Quer criar espaços privilegiados na casa com platibanda e deixar o visual mais sofisticado? Veja como fazer o pergolado de madeira perfeito!
A casa com platibanda tem um visual moderno e bem clean, seja em uma estrutura reta ou curvilíneas. Esse arrojo visual é um recurso largamente usado na Arquitetura, mas não tem uma função apenas estética. Ele também é uma solução que torna a obra mais rápida e barata do que um telhado tradicional.
A questão é que casas com platibanda – também conhecida como telhado plano ou embutido – não costumam ter varandas ou amplas áreas sombreadas ao ar livre, justamente por conta das características desse tipo de acabamento.
Mas então como fazer para não perder a funcionalidade das áreas externas e manter uma área de lazer sombreada?
O que muita gente não sabe é que mesmo a casa com platibanda pode ter um belíssimo pergolado de madeira.
Pergolado de madeira combina com casa com platibanda?
Uma dúvida recorrente é em relação ao match no décor, já que a casa com platibanda geralmente tem um estilo bem moderno e clean. Exatamente por isso o pergolado de madeira cria um diferencial estético, dando um contraste charmoso e sofisticado.
Visualmente, a madeira não “aquece” a alvenaria, que como não conta com a cerâmica do telhado como contraponto natural, acaba dando um aspecto muito frio à construção.
Para evitar que a residência fique com um clima muito impessoal, geralmente o projeto prevê a colocação de materiais naturais como contraponto, como painéis de madeira, plantas e pergolados de madeira.
Como fazer pergolado na casa com platibanda
O pergolado de madeira na casa com platibanda pode ser colocado normalmente como solução estética e funcional em qualquer lugar.
Na área de lazer, por exemplo, é possível fazer um pergolado piscina, pergolado gourmet ou pergolado churrasqueira, além de sala de TV ao ar livre, estar ou home office.
No entanto, justamente para dar mais aconchego à casa com platibanda e quebrar um pouco essa aparência “dura”, muitas vezes o pergolado de madeira é colocado na fachada – para proteger a entrada ou como garagem – ou junto à parede da casa na parte de trás, aumentando a área útil.
Principais problemas do pergolado na platibanda
Devido às características desse tipo de Arquitetura, é preciso cuidado ao fazer o pergolado na platibanda, porque alguns problemas podem ocorrer.
- Vazamentos e infiltrações
Se não for muito bem elaborado e executado, o pergolado na platibanda pode acabar com vazamentos e infiltrações. Além de uma baita dor de cabeça e decepção, porque o problema pode atrapalhar e até inviabilizar o uso do local, dependendo da dimensão pode significar uma perda do investimento.
Calhas, rufos e condutores precisam ser muito bem colocados e ter a vedação muito bem-feita. A madeira tem um movimento natural de acomodação com o tempo, que precisa ser calculado no projeto, caso contrário esse deslocamento da platibanda pode trazer problemas.
- Escolha da cobertura
Esse é outro ponto importante, porque placas rígidas não acompanham esse deslocamento da madeira. É o caso da cobertura de vidro, por exemplo. Com o tempo e a acomodação do pergolado, elas tendem a se desencostar, aumentando o risco de goteiras e vazamento.
O ideal é uma cobertura trapezoidal, cujas placas possam ser sobrepostas. A Pergotelha, por exemplo, além de ter canaletas que direcionam a água da chuva mais facilmente para a calha, são feitas sob encomenda e não têm emendas no comprimento.
Assim, o risco de vazamento é praticamente inexistente, mesmo com a acomodação da madeira.
- Falta de espaço para a cobertura
Uma situação comum é a falta de espaço para a cobertura passar por baixo da platibanda ou do beiral. Nesse caso, é preciso adotar uma solução estratégica, fazendo com que a cobertura do pergolado acabe nesse beiral.
Depois basta fazer um rufo para direcionar a água da chuva que cai da platibanda para cima do telhado, vedando todo o conjunto e evitando infiltração.
- Pergolado alto demais acompanhando a platibanda
Outro caso comum é que quando a platibanda da casa é alta, o pergolado acaba ficando muito alto também.
Nesse caso, o problema é que o ambiente interno do pergolado de madeira fica desprotegido, aumentando a incidência de sol, de chuva e de vento.
O ambiente perde o conforto térmico, mas também em aconchego, uma das maiores características da estrutura. Visualmente, o conjunto perde em harmonia e, fisicamente, em conforto.
O ideal, então, é fazer o pergolado mais baixo, na altura da viga da parede para a cobertura ficar encaixada por baixo da platibanda. Se não for possível, a cobertura deve terminar na platibanda, fazendo o acabamento com o rufo como foi dito anteriormente.
Por tudo isso, tome cuidado com quem vai fazer o pergolado, porque a empresa ou o profissional precisa ter a experiência necessária para encontrar soluções que agreguem valor ao imóvel, criando novos ambientes aconchegantes e funcionais.
Aproveite para saber mais sobre a construção de pergolados descobrindo o que é melhor: coluna aterrada ou pinada?