Chegou a hora de elaborar o projeto do seu deck de madeira? Veja o que levar em conta para obter o melhor resultado em beleza e valorização da sua casa!
Criar espaços diferenciados na sua casa com um deck de madeira é uma ótima escolha. No entanto, ela pode ficar ainda melhor se houver um bom planejamento. A dica, aqui, é pensar a longo prazo. O deck deve ser elaborado de forma a atender suas expectativas e, para isso, é preciso levar em consideração alguns aspectos.
Durabilidade é fundamental, mas há vários fatores que podem interferir na vida útil da peça. Além disso, ele deve ser feito de forma a oferecer conforto, beleza e segurança – mas também valorizar seu imóvel no caso de uma possível revenda. Veja essas dicas e descubra como planejar seu deck de madeira para obter os melhores resultados!
Avalie o material do deck de madeira
Você sabe que o deck de madeira é feito de ripas, mas sabe quais as melhores madeiras para serem empregadas? Essa é uma questão muito importante, porque influencia diretamente na durabilidade e beleza das peças.
O ideal é que o deck seja feito com madeiras nobres, de primeira linha, tipo exportação. Itaúba e Cumaru, por exemplo, são naturalmente mais resistentes às intempéries, portanto apresentam maior durabilidade.
Mas cuidado, porque também há no mercado um Cumaru “comercial”, que é de segunda linha. Assim como o Pinus, por exemplo, pode apresentar vários problemas que interferem na vida útil e na estética do deck.
Confira vídeo sobre deck de madeira em Cumaru
Estes e alguns outros tipos de madeira podem apodrecer, inchar, despedaçar, desbotar e até retorcer. Opte apenas por madeiras nobres com tratamento prévio que aumenta ainda mais seu tempo de vida.
Atenção aos encaixes e sistemas de fixação
Outro ponto que deve ser analisado é a forma como as ripas são encaixadas. Tenha em mente que quanto menos emendas, melhor.
Por isso, quanto maiores as ripas, menos encaixes, contribuindo para a segurança e beleza do seu deck de madeira.
O encaixe ou emendas, por sua vez, devem ser feitas com pinos galvanizados, que é o que há de mais moderno no mercado.
Além de mais resistentes, não ficam pregos nem parafusos aparentes – que costumam se soltar e ainda podem machucar os pés de crianças ou, dependendo da altura, até causar tropeções.
Lembre-se que, quanto melhor o material empregado, menos manutenção será necessária. Um deck de madeira bem elaborado valoriza esteticamente qualquer arquitetura e também agrega valor econômico à residência.
Analise a forma de instalação
Se você quer um produto de qualidade, pense bem na instalação. Um deck de madeira corrida necessita de mão de obra especializada, mas não esqueça que a empresa deve se responsabilizar por qualquer falha.
Por isso, opte por quem oferece equipe altamente qualificada, que se mantém atualizada e já tem larga experiência no mercado.
Já os decks modulares de madeira são o contrário: eles não precisam de mão de obra especializada para sua instalação. Eles são produzidos sobre uma base plástica que garante a sustentação das réguas.
Essa mesma base promove um isolamento das peças, impedindo o contato direto com a água, mas permitindo que ela escoa livremente, sem se acumular.
Verifique as condições do solo
O ideal é que o deck de madeira não seja instalado diretamente sobre o solo, ainda que ele seja fixado garrotes. O ideal é que haja um contrapiso de cimento nivelado e drenado.
Por outro lado, caso o terreno seja em declive ou aclive, é necessário fazer um nivelamento prévio para a colocação do deck.
Se houver necessidade de instalar o deck modular diretamente no solo a recomendação é que a grama do jardim seja retirada e a terra compactada para a colocação de brita zero.
Essa é uma solução ecologicamente correta, além de mais em conta, já que permite o escoamento natural da água.
Quando usar o deck de madeira corrida ou modular
Ambos podem ser utilizados nos mais diversos projetos em áreas externas ou internas. O deck modular oferece mais opções de tons e padrões, permitindo que você faça composições variadas de acordo com a sua criatividade.
Por outro lado, o deck de madeira corrida tem mais flexibilidade de uso, servindo para a produção de bancos e mesas, como revestimento de paredes, fachadas e muros, escadas, confecção de guarda-corpos etc.
O deck modular também pode ser usado em escadas e paredes, mas é preciso fixá-lo bem com parafusos e buchas. O deck modular pode ser desencaixado para mudar sua paginação ou ser reaproveitado em outros locais.
Confira algumas imagens de deck modular
[unitegallery Produtos_cobrire catid=9]
Valorização do imóvel no mercado
Um deck de madeira bem elaborado agrega valor ao imóvel – e não só esteticamente. Seu preço de mercado também pode aumentar de acordo com a qualidade do material empregado, a beleza do projeto e a responsabilidade ecológica na sua produção.
Por isso, pesquise sobre a empresa que vai fazer o serviço. A Cobrire participa do programa Amigo da Floresta, um programa da Iniciativa Verde de plantio e replantio de árvores nativas nas áreas de Mata Atlântica que já recuperou mais de 962 hectares de floresta.
Já tem o projeto do seu deck de madeira elaborado? Conte com a ajuda da equipe da Cobrire ou faça um orçamento sem compromisso!