Design: conheça as tendências da feira Maison & Objet

tendências feira Maison e Objet

Conheça as principais tendências para 2020 em uma das mais importantes mostras de design e decoração da Europa: a Maison & Objet, de Paris!

A natureza continua em alta e ao que tudo indica continuará no top do ranking das tendências em design por muito tempo. É o que mostra uma das feiras mais importantes do mundo na área, a Maison & Objet.

A mostra, que aconteceu em Paris entre os dias 17 e 21 de janeiro, homenageou o designer Michael Anastassiades, que apresentou suas luminárias automatizadas inspiradas no ballet clássico.

Mas muito mais coisa bonita movimentou o evento, que contou com grandes nomes em design. Veja quais são as principais tendências de 2020 apresentadas em Paris e inspire-se para renovar o visual da sua casa!

 

Verde está no top das tendências

tendências feira Maison e Objet

Uma das maiores tendências da Maison & Objet é o verde por todos os cantos. Cada vez mais forte, o conceito Urban Jungle toma conta dos ambientes internos e externos, sem medo de ser feliz.

Se você já tem um pergolado no jardim, não hesite em levar mais vasos de plantas de todos os tamanhos e volumes para incrementar a decoração do ambiente. O desejo de reconexão com nossos instintos primitivos e de consciência ambiental pautou a maioria dos projetos da mostra.

 

Valorização dos processos manuais

tendências feira Maison e Objet

Tecidos e revestimentos naturais, artesanato, cestarias. A valorização das raízes culturais está em alta, aparecendo não só nos acessórios, mas também no mobiliário, como em cadeiras e poltronas.

Os forros de palha e de bambu são top list para os pergolados, ressaltando o trabalho manual de seu trançado. Os de bambu da Cobrire, por exemplo, são totalmente artesanais, desde as mãos que os colhem e cortam, às dos artesãos que criam e entrelaçam até as mãos dos pintores que fazem o tratamento e o acabamento final do produto.

São quatro modelos: três esteiras para forração do teto transparente do pergolado, sendo que uma delas pode ficar ao tempo, e uma placa de bambu roliço para soltar sua criatividade e personalizar o ambiente.

 

Casas reais

Outra top tendência do design vista na mostra é a valorização de casas reais. Aqui, nada daquele cenário perfeitinho, que parece casa de boneca. A ideia é valorizar a decoração com a beleza das formas imperfeitas, espontâneas, ambientes que respeitam os momentos do morador.

São cerâmicas assimétricas, espelhos sem formas definidas, tecidos desbotados, objetos recuperados, no melhor estilo wabi-sabi. O passado conta histórias e deixa lembranças que merecem ser recordadas – e valorizadas.

Na prática, aproveite para contrastar com a beleza linear do pergolado e do deck de madeira, ressaltando as formas curvas e orgânicas que evocam memórias.

 

Hábitos mais saudáveis e conscientes

Os hábitos mais saudáveis da vida ao ar livre também se refletem no design. A escolha de produtos menos impactantes ao meio ambiente, de empresas amigas da natureza, de atitudes de sustentabilidade e consumo consciente são ressaltadas na Maison & Objet.

O conceito Back to Basics resgata o prazer das coisas simples sem abrir mão do que é belo, do conforto em meio à natureza através da mudança de hábitos que vão desde a alimentação à convivência com o próximo. O estar ganha importância em sua essência.

 

Refúgio da Arquitetura Emocional

tendências feira Maison e Objet

Ter em casa o que faz bem, o que fala à alma, o que apazigua o coração. É entender que tornar sua casa um refúgio contra as energias negativas, um espelho da sua essência é o verdadeiro luxo – e não apenas refletir tendências.

A Arquitetura Emocional procura deixar a casa e a área de lazer menos rígida, mais fluida, favorecendo a tranquilidade e o bem-estar emocional.

 

Tons terrosos se mantêm em alta

tendências feira Maison e Objet

A mostra francesa mostrou que os tons terrosos se mantêm em alta. Entre eles e os pastéis, cores fortes como vermelhos e laranjas aquecem ainda mais os ambientes, mesclados a texturas de tramas grossas e aconchegantes.

Para esse inverno os veludos (especialmente o capitonê) e o linho aparecem os estofados, mas o rattan reinventado é a grande atração da mostra, mais uma vez refletindo a tendência da vida em comunhão com a natureza.

E, quando o assunto é textura, a palha aparece com força, seja no forro do pergolado seja no revestimento de móveis, paredes, cadeiras e objetos.

Agora que você já conhece as principais tendências de uma das mostras de design da Europa já pode adaptar a decoração para a realidade brasileira.

Crie uma programação visual da sua área de lazer voltada para a natureza, valorizando a vida ao ar livre e o prazer nas coisas simples, mas que refletem o seu modo de ser e ver o mundo.

Venha conhecer os últimos projetos da Cobrire em pergolados, decks, painéis e guarda-corpos de madeira pelo Instagram e inspire-se para fazer o seu!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento