Luzes, equipamentos, ventilador de teto. Descubra qual a melhor forma para instalar energia elétrica no pergolado com segurança e sem interferência estética!
Construindo ou reformando sua área de lazer mas não sabe como instalar energia elétrica no pergolado? Na verdade esse, que parece um assunto simples, tem seus segredinhos.
Afinal, não basta sair puxando fiação atrás de fiação de qualquer maneira. É preciso planejamento para o resultado ser funcional, eficiente e bonito.
O primeiro passo é definir a função do espaço. De acordo com isso deve ser feito um projeto sobre tudo o que haverá nele e quais os tipos de aparelhos e luminárias que serão colocados.
A partir daí, há várias formas de instalar a energia elétrica no pergolado. Conheça agora as melhores soluções para algumas situações e descubra a melhor para você.
Quando instalar a energia elétrica no pergolado pela parte superior
Quando o pergolado de madeira está ligado a outro ambiente, como nas casas de conceito aberto, ou a estrutura é fixada em uma parede o ideal é fazer a passagem da energia elétrica pela parte superior da estrutura.
Há várias formas de fazer isso. Uma delas é puxando a fiação por cima do telhado, fazendo com que siga o caminho das travas até o ponto desejado.
Também é possível passar a fiação para dentro do pergolado aproveitando uma passagem já existente na própria parede, como uma caixinha de luz. O conduíte, então, leva a fiação até os pontos desejados passando junto às travas de madeira.
Outra opção para instalar energia elétrica no pergolado é furar a parede, passando de uma estrutura para outra, com a fiação por cima do pergolado.
Já quando há um ambiente contíguo com forro de gesso, geralmente já há iluminação nesse primeiro espaço. A partir daí é fácil puxar a fiação por cima do gesso e repassá-la para o pergolado de madeira.
Energia elétrica por baixo do pergolado: opção mais usada
No entanto, a opção mais utilizada na maioria das vezes é passar a energia elétrica por baixo do pergolado.
Nesse caso, o fio é encaminhado pelo solo, geralmente bem rente ao piso da estrutura, até chegar ao pé da coluna de madeira. Dali o fio sobe para ser distribuído para os pontos de luz planejados.
Mas nada de fios aparentes para não atrapalhar a harmonia estética do ambiente. Para evitar isso há várias formas de instalar energia elétrica no pergolado. Veja quais são:
-
Pelo condutor
A forma mais simples e também mais usada é escondendo a fiação atrás do condutor de captação de água. Basta fixar o fio na coluna e depois esconder sob o condutor.
Assim, se for necessário fazer qualquer tipo de manutenção, basta afastar o condutor, fazer o reparo e voltar com ele para a mesma posição.
-
Na coluna do pergolado
Também é possível esconder a fiação na própria coluna. Para isso basta fazer um pequeno rasgo na madeira e embutindo o fio.
Depois é só passar massa própria para madeira, lixar e pintar para que essa passagem fique praticamente imperceptível.
Quando há necessidade de passar vários fios e abrir um espaço maior na coluna, a solução é fazer um enxerto com outra madeira.
O processo, no entanto, segue a mesma linha do anterior, lixando e pintando depois do enxerto.
-
Com conduíte de madeira
Outra opção bastante simples para ter energia elétrica no pergolado é através de uma pequena ripa de madeira colocada na coluna.
Essa ripinha serve então como uma espécie de conduíte que esconde o fio. Como é feita da mesma madeira que a coluna, o resultado é bastante discreto.
-
Conduíte ou eletroduto
Por último, é possível usar um eletroduto, ou conduíte, escondido atrás de uma das colunas. O procedimento é bastante simples, mas dependendo do lugar em que for instalado e do material, o resultado pode não ser tão discreto quanto os anteriores.
Há várias formas de eletrodutos, circulares ou não, produzidos em materiais metálicos (galvanizados) ou isolantes, como o PVC.
Finalizando a instalação de energia elétrica no pergolado
Depois que a fiação já está por cima do pergolado, a energia deve ser distribuída para os pontos de iluminação ou/e para o ventilador de teto por cima das madeiras.
Esse, aliás, é um ponto importante: a fiação nunca deve cruzar o revestimento de palha ou de bambu, ela deve seguir mesmo caminho que as travas de madeira, acompanhando o desenho do pergolado.
Quando o pergolado tem cobertura o fio deve ficar escondido entre ela e o forro.
Assim, ao mesmo tempo em que fica protegido da chuva porque está debaixo da cobertura de vidro, policarbonato ou Pergotelha, não há interferência estética porque fica escondido acima do forro.
Viu como é fácil instalar a energia elétrica no pergolado de madeira? Agora aproveite fique por dentro dos 7 erros de iluminação que você deve evitar!