Deck de madeira: onde colocar?
Quer deixar a decoração da sua casa ainda mais personalizada? Veja como aplicar o deck de madeira os mais diferentes ambientes e crie seu próprio projeto!
Para muitas pessoas, sair de um apartamento para morar em casa é um verdadeiro sonho. Ter um espaço só seu, montar jardim e área de lazer ao seu gosto, com o seu estilo, é um privilégio. E é justamente nessas horas de reforma que vários elementos decorativos surgem para impulsionar a criatividade. O deck de madeira, por exemplo, é um deles.
Bonito, sofisticado e cheio de personalidade, muita gente ainda não conhece todas as suas aplicabilidades. Afinal, será que o deck de madeira serve apenas para a área da piscina? Veja como usar – e abusar – de todo o charme desse item multifuncional.
Como é feito o deck de madeira?
Antes de mais nada, é interessante conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação do deck de madeira. Principalmente nos lugares de praia, é comum vermos vários decks feitos de qualquer maneira: cheios de emendas, com restos de madeira ou ripas reutilizadas, por exemplo.
A questão é que um deck de madeira de qualidade está longe disso. Quanto mais longas suas réguas, menos emendas. Quanto melhores seus fixadores, mais seguro e estável, com menos pregos aparentes, parafusos e cavilhas. Quanto mais nobre a madeira, mais durabilidade, beleza e valor agregado ao imóvel.
Veja algumas imagens de decks de madeira
[unitegallery Produtos_cobrire catid=1]
Deck modular, o que é?
Além do deck de madeira corrido, há também o deck modular de madeira. Ele é composto por peças menores, que se encaixam umas nas outras através de um sistema de fixação que dispensa mão de obra especializada.
Apresentado em vários padrões e tonalidades, podem ser dispostos de forma criativa, criando desenhos únicos e exclusivos. O deck modular também deve ser produzido com madeira de primeira linha, garantindo a qualidade, beleza e sofisticação que tanto valorizam os ambientes.
Veja algumas imagens em deck modular
[unitegallery Produtos_cobrire catid=9]
Onde usar o deck de madeira
Ambos os tipos de deck – corrido e modular – podem ser utilizados nas áreas externa e interna de residências, empresas, clubes, condomínios, restaurantes, lojas etc. Tudo vai depender do projeto arquitetônico e/ou paisagístico e da função que você quer que ele tenha, claro.
O deck é muito utilizado em áreas de piscina e demais áreas molhadas graças à suas características antiderrapante e antitérmico. Por isso, ele também pode ser colocado forrado pisos de varandas, sacadas e terraços ou qualquer outro local que fique exposto ao tempo.
Lembre-se, no entanto, que a durabilidade do deck de madeira está diretamente relacionada à forma como é produzido. Opte sempre por madeiras de primeira linha tipo exportação, como Cumaru e Itaúba, que têm muito mais resistência natural. E isso vale para qualquer tipo de projeto.
Nesse vídeo você verá a aplicação de deck de madeira na piscina
Destaque elementos do jardim
Mas muito se engana quem pensa que o deck de madeira se restringe às áreas molhadas. Cada vez mais ele é utilizado no paisagismo para destacar elementos do jardim.
Assim, é possível utilizá-lo para criar caminhos por entre as plantas, como pontes suspensas sobre lagos e espelhos d’água, para criar ilhas de convivência, como forração de pisos de pergolados, quiosques e gazebos, forrar cachepôs e fontes d’água, e até para produzir tampos de mesa e bancos de jardim e detalhes em muros e paredes.
Para quem quer criar um espaço íntimo personalizado, o deck para hidro-spa deixa qualquer ocasião muito mais especial. O deck pode ser construído com iluminação embutida nos degraus, por exemplo, criando um clima ainda maior de relaxamento.
Com toda a sua versatilidade, o deck de madeira não agrega valor apenas nas áreas externas. Muito pelo contrário, ele entra em casa dando um toque todo especial a vários ambientes.
Do box a áreas da sala que merecem ser destacadas, o deck de madeira pode ser usado ainda para aquecer ambientes cujo uso de materiais dá certa frieza à decoração é o caso dos chamados pisos frios, como porcelanatos, lajotas e cerâmicas, que podem ser facilmente cobertas por qualquer tipo de deck.
O deck modular, por outro lado, traz a vantagem de poder ser retirado e reaproveitado em qualquer lugar. Assim, ele é uma ótima solução para imóveis alugados e também para reformar alguns espaços sem quebra-quebra.
Bastam algumas placas e pedras decorativas, por exemplo, para dar cara nova a varandas e jardins internos, de forma prática e muito charmosa.
Aproveite ainda o deck de madeira para criar outros espaços diferenciados, como jardins verticais e paredes forradas no quarto, sala ou qualquer outro cômodo queira transmitir conforto e intimidade.
E então, pronto para agregar valor à sua casa com os decks de madeira? Conheça os modelos da Cobrire e descubra qual se encaixa melhor no seu projeto!