníaco e benzeno são alguns dos poluentes que podem ser eliminados em um pergolado de madeira com essas plantas.

 

Crie seu próprio pergolado detox

PLANTAS PURIFICADORAS

O pergolado detox não precisa ser exclusivo para as plantas. Muito pelo contrário, a ideia é criar um ambiente funcional, cujas plantas tenham a função de purificar o ar além de tornar um ambiente mais bonito.

Para isso, tudo o que você tem a fazer é escolher as plantas certas, escolhendo as espécies de acordo com as características do local em que seu pergolado está instalado.

Conheça algumas das espécies catalogadas pela Nasa e invista no seu pergolado detox!

  • Ficus ou árvore-da-borracha: É eficiente na eliminação do benzeno, xileno e tolueno e também age contra o formaldeído e o tricloroetileno. Por isso, cuidado com os pets, já que sua seiva é tóxica.

Ajuda a manter a umidade do ar e pode se tornar uma árvore de até 30 metros, mas também se dá bem em vasos. Gosta de ambientes internos e externos, crescendo bem tanto na sombra quanto no sol;

  • Dracenas: Há várias delas, mas as de Madagascar e a Janet Craig parecem ser as melhores purificadoras. Como têm um índice muito alto de flúor, a recomendação é fazer a rega com água mineral, a não ser que seja água de poço.

Basicamente elas combatem os poluentes presentes em vernizes e óleos, além da amônia, tolueno, formaldeído, benzeno e tricloroetileno;

  • Samambaias – Também há vários tipos, todos lindos para decoração, mas a americana e a Kimberly também são as mais indicadas para um pergolado detox.

De acordo com a Nasa, são capazes de remover arsênico e mercúrio do solo. Gostam de água, de ambientes mais úmidos, luz indireta e suportam baixas temperaturas;

  • Gérbera: É linda, sendo encontrada em várias cores. Enfeita e purifica o ar do pergolado detox, sendo ótima para remover o tricloroetileno (encontrado em produtos para roupa) e o benzeno do ar. Gosta de luz indireta ou o sol da manhã para florescer;
  • Babosa: Ajuda a purificar o ar removendo os aldeídos. Além disso, suas folhas com a seiva translúcida cheia de vitaminas, enzimas, aminoácidos e outros compostos têm propriedades cicatrizantes, antibacterianas e anti-inflamatórias;
  • Palmeira-dama ou rápis: Absorve diversas substâncias tóxicas dos produtos de limpeza. É ótima para aqueles cantinhos mais escondidos do pergolado porque não precisa de luz;
  • Antúrio: Capaz de absorver a amônia liberada por produtos de limpeza. É uma boa alternativa para colocar em pergolados em que é necessária uma limpeza muito frequente;
  • Lírio-da-Paz: Lindo e fácil de cuidar, o Lírio-da-Paz consegue absorver a fumaça do cigarro e os cinco contaminantes de ar analisados pela Nasa;
  • Espada-de-São-Jorge – Foi eleita pela Nasa a mais versátil da lista. É boa para eliminar benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e o tricloroetileno;
  • Crisântemo: Exuberante e encontrado em várias cores, o crisântemo remove a amônia, o benzeno, o formaldeído e o xileno do ar;
  • Tamareira-anã: Consegue absorver a fumaça de escapamentos de carros, então é ideal para os pergolados na fachada da casa;
  • Jiboia: Ótima para quem é alérgico a produtos de limpeza porque absorve o benzeno, o formaldeído e o xileno liberado por eles;
  • Hera-inglesa: Além de absorver várias substâncias tóxicas, é muito boa para manter a umidade do ar;
  • Palmeira-bambu: Capaz de absorver compostos químicos tóxicos liberados por tecidos de roupas.

E então, pronto para fazer seu pergolado detox e deixar sua casa mais bonita e saudável?

Aproveite e inspire-se nos últimos trabalhos da Cobrire. No Instagram você encontra vários modelos de pergolados de madeira, decks de madeira, painéis e muito mais! Continue acompanhando nosso blog para receber novidades todas as semanas!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento