Como a iluminação afeta o seu humor

iluminação

Veja como a iluminação certa favorece seu ritmo circadiano e como ele pode influenciar no seu humor, sono, digestão e produtividade!

Muita gente nem imagina, mas o volume adequado de luz diária pode melhorar a disposição, o humor e a concentração. Já ambientes fechados, com iluminação inadequada fazem o efeito oposto: podem até levar à depressão.

Por isso, garantir uma boa dose de luz natural é fundamental – e daí também vem a importância da vida ao ar livre. Mas e à noite?

Para os especialistas, mesmo para quem passa o dia enclausurado, a dica é procurar imitar a iluminação natural com luzes artificiais.

Por isso, acertar na luz da área de lazer e do pergolado é importante para aumentar o relaxamento nas horas de descanso. Por outro lado, também é preciso levar a iluminação certa para dentro de casa, criando uma harmonia entre todos os ambientes.

Veja como fazer e não confundir o seu ritmo circadiano.

 

Iluminação e ritmo circadiano

Ao longo de milhares de anos o organismo do homem aprendeu a se adaptar e a responder aos estímulos dos períodos de luz e de escuridão da natureza.

É o ritmo ou ciclo circadiano, um ciclo biológico de aproximadamente 24 horas influenciado principalmente pela luz, mas também pelos sons, temperatura e outros estímulos, e que está presente em praticamente todos os seres vivos.

A iluminação artificial proporcionou novos confortos e progressos na Humanidade, mas nem por isso deixou de causar uma certa confusão no organismo, interferindo diretamente no nosso reloginho natural.

Ele fica no hipotálamo, uma parte do cérebro que é diretamente vincula aos fotorreceptores da retina, por exemplo. Assim, todo o organismo é regulado de acordo com a luz absorvida, que acaba influenciando diretamente na produção de hormônios e na renovação das células e, portanto, no sono, humor e até na digestão.

 

Luz do sol melhora o sono e a produtividade

iluminação

De acordo com os especialistas, quanto maior a quantidade de iluminação natural (luz do sol) e menor exposição à luz artificial fria e azul, melhor a disposição, a produtividade e a qualidade do sono.

Isso porque não só a quantidade influencia no organismo, mas também o tipo de iluminação. Luzes fortes e brilhantes são melhores à manhã e à tarde, mas à noite o melhor são as luzes fracas. Caso contrário o ritmo circadiano fica confuso e começam os problemas de sono e até mesmo a busca por energia ao longo do dia.

 

Cuidados com a iluminação do seu pergolado

iluminação

Por isso é preciso atenção na hora de escolher a lâmpada para a iluminação do seu pergolado de madeira – e de toda a casa, na verdade. A temperatura da luz – a sua tonalidade quente ou fria – interfere diretamente na nossa percepção.

Quanto mais clara e fria, maior o estímulo e a concentração, quanto mais quente, mais relaxados e aconchegantes nos sentimos.

As luzes azuis (frias), no entanto, inibem a produção do hormônio melatonina, que dá sonolência, interferindo na qualidade do sono, por isso não deve ser utilizada à noite. É o caso de tablets, celulares e computadores, que têm grande emissão de luz azul.

Já as tonalidades amarelas simulam mais o anoitecer e o amanhecer e até a luz do fogo sob a lua à qual nossos ancestrais se habituaram e nos passaram a herança genética. Ela são perfeitas para locais de relaxamento, como varandas, pergolados de madeira, áreas de lazer, cantinho zen, hidro-spa, etc.

 

Por que a vida ao ar livre favorece o ritmo circadiano

iluminação

Por isso, é importante acertar na iluminação do pergolado e da área de lazer de forma que cumpram plenamente seu papel de relaxamento e conforto. No entanto, manter uma rotina de vida ao ar livre favorece o ritmo circadiano influenciando beneficamente a saúde.

O ciclo circadiano é tão importante que os três autores da pesquisa que determinou a sua duração em 24 horas receberam o Prêmio Nobel em 2017.

Jeffrey Hall (Universidade do Maine), Michael Rosbash (Universidade Brandeis) e Michael Young (Universidade Rockfeller) provaram que nosso relógio biológico depende do sol, estando diretamente relacionado ao ciclo de rotação da Terra e não ao chamado “tempo social” da hora oficial marcada pelo relógio.

Um outro estudo, publicado na revista Current Biology por pesquisadores de universidades na Alemanha, Índia e Holanda, também mostra que há divergência entre os sinais que o organismo recebe de acordo com a luz do sol e a hora marcada pelo relógio.

O estudo revela que a vida na cidade acaba afetando a influência da luz do sol como marcador porque há menos exposição à luz natural em relação a quem vive em áreas menos povoadas.

 

Área de lazer pode ajudar a regular o ritmo circadiano

iluminação

Com isso, problemas relacionados ao sono, à fome e à produção de hormônios em geral tendem a ser mais frequentes, já que há uma separação gradual entre o ritmo circadiano regido pela hora solar e o tempo social da rotina de atividades.

Dessa forma, a vida ao ar livre tende a melhorar o ritmo circadiano, favorecendo a saúde e a reposição de energia.

Investir em uma área de lazer completa, que possa ser utilizada nas quatro estações do ano é a melhor forma de buscar regularizar o ritmo circadiano, mesmo para quem mora nos grandes centros.

Ainda não tem um pergolado de madeira na sua área de lazer? Ele são perfeitos para a convivência ao ar livre toda a família, podendo ser utilizados para os mais diversos propósitos.

 

No Instagram você conhece todos os projetos da Cobrire e tem ideias fantásticas para criar o melhor projeto para as área de lazer com pergolado de madeira!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento