Veja como escolher a tinta certa para pintura do pergolado e ter uma área de lazer totalmente personalizada!
Quando você ouvir falar em pintar o pergolado de madeira isso pode significar duas coisas. Uma delas é a pintura com verniz ou stain, fundamental para aumentar a vida útil da construção. Mas também pode ser uma referência à cor que você quiser dar ao pergolado.
A maioria das pessoas prefere a cor natural da madeira – ou tonalidades parecidas, geralmente um pouco mais clara, escura, avermelhada ou puxada para o mel.
Mas há várias pessoas que preferem projetos mais personalizados, com cores que tornem a área de lazer exclusiva. E é aí que, mais uma vez, o pergolado de madeira mostra toda a sua versatilidade.
Entretanto, não basta passar uma tinta para madeira. O pergolado é um investimento, uma estrutura que valoriza a casa de forma instantânea, então também demanda alguns cuidados para a sua conservação, beleza e funcionalidade.
Por isso agora você vai saber tudo o que é preciso sobre como pintar o pergolado de madeira e criar uma área externa com um visual diferente e maravilhoso.
Por que é preciso pintar o pergolado de madeira?
Antes de mais nada, é preciso entender que a pintura do pergolado é muito importante para a sua manutenção. Qualquer madeira, por melhor que seja, perde muito do seu tempo de vida útil quando exposta ao sol e à chuva, como é o caso do pergolado.
A umidade faz com que ela fique inchada e o calor com que resseque, se retraindo. Esse movimento acaba com a madeira muito mais depressa. Mas não precisa ser assim, já que os produtos para manutenção do pergolado criam uma proteção, evitando esse movimento.
Então, há basicamente três produtos para fazer a pintura do pergolado, mas que atuam de forma diferente.
Vernizes
Um deles é o verniz, um velho conhecido de todo mundo que tem alguma coisa de madeira em casa, principalmente móveis. O produto repele a água criando uma camada protetora. Muitos também vêm com filtro solar. Há vários graus de proteção, mas nesse caso o verniz marítimo é o mais indicado.
Ele é indicado para quem quer manter um aspecto de madeira natural no pergolado, mas há várias tonalidades. Atualmente a grande tendência são os mais transparentes, que deixam os veios da madeira à mostra, com nuances douradas.
Há três tipos de acabamento: acetinado, brilhante e fosco. A manutenção deve ser feita todos os anos, removendo todo o produto velho antes de colocar o novo.
Stain
O stain age de forma um pouco diferente. Em vez de criar uma camada protetora, ele impregna a madeira, protegendo as fibras. Como a penetração nos veios é mais profunda, é considerado mais eficiente do que o verniz.
Além disso, a manutenção do pergolado também deve ser anual, mas não é preciso remover o produto velho – a menos que a proteção anterior tenha sido feita com verniz. Ele também é encontrado em várias cores de madeira.
Tintas (esmalte e acrílica)
Agora, se a ideia é mudar completamente a cor da madeira, a solução é o esmalte próprio para o material. Ele pode ser sintético ou à base de água, e assim como o verniz e o stain, também protege contra as intempéries e os fungos.
Além de mudar a cor, a cobertura é bem uniforme, com um acabamento liso que esconde os veios da madeira.
Há uma quantidade imensa de possibilidades de cores – branco, preto, verde musgo, vinho, etc – e a manutenção do pergolado também precisa ser anual, com a remoção da tinta antiga.
Veja como escolher a tinta para o seu pergolado de madeira
Portanto se a ideia é ter um pergolado branco ou verde musgo, por exemplo, a tinta é a ideal para o seu caso. O mercado oferece várias cores à sua disposição, mas é preciso atenção na hora de escolher o produto.
Afinal, é muito frustrante quando o resultado da pintura não é o mesmo que o esperado, ainda mais em uma estrutura como um pergolado de madeira. Veja alguns tipos de tinta para madeira:
- Tinta látex ou PVA – Com base solúvel em água, é considerada bem prática, podendo ser aplicada com pincel, rolo ou trincha. Mas deve ser usada apenas em móveis e objetos que não fiquem expostos às intempéries, ou seja em ambientes internos. Então não serve para pintar pergolado de madeira.
- Tinta acrílica – Também é solúvel em água, mas tem como base resinas acrílicas na composição que garantem maior impermeabilidade da superfície.
Isso garante uma maior durabilidade para móveis e estruturas que ficam ao ar livre ou em áreas molhadas. Além de pincel, trincha e rolo, também pode ser aplicada com pistola e compressor.
É bem versátil, fácil de limpar, cobertura eficiente desde a primeira demão e bastante resistente. É indicada para a pintura de pergolado de madeira.
- Tinta esmalte – À base de óleo, a tinta esmalte não é solúvel em água, portanto a aplicação demanda mais cuidado. Geralmente o acabamento é de alto brilho, mas também tem versão fosca e é bastante resistente às intempéries, por isso é muito usada em pergolados de madeira. Também tem uma grande variedade de cores e tonalidades.
Só entregue a pintura a profissionais experientes
Apesar de as tintas indicadas para pintura de pergolado serem consideradas de fácil aplicação, a recomendação é entregar a pintura do seu pergolado de madeira apenas a pintores experientes no serviço.
Um dos motivos é a melhor cobertura do acabamento, já que sempre há o risco de aparecerem bolhas. Por outro lado, é uma superfície vasta, que demanda cuidado em todos os detalhes, da aplicação em si ao tempo de secagem entre as demãos e até o cuidado com o clima durante a aplicação.
Por ser um serviço especializado, nunca entregue a pintura do pergolado a curiosos, seja na primeira aplicação ou na manutenção anual. Assim você terá uma estrutura sempre bonita e funcional por muito mais tempo.
Na dúvida se deve ou não pintar o pergolado, veja quais são as tendências e inspire-se!