De balanço, de descanso, o nome não importa. Veja como criar um cantinho muito especial com uma rede na área de lazer!
Essa delícia que veio do Nordeste cai bem em qualquer decoração. Ter redes na área de lazer é um verdadeiro luxo – e nem importa se o modelo é simples ou sofisticado. Só de estar lá a rede de balanço já cria um cenário perfeito que só de olhar já remete a horas de puro prazer e relaxamento.
E o que não falta são espaços decorados, em todos os estilos, para servir de inspiração. No pergolado de madeira a rede de balanço fica perfeita, compondo o ambiente com um toque de paz e harmonia com a natureza.
Então que tal buscar inspiração e aproveitar algumas dicas para deixar sua área de lazer ainda mais confortável e convidativa? Vem com a gente e descubra como escolher e instalar sua rede de descanso!
Rede de balanço: onde colocar?
Não importa onde fica sua área de lazer, colocar uma ou mais redes é transformar o ambiente em uma área de descanso extremamente convidativa.
Mas quem disse que para ter uma rede na área de lazer precisa de dois coqueiros? A rede pode ser colocada entre duas colunas de sustentação, entre uma parede e o muro, no pergolado de madeira ou entre árvores, no fundo do terreno cercada por plantas, por exemplo.
Ter uma rede de balanço em casa é uma solução tão apreciada, que o que não faltam são soluções para sua instalação.
Por exemplo, quando só há um ponto de apoio, como uma parede, é possível criar um segundo ponto no teto, fixando um tubo de ferro na laje conectado a uma chapa metálica aparente, onde o gancho é fixado.
No caso de não haver apoio nenhum ou não querer sobrecarregar a estrutura do pergolado, por exemplo, há suportes de piso especiais para rede.
Eles também podem ser encontrados em vários materiais, como ferro, alumínio ou madeira, tornando-se também elementos decorativos.
Rede de descanso no pergolado de madeira
Já se a ideia é colocar a rede diretamente nas colunas ou nas travas do pergolado de madeira, o ideal é já prever essa instalação no projeto original.
Assim há a certeza de que o peso extra, da própria rede mais o peso da pessoa, não afetará a estrutura.
Caso contrário é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes de fazer a instalação. É preciso, por exemplo, que as colunas não estejam fixadas diretamente no solo e que haja uma distância adequada entre elas.
O melhor, nesse caso, é chamar um profissional qualificado para fazer a avaliação adequada de segurança antes de colocar a rede.
Rede de balanço cabe em qualquer cantinho
Uma das vantagens é que a peça pode ser instalada em qualquer cantinho.
Para quem o espaço é muito reduzido há ainda algumas versões que fogem um pouco do modelo original, mas não perdem o encanto nem o conforto.
São as redes verticais, que podem ser penduradas no teto ou na trava da varanda ou do pergolado. Ou ainda modelos mais sofisticados, como o assinado pelo arquiteto Maurício Arruda.
Como escolher a rede de balanço ideal
Cada espaço tem sua característica e a rede de balanço deve estar alinhada com o uso da área de lazer e o perfil dos moradores.
Escolhendo o material da rede
Há modelos para todos os gostos, assim como materiais variados. Veja os mais comuns:
- Algodão trançado – É o mais tradicional e em conta. Pode ser colorido natural, orgânico ou reciclado ou em algodão cru, mais rústico e original. É bem resistente e fácil de encontrar.
- Gabardine – Bastante confortável e frio, ideal para dias e regiões mais quentes. O tecido, no entanto, é mais caro do que o algodão. Considerado um tecido de luxo.
- Macramê – É um tipo de passamanaria grossa feita de linha grossa ou barbante. A técnica de tecer os fios é manual, criando nós, desenhos e franjas. A rede pode ser inteiramente feita de macramê ou ter apenas a varanda (parte debaixo, com a franja) feita com a técnica.
Simples, intermediária ou de luxo?
Há basicamente três modelos de redes para área de lazer. Veja quais são:
- Simples – São os modelos de entrada. Podem comportar até duas pessoas adultas ou até 180 Kg. Tecido e acabamento são mais simples e geralmente têm em média 3,90 m (podendo variar entre 3,40 m e 4,50 m) e 155 cm de largura.
- Intermediária – A largura é maior (160 cm) também suportando até duas pessoas ou 200 Kg. O tecido é mais encorpado e o acabamento é mais trabalhado. O comprimento total costuma ser de 4 m, podendo variar entre 3,60 m e 4,60 m dependendo do ajuste das cordas.
- Luxo – Comportam tranquilamente até 3 pessoas ou até 210 Kg. O tecido é o mais encorpado e o acabamento à mão é o mais elaborado. Têm em média 170 cm de largura e podem chegar de 3,80 m a 5,10 m de comprimento, dependendo do ajuste das cordas.
Escolha o modelo preferido
Nem toda rede tem origem no Nordeste. Há vários modelos à sua escolha.
- Americano – Têm bastões de madeira nas pontas, fazendo com que a rede permanece sempre semi aberta.
- Tradicionais – Ficam mais soltas e fechadas quando não estão em uso porque não têm os bastões de madeira nas pontas. São as nossas redes nordestinas.
- Cadeira ou vertical – São presas no teto por um único pendente. Muito confortáveis, são feitas para apena suma pessoa e têm a vantagem de caberem em qualquer cantinho.
- Varanda – A varanda é aquela barra da rede de balanço, feita de macramê, crochê ou franjas. A rede pode ter ou não varanda.
E então, já escolheu a sua? Ter uma rede no pergolado da área de lazer é criar um pedacinho do paraíso em casa!
Agora que você já sabe onde colocar e como escolher sua rede de balanço, aproveite e descubra também como um ventilador de teto no pergolado pode completar sua área de lazer deixando o clima mais gostoso ainda!