Descubra 5 plantas perfeitas para deixar sua área de lazer mais saudável e bonita – e que ainda ajudam a espantar insetos!
Dengue, zica, chikungunya, mayaro, febre amarela, malária, leishmaniose, oropuche. Em tempos de quarentena por causa do coronavírus, a última coisa que alguém precisa é de mais uma doença causada por mosquito. Por isso, nada como melhorar a estadia em casa com plantas que ajudam a espantar os mosquitos – e, de quebra, ainda deixam os ambientes mais bonitos.
Já estamos no outono, mas as temperaturas ainda estão altas, o que só acaba atraindo mais insetos. Acredite ou não, os mosquitos são considerados pelo Instituto Bill & Belinda Gates o animal que mais causa óbitos. No entanto, mais uma vez a natureza colabora com o ser humano, oferecendo várias plantas como aliadas contra esses vetores.
Afinal, que ninguém se engane. A quarentena pode reduzir o risco de contaminação do coronavírus, mas há vários outros vírus soltos por aí que podem chegar através dos mosquitos.
A solução, então, é transformar a casa em um refúgio ainda mais saudável e bonito para atravessar esses dias difíceis para o mundo inteiro.
Conheça 5 plantas que podem ajudar você nessa hora e tornar o seu pergolado de madeira o lugar perfeito para esse isolamento em prol da saúde do planeta!
1 – Manjericão no pergolado de madeira: planta funcional e com estilo
Muita gente que compra os galhinhos de manjericão para deixa a pizza ou as massas em geral mais saborosas imagina o quanto essa planta é especial.
Há cinco tipos de manjericão – alfavaca, italiano, roxo, miúdo ou francês e tailandês. Todos espantam os mosquitos, são muito aromáticos e ainda por cima bonitos.
O manjericão se transforma em um arbusto lindo, que pode ser cultivado diretamente no solo ou em vasos médios ou grandes no pergolado de madeira. O cultivo também é fácil. A terra do deve ser mantida úmida mas sem exagerar. Além disso, deve evitar jogar água direto em cima do manjericão, devendo colocá-la diretamente na terra.
2 – Alecrim: eficiente, gostoso e fácil de cuidar
O alecrim é outra planta muito usada para espantar insetos, e é ideal para quem tem casa de veraneio. Pode ser facilmente agregada à área de lazer de quem só vai no fim de semana, já que requer pouca água e vive bem em solo seco.
Também pode ser cultivada em vasos, que podem ser colocados próximos às portas e janelas – e levados para a casa principal durante a semana. E o melhor: assim como o manjericão, ainda vai deixar seus pratos ainda mais saborosos na quarentena, temperados com ervas fresquinhas.
3 – Lavanda: planta decorativa que espanta insetos
A paz de espírito é fundamental para passar pela quarentena do coronavírus – e a lavanda, também conhecida como alfazema, pode ser uma ótima aliada de várias formas. Conhecida por acalmar os ânimos, a planta deixa um aroma maravilhoso pela área de lazer, criando um clima bastante agradável para passar as horas.
No entanto, esse cheirinho que tanto agrada os humanos é praticamente odiado pelos mosquitos e insetos em geral. Para quem não sabe, suas folhas e folhas também podem ser usadas para dar mais sabor às saladas e molhos.
É uma ótima opção para espalhar ao redor do pergolado, por exemplo, principalmente nas áreas com pouco sol. Seu cultivo não precisa de luz indireta e o tom lilaz só traz boas vibrações.
Para plantar é bem fácil: colocar as sementes sobre a terra e pressionar levemente com o dedo para ficarem enterradas 1 a 2 centímetros e deve regar a terra para que esta fique ligeiramente úmida. A rega deve ser feita apenas uma ou duas vezes por semana.
4 – Pequeno e delicado, o tomilho também afasta insetos
Mais um que pode sair do vaso direto para a panela ou para a xícara de chá. O tomilho é outra planta que espanta mosquitos de forma eficiente. Também é fácil de cultivar, basta plantar as mudas em vasos médios ou grandes no pergolado de madeira e manter a terra úmida.
Se optar por plantar com sementes, basta colocá-las sobre a terra e pressionar levemente com o dedo até ficarem enterradas entre 1 cm e 2 cm. Regue um pouquinho e procure manter a terra úmida até aparecerem as primeiras folhinhas.
5 – O aroma gostoso da sálvia também repele mosquitos
Se há uma planta que repele mosquitos, deixa a casa mais bonita e ainda valoriza praticamente qualquer prato é a sálvia. Nos vasos, seus galhos chegam a cerca de 30 cm, com delicadas pequenas flores arroxeadas nas pontas.
As folhas desprendem um aroma maravilhoso que os mosquitos odeiam, por isso a sálvia é perfeita para ser cultivada em pequenos vasos em um jardim vertical em painel de madeira no pergolado gourmet, por exemplo.
Além de bonito, fica prático, já que a plantinha empresta um sabor delicioso a praticamente tudo: molhos, carnes, massas, pastas, sopas e petiscos.
Para quem pergolado com churrasqueira, fica a dica: com a sálvia é possível preparar um sal grosso temperado que vai transformar seu churrasco em um verdadeiro banquete.
Viu como é fácil afastar os mosquitos com as plantas certas na área de lazer?
Aproveite a quarentena para elaborar o projeto da sua nova área de lazer. No Instagram da Cobrire você vai encontrar ideias maravilhosas nos nossos últimos trabalhos. E continue acompanhando nosso Blog para receber sempre dicas e novidades para sua área de lazer!