Não deixe a chuva estragar o seu programa nem o seu investimento. Veja como escolher a telha perfeita para o pergolado de madeira!
Tradicionalmente o verão é a estação das chuvas, mas 2022 já começou pegando pesado nesse quesito. A região Sudeste já está sendo uma das mais afetadas no país, com uma quantidade de chuva além do normal para essa época do ano. Escolher a telha perfeita para o pergolado de madeira, portanto, nunca foi uma questão tão importante quanto agora.
A definição da cobertura para pergolado vai bem além da questão estética e mesmo a parte econômica precisa ser avaliada com cuidado. Afinal, não adianta muito colocar uma telha relativamente barata, como o policarbonato, e em pouco tempo acabar tendo um prejuízo bastante significativo.
Para começar, porque o policarbonato dura pouco, cerca de 5 anos em média. Mas é difícil encontrar um vendedor que faça esse alerta na hora da venda.
Só que este não é o único problema. Por ser composta por placas rígidas, a cobertura de policarbonato acaba acarretando danos à estrutura. Assim como a cobertura de vidro.
Para decidir qual a melhor cobertura para o seu projeto, é preciso conhecer esses problemas e o impacto econômico e funcional que podem ter no seu pergolado de madeira, principalmente quando chove.
Como deve ser a telha perfeita para pergolado?
Hoje dificilmente se vê um bom projeto de área de lazer sem um pergolado de madeira. A estrutura não leva apenas beleza e sofisticação ao espaço, mas cria ambientes funcionais para qualquer época do ano. Mas para isso é muito importante saber como deve ser uma boa cobertura para pergolado.
1 – Deve ser maleável
Um pergolado de madeira fica exposto às intempéries, ou seja, ao sol, à chuva, à maior ou menor umidade do ar, aos ventos, etc. Então, primeiramente é preciso ter em mente que a madeira, como um material natural, se movimenta.
A intensidade desta movimentação está relacionada com a espécie de madeira e suas características (como densidade, elementos anatômicos, extrativos, etc), com o tipo de corte da peça e até mesmo com a sua posição na árvore (parte mais interna ou externa do tronco – na base, metade ou no topo). Mas a questão é que qualquer madeira apresenta um movimento natural.
2 – Movimento influencia na escolha da telha
Então, na época chuvosa (normalmente no verão), a madeira absorve água, já que o ar está com teor de umidade relativa bem mais alta. Assim, ocorre um “inchamento” do material. Já na época seca (geralmente no inverno), o movimento é oposto. A madeira perde umidade, porque a umidade relativa do ar é mais baixa, ocasionando a sua retração.
Quando a cobertura do pergolado é formada por placas rígidas, como o vidro e o policarbonato, ela não acompanha essa movimentação. Com o tempo isso ocasiona folgas na instalação da cobertura. São pequenas frestas que vão se abrindo na junção das placas entre si e com as travas em que ficam apoiadas
A água da chuva então começa a escorrer por estas frestas ocasionando goteiras e infiltrações nos locais mais variados. Quando o pergolado fica encostado em uma parede, por exemplo, a água pode passar para a alvenaria, afetando também a casa.
Por isso, a telha perfeita não deve ser rígida, mas maleável o suficiente para acompanhar a movimentação natural da madeira, evitando a abertura de festas por onde a água pode escorrer.
3 – Deve ter formato trapezoidal
Por outro lado, o formato da telha também influencia diretamente na usabilidade do pergolado de madeira nos dias de chuva.
Em uma telha totalmente lisa a água da chuva simplesmente bate e escorre sem controle. Principalmente em chuvas muito fortes e/ou constantes, como as que têm ocorrido neste início de 2022, mesmo quando é possível colocar calhas, a água bate nas placas lisas e correm sem controle.
Isso provoca dois efeitos. Um deles é o barulho excessivo, porque em alguns casos o material vibra, como acontece com o policarbonato. No vidro, a água simplesmente bate com força e escorre para qualquer lado, despencando da cobertura.
E com o tempo essa situação tende a piorar, porque com o movimento da madeira e o deslocamento das placas a cobertura vibra ainda mais com a força da chuva caindo.
Já o formato trapezoidal faz um encaminhamento natural da água da chuva para o sistema de calha, rufos e condutores. Mesmo as chuvas fortes têm um efeito mais suave e agradável para quem está no pergolado.
4 – Deve ser durável
Um pergolado de madeira é uma estrutura feita para durar – pelo menos quando é feito com madeira tipo exportação e por profissionais experientes. Por isso a cobertura também deve ser feita para durar muito, valorizando o seu investimento.
Por isso, a dica é pesquisar bastante antes de se decidir, e não se guiar apenas pelas palavras do vendedor. Pesquise na internet os prós e contras de cada cobertura para pergolado, tempo de vida útil e a opinião de quem já comprou.
Uma boa dica é prestar atenção do tempo de garantia oferecido pelo fabricante. A Pergotelha, por exemplo, tem 10 anos de garantia de fábrica. Esse é um “detalhe” que faz diferença.
5 – Deve ser translúcida
Esse ponto é muito importante para quem é amigo da natureza e se preocupa com a sustentabilidade – do meio ambiente e do seu bolso. A telha translúcida é ideal para iluminar o pergolado de forma natural e uniforme, sem a necessidade de lâmpadas acesas durante o dia.
Para barrar o excesso de sol, a dica é usar um revestimento de palha ou de bambu, que tornam o ambiente mais aconchegante, mas permitem a passagem de uma luz natural suave e agradável.
6 – Deve oferecer conforto térmico
Por fim, mas não menos importante, a telha perfeita deve oferecer conforto térmico aos usuários. Afinal, o verão é época de chuvas, mas não de frio – e mesmo quando as temperaturas caem um pouco o calor continua.
Mas alguns materiais acabam potencializando os efeitos dos raios solares, e após as chuvas geralmente parece que o tempo fica ainda mais abafado. O vidro e o policarbonato são dois que promovem esse efeito lupa, muitas vezes tornando o ambiente interno quente demais.
Não é o que acontece com a Pergotelha. Ela é produzida em poliéster reforçado com fibra de vidro, mas tem também um insulfilm exclusivo que barra até 90% da energia solar e 99% dos raios UV. Assim você tem um ambiente mais agradável e também mais saudável.
Agora que você já sabe como escolher a telha perfeita, aproveite para descobrir quais os tipos de pergolado que precisam ter cobertura!