Quer uma área de lazer completa? Veja como ter fogão a lenha no pergolado de madeira e aproveitar muito mais as horas de folga com a família!
A gente sabe que qualquer cantinho de churrasqueira sempre tem um forno de pizza, mas e fogão a lenha no pergolado de madeira, será que pode? Como a estrutura é maior, muitas vezes de alvenaria, e também gera bastante calor, é comum haver essa dúvida.
E é até bom ela existir, caso contrário, alguns cuidados importantes não seriam tomados. Afinal, ter um pergolado gourmet perfeito não é trabalho para qualquer curioso.
Veja como ter esse luxo do campo no pergolado e ainda aproveitar o calor da comida gostosa no fogão à lenha para aquecer o ambiente no inverno!
Defina o material do fogão a lenha no pergolado
Há vários modelos de fogão a lenha no mercado: de barro, concreto, alvenaria, ferro forjado ou ainda os pré-moldados.
Defina o que melhor tem a ver com a proposta arquitetônica da área de lazer e anote todas as suas medidas. Elas serão importantes para encontrar o melhor local para a instalação do fogão a lenha no pergolado.
O que fazer primeiro, o fogão a lenha ou o pergolado?
Essa dúvida é bastante comum também quando o assunto é a construção de churrasqueiras. No caso, a orientação é a mesma: de uma forma geral, é mais fácil adaptar o pergolado ao fogão a lenha do que o contrário.
Quando o fogão a lenha já está pronto, o pergolado pode ser construído de forma a encaixar a passagem da chaminé entre as travas de madeira.
Mas se essa não for a opção, e o pergolado for construído antes, não tem problema. É preciso apenas definir com precisão o local do fogão a lenha no pergolado para que a passagem do duto nas travessas já esteja prevista no projeto.
Como escolher o melhor lugar para o fogão a lenha no pergolado
Esse é um dos motivos pelos quais a definição do lugar do fogão a lenha no pergolado é muito importante. A colocação errada pode prejudicar a convivência no local, atrapalhar a circulação das pessoas, gerar fumaça em excesso, deixar o pergolado quente demais ou mesmo gerar acidentes.
É interessante fazer um estudo prévio do local para determinar alguns fatores, como a direção mais comum que o vento sopra, o local mais arejado para evitar um superaquecimento do ambiente do pergolado, a passagem segura das pessoas sem risco de queimaduras, uma boa circulação para o manuseio das panelas, etc.
Atenção especial à chaminé
A chaminé do fogão a lenha no pergolado merece atenção especial. A junção dos dutos deve ser muito bem vedada, evitando a saída de fumaça ou o seu retorno para o ambiente. Além disso, a vedação adequada também melhora a performance do fogão.
A chaminé deve ser instalada antes da cobertura do pergolado. A cobertura de vidro, por exemplo, não permite recortes. Por isso, se ela já estiver instalada, terá que ser descartada para a produção de uma nova cobertura de vidro com as novas dimensões.
Por outro lado, a cobertura do pergolado de madeira precisa envolver a chaminé, porém os rufos precisam estar muito bem vedados, caso contrário escorrerá água quando chover.
Conheça mais sobre os diferentes tipos
A chaminé é um dos itens mais importantes do fogão a lenha no pergolado, por isso é interessante conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de chaminés antes de escolher:
Esmaltada – são feitas de aço com cobertura esmaltada. Uma das vantagens é acompanhar a cor do fogão, harmonizando esteticamente o ambiente do pergolado. Também tem ótima durabilidade;
Alvenaria – Deve ser feita por um especialista, projetada de forma que não permita a entrada de ar no percurso e mantendo um duto de cerca de 11 cm. Além disso, a altura mínima deve ser de 3 metros;
Galvanizada – Apesar do melhor custo benefício, tem durabilidade reduzida, principalmente nas regiões litorâneas, por causa da maresia. A média de vida útil fica em torno de 2 anos, dependendo do uso e do local de instalação;
Aço inox – Considerado um material nobre, tem alto brilho e boa durabilidade.
Cuidados extras com o fogão a lenha no pergolado de madeira
- É muito importante que a chaminé esteja de acordo com a capacidade e o tamanho do fogão a lenha. Além de oferecer mais segurança durante a cocção, essa adequação também evita alguns problemas, como perda da peça em função de sua incapacidade de suportar altas temperaturas, o acúmulo de sujeira e até o retorno da fumaça para o ambiente, que é o mais comum;
- Evite objetos muito baixos próximos ao fogão e que possam fazer uma pessoa tropeçar e acabar se apoiando no próprio fogão e esbarrar em uma panela, por exemplo;
- Evite instalar o fogão a lenha no pergolado próximo a correntes de ar muito fortes, que podem levar fagulhas para o ambiente ao redor;
- Mantenha sempre o chapéu da chaminé, ele é essencial para evitar a entrada água no duto e, consequentemente, no fogão a lenha;
- Evite materiais inflamáveis no piso e nas paredes ao redor do fogão a lenha, evitando possíveis acidentes;
- Priorize pisos antiderrapantes, evitando escorregões na área próxima ao fogo;
- O ideal é que a saída do joelho ou curva do duto deve ter sempre uma inclinação de 5º.
Ter um pergolado com fogão a lenha é um charme em qualquer época do ano, criando ainda mais as possibilidades de ocasiões especiais com a família e os amigos.
Aproveite para saber 7 dicas para seu pergolado com churrasqueira e deixe sua área de lazer completa!