Daqui a pouco o frio dá adeus e o calorão retorna a fazer parte do dia a dia. Veja 5 dicas de como usar as plantas para melhorar o clima da casa!
A primavera já está chegando e logo, logo o tempo já começa a esquentar de verdade. Manter a casa fresquinha não precisa ser um desafio só vencido pelo ar-condicionado. As plantas, por exemplo, são uma ótima aliada contra o calor, ajudando a regular a temperatura dos ambientes de forma eficiente, charmosa e sustentável. Veja nossas dicas e mãos à obra!
1 – Plantas na sala no jardim vertical
O jardim vertical na sala é uma das grandes tendências da arquitetura moderna e dos design de interiores. A boa notícia é que é muito fácil de fazer, bastam alguns painéis de madeira para sustentar os vasos.
As espécies você escolhe de acordo com o espaço, a incidência de luz natural e a necessidade de irrigação.
A dica, aqui, é caprichar não só nas espécies, mas também em um painel de madeira robusto, que agregue valor à decoração da sala. As plantas ajudam a manter a umidade do ambiente, mantendo o ar mais fresquinho.
2 – Parede verde na área de lazer
Seguindo o mesmo conceito, a parede verde na área de lazer ajuda a manter o local mais fresquinho mesmo nos dias mais quentes do verão.
Os painéis de madeira podem ser fixados na parede da piscina, criando um efeito bem tropical, no pergolado de madeira ou no muro da casa.
Escolha espécies que sejam resistentes ao ar livre e que criem um volume bonito, favorecendo o décor da área de lazer. Além do visual mais bonito, as plantas também ajudarão a regular a temperatura das áreas próximas.
3 – Pergolado com trepadeira
Outro recurso que ainda é novidade mas já começa a despontar como tendência são os pergolados de madeira nas janelas. A solução é perfeita para locais em que o sol bate forte na sala ou no quarto.
Escolha plantas que gostam de luz intensa e as instale no pergolado sobre a janela. A ideia é criar uma cortina verde, protegendo o ambiente do sol sem deixá-lo muito escuro.
Bonito, charmoso e diferente, há vários tipos de plantas ideais para esse recurso, como o Aspargo Melindre e o rhipsális cacto macarrão, que cai formando uma cortina perfeita.
4 – Pergolado com plantas dentro de casa
Para quem vai construir ou reformar, a ideia é genial: um pergolado de madeira abrigando plantas dentro de casa. Para quem pensou no antigo jardim de inverno, também vale, já que a ideia é mesmo essa, criar um espaço aberto em plena sala, por onde entrem luminosidade natural e muito ar fresco.
É possível deixar o teto totalmente aberto, fazendo apenas um fechamento lateral em vidro para os dias de frio ou chuva. Ou ainda cobrir o pergolado com um teto transparente, com bastante plantas sob ele, totalmente integrado ao cômodo.
5 – Quanto mais, melhor: Urban Jungle
Para deixar os ambientes fresquinhos no verão, não basta uma plantinha: é preciso volume. E é aí que entra a Urban Jungle que, mais do que uma tendência, já se tornou um conceito, um estilo de vida.
A ideia é levar o máximo possível de plantas para o convívio doméstico, seja na sala, nos quartos, no banheiro ou na área de lazer. Quanto maior a quantidade de vegetação, melhor e umidade do ar.
Por isso, vale a pena considerar todas as soluções. Além de estar na moda, são ideias super saudáveis. Espalhe vasos de diferentes tamanhos pela casa e pelo quintal, crie jardins verticais em painéis de madeira na sala, parede verde nos muros, pergolados de madeira recheados de plantas em vasos e também pendentes.
Benefícios das plantas para o ambiente
Vários estudos comprovam os benefícios das plantas para a saúde em casa. Veja alguns deles:
- Quando as plantas localizadas em ambientes internos aumentam os níveis de umidade, elas estão também diminuindo a poeira e reduzindo em até 30% as doenças relacionadas ao frio;
- Você sabia que o excesso de dióxido de carbono dos grandes centros pode elevar os níveis de sonolência? As plantas mantêm o microclima da casa mais saudável porque removem o CO2 do ar durante a fotossíntese, evitando o torpor;
- Da mesma forma, o excesso de CO2 também pode causar dores de cabeça. Ao reduzirem a sua incidência no ar, as plantas também acabam colaborando para reduzir esse mal;
- As plantas podem contribuir para a sensação de bem-estar, ajudando as pessoas a ficarem mais calmas e otimistas. Além disso, elas também colaboram para aliviar o estresse, o que também colabora para reduzir a pressão sanguínea;
- Algumas plantas, como o eucalipto, podem ajudar a limpar as secreções e melhorar o congestionamento do sistema respiratório, agindo como um antisséptico natural;
- Basta colocar um vaso de hera-inglesa dentro de casa para perceber um aumento da umidade nos ambientes internos, principalmente em regiões de clima seco;
- Algumas espécies, como as margaridas e gérberas, liberam oxigênio à noite. Quando colocadas próximas à cama elas fornecem oxigênio extra, melhorando a qualidade do sono.
E agora, fica a última dica: a rega certa é muito importante, mas também o borrifamento de água nas folhas, já que é por elas que é feita a respiração. Por isso, também quanto maiores as folhas, maior também será a umidade do ar, mantendo o clima mais agradável.
Agora que você já sabe como deixar a casa fresquinha em 5 passos usando as plantas, aproveite para conhecer os modelos de pergolados e painéis de madeira da Cobrire. No Instagram você confere os últimos trabalhos e ganha inspiração para o seu projeto!