Conheça as 7 dúvidas mais frequentes sobre pergolado com churrasqueira e inspire-se para fazer o seu próximo projeto!
Churrasco é bom no verão, no inverno, até com chuva. Afinal, pra quem tem um pergolado com churrasqueira não tempo feio.
O negócio é caprichar na decoração e garantir o conforto dos amigos durante a degustação. No entanto, a verdade é que nem sempre o espaço acaba saindo do jeito que a gente imagina.
Por isso nós separamos 7 dicas para você ter o pergolado com churrasqueira dos seus sonhos. Aqui você vai saber de tudo, da melhor posição no pergolado ao melhor modelo para cada caso. Depois é só marcar a data com os amigos e aproveitar a confraternização!
1 – O que construir primeiro? A churrasqueira ou o pergolado?
De um modo geral, é sempre mais fácil adaptar o pergolado à churrasqueira do que a churrasqueira ao pergolado. Por isso, se puder escolher, faça primeiro a churrasqueira.
Essa questão depende bastante do duto. Se ele for solto, o que é comum nos modelos de vidro e inox, por exemplo, pode ser melhor fazer o pergolado antes de instalar a churrasqueira. Nesse caso, os dutos podem ser fixados na própria estrutura do pergolado.
Já se a churrasqueira for de tijolinho, se for fazer o pergolado primeiro o ideal é já definir no projeto a posição da churrasqueira e o local de passagem do duto entre as travessas.
2 – Como passar o duto pela cobertura?
O ideal é que o duto seja instalado antes de fazer a cobertura. A questão de instalar a churrasqueira depois do pergolado estar coberto é que pode custar mais caro por causa da mão-de-obra e de possível perda de material, por exemplo. Se a cobertura for de vidro, por exemplo, terá que ser feita outra com as novas medidas.
É preciso ficar atento, porque as coberturas têm que envolver o duto. Assim, tem que haver especial atenção à vedação dos rufos se o duto estiver no caminho da água da chuva, na parte mais baixa da cobertura, para evitar vazamento quando chover.
3 – Onde colocar a churrasqueira no pergolado?
É muito importante pensar que dificilmente a churrasqueira está sozinha. Geralmente há um fogão à lenha e/ou um forno a lenha de pizza junto. Por isso, o ideal é que fiquem em uma das pontas do pergolado, para que o calor gerado não impacte todo o ambiente.
4 – Qual a diferença entre churrasqueira a gás e a carvão?
As churrasqueiras a carvão são as mais tradicionais. No entanto a churrasqueira gás é mais versátil e prática. Uma das vantagens é que basta virar um botão para que seja acesa. Há também menos oscilação de temperatura, que se mantém constante durante todo o processo.
Além disso, nas churrasqueiras a gás com tampa, basta fechá-la para que se torne uma forno para assar pizza, por exemplo. Com isso você ganha mais espaço no pergolado, já que não é preciso um equipamento extra.
Em relação ao sabor, ele é o mesmo em ambos os modelos. Além disso, a churrasqueira a gás também faz fumaça, então também é preciso determinar o local da coifa no projeto do pergolado de madeira.
5 – Como fazer a limpeza da churrasqueira?
A ideia é diversão na área de lazer, mas e quando chega a hora de limpar a churrasqueira? Será que há algum segredo fazer a limpeza de forma prática e eficiente?
Para acabar com a gordura da churrasqueira a gás, remova os resíduos que ficaram na grelha com uma esponja enquanto a churrasqueira ainda está quente. Retire o vasilhame para a gordura, embaixo da churrasqueira, e lave-o bem.
Só depois que estiver fria faça uma solução de água e vinagre e jogue em seu interior para que a sujeira se desprenda. Depois, aplique uma solução de bicarbonato e vinagre nas partes externas, usando uma escova. Limpe com um pano molhado e deixe secar.
Já nas churrasqueiras de alvenaria, basta recolher todas as cinzas e limpar com uma escovinha seca para tirar todos os restos de carne.
6 – Qual a decoração ideal para o pergolado com churrasqueira?
O pergolado com churrasqueira deve ser funcional, confortável, prático e, é claro, bonito. Por isso, evite o excesso de móveis e objetos. A prioridade deve ser a circulação das pessoas e o preparo dos alimentos.
Invista em armários funcionais que concentrem os eletrodomésticos, louças e acessórios necessários ao local. Todos os itens devem ser de fácil limpeza: bancada, piso, luminárias, banquetas, estofados, etc.
Plantas ajudam a tornar o lugar mais bonito e acolhedor. Apenas evite que fiquem muito próximas às fontes de calor. Uma boa dica é ter uma pequena horta suspensa em painel de madeira, com ervas e temperos que podem ser usados fresquinhos na hora do churrasco.
7 – Forro de palha ou de bambu pode ser usado no pergolado com churrasqueira?
Sim, sem problema. O forro de palha ou de bambu torna o ambiente mais aconchegante e sofisticado, criando um diferencial no pergolado. Basta deixar um espaço de 1 cm entre o revestimento e o duto, por causa do calor.
Mas isso não significa que ficará um vão aberto de 1 cm. É apenas a palha que deve ficar desencostada do duto, então basta colocar uma moldura de madeira para fazer um acabamento perfeito.
Quer conhecer mais ideais para o seu pergolado com churrasqueira? Venha dar uma espiada no Instagram da Cobrire e inspire-se para fazer o seu projeto!
Essas são algumas ideias de jardins que instigam os sentidos, mas no blog da Cobrire você encontra muitas outras dicas. Aproveite e inspire-se nas últimas criações que você pode conferir pelo Instagram!