Na dúvida para fazer seu pergolado com plantas? Veja o que escolher primeiro e confira 5 dicas incríveis para não errar!
Há projetos belíssimos de pergolados de madeira com plantas e que são bem funcionais, apesar de não impedirem a chuva. Mas na hora de planejar a dúvida comum é: escolher primeiro a planta que quer colocar ou fazer primeiro o pergolado?
Com as plantas trepadeiras certas, é possível ter um pergolado de madeira maravilhoso e bastante funcional. Esse é um recurso bastante utilizado em condomínios de luxo para criar ambientes diferenciados pela área comum e também em residências para agregar valor à área externa.
E não é preciso ser paisagista para ter um pergolado com plantas de causar inveja aos mais exigentes. Vem com a gente descobrir todos os segredos!
Qual o primeiro passo: pergolado ou planta?
Nenhum dos dois! Isso mesmo, o primeiro passo é definir a funcionalidade do pergolado, entre elas o tipo de cobertura pretendida.
O pergolado com planta pode ter uma função meramente estética, criando um volume colorido em meio ao jardim. Nesse caso, a escolha da planta trepadeira que vai fazer a cobertura é mais livre.
Isso porque há várias espécies que são lindíssimas, mas podem apresentar alguns inconvenientes. Um exemplo é o amor-agarradinho, (Antigonon leptopus), que atrai abelhas, ou mesmo a popular primavera ou Bougainville (Bouganinvillea spectabilis) que tem espinhos que em alguns casos podem incomodar os usuários.
Por outro lado, é a funcionalidade escolhida para o pergolado que influenciará várias decisões, como as dimensões do ambiente e, por vezes, a forma da própria estrutura.
A escolha é sua
Já se o pergolado for habitado com mais frequência as plantas devem ter outras características. Dois pontos de atenção é que não sejam muito pendentes, para não atrapalhar a circulação, e que fiquem bem fechadas com o tempo.
É o caso de pergolados usados como área gourmet, sala de estar ao ar livre, área de piquenique ou como sombra para a piscina.
Mas, na verdade, de um modo geral não faz muita diferença escolher a trepadeira ou projeto do pergolado primeiro. Alguns paisagistas preferem determinar primeiro a espécie vegetal, para, então, criar um projeto específico para ela.
Nada impede, no entanto, de escolher a espécie que melhor se encaixa no projeto já escolhido do pergolado. De uma forma ou de outra, é interessante considerar algumas dicas.
5 dicas para escolher a trepadeira mais adequada
Há uma quantidade incrível e maravilhosa de plantas trepadeiras para pergolados e algumas delas já são a própria decoração. De acordo com a função que você quiser, vale a pena ficar atento a estas dicas:
1 – Se a intenção é exuberância, a trepadeira jade (Strongylodon macrobotrys) pode ser uma ótima opção. Mas ela tem o efeito contrário à sete-éguas, ou seja, suas flores caem em fartos cachos para dentro do pergolado, assim como glicínia (Wisteria sinensis).
Como isso pode atrapalhar a circulação, o ideal é que sejam utilizadas em pergolados com o pé direito mais alto do que o padrão. Este, então, é um caso em que a planta deve ser escolhida antes do pergolado, fazendo um projeto que permita o efeito estético desejado;
2 – Quem quer uma boa cobertura pode apostar na primavera. Seus galhos ficam bem entrelaçados, provendo uma sombra bem uniforme. Fica ótima em pergolado garagem ou mesmo para pergolado gourmet. Neste último caso, no entanto, é preciso mantê-la bem aparada por causa dos espinhos;
3 – Para um visual romântico, com flores pendentes, a jardim-dos-poetas (Jasminum polyanthum) cria um efeito exuberante. A branca é a mais conhecida, mas há também vermelhas e rosas. Ficam ótimas em pergolado redário ou para um chá da tarde;
4 – Quando a ideia é que de longe o pergolado já chame bastante atenção, as trepadeiras com flores que nascem na parte superior são perfeitas. Lá dentro, apenas os galhos são vistos. É o caso da sete-léguas (Podranea ricasoliana), por exemplo;
5 – A alamanda (Allamanda Cathartica), por sua vez, é fácil de cuidar, tem crescimento rápido, dá flores o ano inteiro e também tem ótima cobertura. No entanto ela é tóxica, por isso deve ser evitada por quem tem crianças e pets.
Valorize seu investimento desde o início
Quem quer um pergolado em casa sabe bem o valor de investir no que é seu. Por isso procure apenas empresas especializadas e não esqueça de sempre pensar na funcionalidade do pergolado antes de começar o projeto.
Vários detalhes devem ser levados para o construtor, principalmente se houver impacto no peso da estrutura. É o caso de fechamento com vidro, colocação de redes, balanços suspensos, etc. Mesmo que a colocação não seja imediata, o projeto inicial deve considerar estes acessórios.
Que tal aproveitar a Primavera para incrementar ainda mais o seu jardim? Conheça agora estas 8 dicas para deixar seu pergolado sempre florido!