Não importa a velocidade dos seus dias: veja como desacelerar e fazer da qualidade de vida e bem-estar uma rotina no seu dia a dia.
O ritmo acelerado muitas vezes não deixa tempo para aproveitar as pequenas coisas do dia a dia com qualidade de vida. As primeiras descobertas das crianças que começam a se tornar jovens adultos, os primeiros frutos daquela mudinha que já está se tornando árvore, a área de lazer que sempre parece mal aproveitada.
Buscar mais qualidade de vida, no entanto, é fundamental – e para isso é preciso desacelerar. Sentar à sombra de um pergolado, sem pressa, pode gerar mais saúde do que só engordar a conta bancária.
Enquanto novas tecnologias surgem para poupar tempo, cada vez fazemos mais coisas no tempo livre. No entanto, em meio a esse paradoxo da vida moderna, um número crescente de pessoas entende que menos é mais.
Receitas leves e saudáveis, decoração básica, consumo consciente, sustentabilidade, wabi-sabi. Mais do que simples conceitos, veja os 14 mandamentos para desacelerar e ter mais qualidade de vida.
1 – Desacelere
Abrace a opção consciente de fazer menos. Crie um ritmo mais prazeroso de vida criando espaços entre tarefas e compromissos. Faça o que é realmente importante aprenda a delegar tarefas.
2 – Foque em uma coisa de cada vez
Mantenha-se focado no que está acontecendo naquele instante. Se está com os amigos na área de lazer, não se transporte para os compromissos da segunda-feira.
Esteja presente de verdade no seu ambiente e com as pessoas à sua volta. Pare e perceba como aquele instante é especial e nunca mais se repetirá, porque cada momento é único.
3 – Alimente-se de forma saudável
Crie um ambiente prazeroso para cozinhar ao ar livre, em meio à natureza, como uma cozinha de estar.
Faça receitas leves, saudáveis, eliminando produtos industrializados e excessos. Teste novos sabores, faça experiências. Elas enriquecem seus dias.
Como mais devagar, mastigue mais. Opte por saladas, alimentos crus, cozidos ou grelhados. A alimentação adequada é sinônimo de qualidade de vida.
4 – Desconecte-se
Deixe o ambiente online para o trabalho, para combinar com os amigos aquela happy hour em casa ou para o sistema de som do pergolado.
Quando estiver com as pessoas de quem gosta, esteja de verdade com elas. Desligue o celular, desconecte as mensagens. Se trabalha online, crie intervalos de desconexão para focar em outras coisas.
5 – Dirija mais devagar
Estresse, vontade de chegar logo, trânsito, cansaço. Tudo faz com que dirijamos mais depressa. O excesso de velocidade só causa mais estresse, acidentes, irritações. Aprenda a relaxar. Aprecie a paisagem, mesmo que sejam só edifícios.
Aproveite os momentos atrás do volante para contemplar sua vida, enquanto dirige mais devagar. A hora em que chegar em casa estará menos estressado e ainda vai economizar combustível.
6 – Tenha um espaço só seu
Crie um cantinho zen, um lugar com suas coisas, um ambiente de leitura, não importa. Decore com objetos que aquecem o coração, fotografias, lembranças de viagem, presentes queridos.
Faça dali o seu refúgio, seu oásis. Não importa o tamanho, mas a dimensão das lembranças que você leva com você.
7 – Aproveite sua área de lazer o ano inteiro
A vida ao ar livre significa qualidade de vida. Crie condições para aproveitar sua área de lazer nas 4 estações do ano. Aproxime-se mais da convivência com a família, os amigos, filhos e netos.
8 – Tenha um consumo consciente
Deixe exageros e desperdícios de lado, invista no que realmente dá prazer. Desfaça-se do que não é usado, do que perdeu a utilidade. Aprenda a doar o que não usa. Fazer o bem a quem não tem alimenta a alma.
9 – Seja sustentável
Cuidar do meio ambiente também é investir em qualidade de vida. Procure reciclar o que é possível, separar seu lixo, usar produtos não poluentes. Atitudes sustentáveis dentro e fora de casa também proporciona qualidade de vida – e a natureza agradece.
10 – Encontre prazer nas pequenas coisas
Crie hábitos simples de valorizar cada momento. Lavar a louça pode ser uma delícia se sentir prazer no contato da água e da espuma com a pele, por exemplo.
11 – Crie um jardim.
Não importa o tamanho. Cuidar das plantas é ver a vida brotar nas mais diversas formas. Tenha um jardim vertical, uma urban jungle, um pergolado florido, um pomar. Mesmo nos vasinhos de cactus e suculentas a natureza desabrocha linda e majestosa. Aprecie esse presente.
12 – Aplique o conceito do wabi-sabi.
De acordo com a milenar técnica japonesa, é pela fresta que entra a luz. Encare as dificuldades não como sofrimento, mas oportunidades de aprendizagem e aperfeiçoamento.
13 – Faça exercícios
A atividade física melhora a oxigenação do sangue, levando mais nutrientes para as células de todos os órgãos. Você mais bem disposto, respira melhor, se alimenta melhor e conquista mais qualidade de vida.
14 – Não tenha medo de ser feliz
A vida corrida faz pensar que nunca há tempo para nada, que as obrigações são mais importantes do que os prazeres. Crie tempo para o que você gosta. Pelo menos uma vez por semana dê-se um presente: vá ao cinema, encontre os amigos, tire um dia off lendo um livro, cozinhe para você mesmo. Seja feliz.
Este são 14 pequenos passos para conquistar mais bem-estar e qualidade de vida. Mudanças de hábitos como essas podem proporcionar muito mais prazer no dia a dia, ocasionando verdadeiras transformações físicas e emocionais.Aproveite e descubra 7 dicas para sua área de lazer no inverno e aproveite muito mais sua casa o ano inteiro!