Que tal deixar as energias negativas bem longe de casa? Veja como criar um cantinho zen no jardim e atrair positividade todos os dias!
Às vezes os tempos parecem carregados e mesmo a energia do exterior se avizinha querendo penetrar no dia a dia. Nessas horas, reordenar a mente em um ambiente calmo e propício à meditação é a receita ideal. Ter um cantinho zen em casa pode ser a melhor saída para recarregar de positividade o espírito e limpar mentalmente os ambientes.
A decoração, por sua vez, tem influência direta na sensação de paz e tranquilidade que o espaço deve transmitir. Por isso, separamos algumas dicas para criar o clima ideal no seu cantinho zen e espantar os momentos difíceis.
Separe um ambiente exclusivo para o seu cantinho zen
Cada um tem sua forma de relaxar, seja praticando ioga ou meditação, lendo um bom livro ou simplesmente ficando só. Seja como for, quem passa o dia em uma rotina estressante precisa de momentos de paz para recuperar a mente e relaxar o corpo.
Nessas horas, ficar longe da confusão da casa é primordial. Separe um espaço silencioso, só para essa finalidade. O ideal é que o cantinho zen fique no jardim, como em um pergolado de madeira, por exemplo.
O contato com as plantas ajuda a relaxar e melhora a sensação de bem-estar. De acordo com a Nasa, algumas espécies não só contribuem para manter a temperatura amena, mas aumentam a umidade do ar e reduzem os níveis de poluentes.
As aromáticas, como alecrim e lavanda, melhoram os níveis de concentração e trazem mais sensação de relaxamento. Coloque-as em vasos dentro do próprio pergolado, principalmente se ele for fechado com ar-condicionado.
Invista em materiais orgânicos e naturais
Fibras naturais e materiais orgânicos em geral ajudam a dar mais sensação de aconchego, fundamental para o relaxamento. Deck de madeira, esteiras e revestimentos de palha e bambu, por exemplo, ficam ótimos com futons fartos e almofadas.
Quanto maior for o contato com elementos da natureza, maior a sensação de bem-estar. A própria textura desses elementos também colaboram para criar um cantinho zen na medida certa.
Atenção à iluminação
A iluminação também é muito importante para criar um cantinho zen alto astral. Quanto maior a incidência de luz natural, melhor.
Nesse quesito, a dica é usar a Pergotelha, que apesar de translúcida, ainda deixa a temperatura do pergolado até 6ºC mais fresquinha do que o vidro ou o policarbonato.
Por outro lado, quando aplicado em um pergolado com teto transparente, o forro de bambu cria um jogo de sombras muito confortável e relaxante.
À noite, a dica é investir na iluminação indireta, com arandelas, abajures e velas. Além disso, use sempre lâmpadas quentes, como as de LED branca morna, cuja iluminação é muito mais suave.
Aromateria ajuda a relaxar
Junto ao silêncio, ao visual do jardim, aos móveis macios e à decoração em geral do pergolado, os aromas têm papel essencial no cantinho zen. Incensos, difusores e velas aromáticas colaboram para um ambiente de paz.
Os aromas de maçã e lavanda, por exemplo, criam um clima mais intimista. Já para meditar e deixar a mente limpa e livre, os incensos naturais são os mais indicados. Nesse caso, jasmim, eucalipto e palo santo são uma ótima pedida.
Cores também influenciam no astral do cantinho zen
Quando o assunto é relaxamento, as cores têm papel fundamental. Elas despertam sensações e podem até modificar o humor.
De acordo com os especialistas, as cores emitem ondas eletromagnéticas de frequências e velocidades diferentes que afetam determinadas áreas do cérebro também de forma diferenciada.
Fora isso, há a associação de elementos e a ilusão de ótica, que faz com que os ambientes pareçam maiores ou menores de acordo com o tom. Assim, para o cantinho zen, a recomendação é usar:
- Tons claros de laranja, marrom ou rosa (aconchego e acolhimento);
- Verde (frescor, umidade, tranquilidade, segurança e relaxamento);
- Tons claros de azul (tranquilidade, associado ao céu e ao mar);
- Tons escuros de azul e violeta (introspecção);
- Branco (paz, harmonia, amplitude).
Objetos pessoais com boa energia
Outro ponto importante na criação do seu cantinho zen é cercar-se de objetos que tragam boa energia. Mandalas, por exemplo, trazem uma boa conexão com o universo, assim como apanhadores de sonhos e sinos de vento.
No entanto, você também pode – e deve – manter no ambiente objetos cujo significado seja especial para você. Pode ser um quadro, uma lembrança de viagem, uma manta ou um presente de alguém especial.
O importante é que desperte o sentimento de acolhimento e conforto, contribuindo para a paz no cantinho zen.
E então, já imaginou como o seu cantinho zen vai ficar? Veja vários modelos de pergolados de madeira da Cobrire e inspire-se para criar o seu espaço para recarregar seus dias de energias positivas!