Aproveite mais seu pergolado de madeira também durante a noite ou com chuva! Veja como criar um caminho no jardim seguro e bonito para guiar seus passos!
Uma boa área de lazer deve estar preparada para que os moradores aproveitem as 4 estações do ano – e nem a chuva pode atrapalhar. O pergolado de madeira é a solução perfeita para aumentar a beleza e a funcionalidade do espaço, mas o caminho no jardim também merece atenção.
Apesar de a grama ser um verdadeiro tapete verde, muitas vezes o solo encharcado acaba fazendo lama e criando um desconforto desnecessário. Veja como resolver o problema com essas 5 dicas para revestir o caminho no jardim deixando o espaço ainda mais bonito e sofisticado!
1 – Caminho no jardim deve respeitar o terreno
Pé na lama, não vale. Um pergolado de madeira lindo não combina com um caminho no jardim que seja feio, escorregadio ou que acabe sujando as pessoas que chegam.
A grama é uma ótima solução natural, mas a chuva pode criar verdadeiras armadilhas. O ideal, então, é fazer um ou vários caminhos por entre a vegetação – respeitando a formação natural do terreno.
Procure uma solução que possa criar um caminho nivelado, sem, no entanto, desfigurar as características naturais. Assim você consegue o mínimo possível de interferência, minimizando os riscos de poças ao redor.
Uma boa solução é o deck de madeira, excelente para nivelar terrenos, eliminando aclives ou declives sem interferir na drenagem do solo.
Como a madeira é colocada sobre uma base, e não diretamente no chão, todo o sistema se mantém em nível, oferecendo total segurança e conforto ao caminhar.
2 – Material deve ter boa drenagem da água
Outro ponto importante é que o material utilizado para fazer o caminho no jardim tenha boa drenagem. Isso vai evitar que o próprio caminho empoce ou fique encharcado, o que se tornará um desconforto para quem passar por ele.
Por outro lado, a boa drenagem não só mantém o caminho seco como favorece o solo, ajudando a manter as plantas – ou a grama ao redor – mais bonitas.
O deck de madeira oferece ótimo sistema de drenagem, já que a água da chuva escorre naturalmente por entre as ripas, mantendo a superfície sem poças ou alagamentos.
3 – Piso deve ser antiderrapante e de fácil manutenção
É muito importante também que o caminho no jardim até o pergolado de madeira seja antiderrapante. Dessa forma você aumenta não só o conforto, mas também a segurança ao caminhar por ele.
Vários materiais parecem adequados a princípio, mas têm muita facilidade para criar limo, o que é bastante frequente nas épocas de chuvas prolongadas. Com isso, a necessidade de limpeza constante acaba se tornando um transtorno ou até mesmo desgastando as peças.
Procure uma solução cuja manutenção seja simples, porém eficiente, e que seja naturalmente antiderrapante, mesmo quando molhada. O deck de madeira, por exemplo, tem manutenção anual e é naturalmente antiderrapante.
No entanto, não deixe de fazer apenas com uma empresa especializada, cujo sistema de fixação não se solte com facilidade. A Cobrire utiliza apenas pinos galvanizados que ficam totalmente encobertos por cavilhas.
Dessa forma, além de mais protegidos contra a ação do tempo, não há pontas ou relevos no caminho que possam fazer alguém tropeçar.
4 – Projeto deve considerar todo o jardim
Apesar de o pergolado de madeira geralmente ser o cartão postal da casa, na verdade o caminho no jardim deve considerar o espaço como um todo.
Por isso, antes de elaborar o traçado, veja toda a extensão para criar um desenho que seja funcional, mas também esteticamente agradável. Para criar um ambiente mais acolhedor e harmonioso, opte por formar linhas orgânicas.
De acordo com o Feng Shui, por exemplo, o centro deve ficar livre, mas os caminhos no jardim devem ser circulares, com curvas e ondas para que a energia flua com mais facilidade entre eles.
O deck modular de madeira, por exemplo, é perfeito para criar os mais variados desenhos levando a qualquer ponto do jardim.
5 – Mantenha os caminhos no jardim bem iluminados
Como a ideia é que a área de lazer possa ser totalmente utilizada em qualquer hora do dia ou estação do ano, ter caminhos no jardim bem iluminados é fundamental.
Há várias opções para guiar os passos pelos caminhos no jardim à noite, como balizadores, spots de chão próprios para ficarem ao tempo, sistemas fotovoltaicos ou postes para a área de lazer.
As luzes devem ser suaves, para não ofuscarem a vista, mas potentes o suficiente para iluminarem bem os caminhos no jardim.
Com essas dicas você terá um jardim bonito e seguro para aproveitar ao máximo seu pergolado de madeira seja qual for a hora do dia.
Aproveite e veja agora 5 ideias de iluminação para aproveitar mais seu jardim no verão e inspire-se com os novos projetos da Cobrire pelo Instagram!