Descubra como agregar mais valor estético e funcional ao seu pergolado aproveitando ao máximo as vantagens do painel de madeira!
Você sabia que o painel de madeira no pergolado é hoje um dos recursos mais queridinhos de arquitetos e designers? Não é para menos, a solução é funcional, bonita e ainda oferece modelos que podem variar tanto em relação ao gosto pessoal quanto à sua utilidade.
Na verdade, o painel de madeira é um acessório muito conhecido por causa do jardim vertical, uma tendência absoluta para varandas, sacadas, pergolados e áreas externas em geral.
No entanto, o painel de madeira tem muitas outras formas de uso. Aqui nós vamos mostrar apenas algumas delas, porque o limite é a sua criatividade e bom gosto.
Painel de madeira deixa o pergolado mais robusto
Uma das principais aplicações do painel de madeira é, justamente, levar mais madeira para o pergolado. Assim como em qualquer outro ambiente ou decoração, quanto mais madeira, mais valorizada a peça ou o mobiliário.
Como o painel de madeira também é feito com madeiras nobres, o resultado é um espaço mais aconchegante, mais sofisticado e elegante.
Entretanto essa é só a parte estética, que acompanha todas as suas aplicabilidades.
Divide ambientes tornando o espaço mais íntimo
Especialmente em pergolados ou espaços muito amplos, o painel de madeira é uma excelente forma de criar ambientes mais aconchegantes.
Hoje, com as medidas sanitárias trazidas pela pandemia, por exemplo, o painel de madeira é um excelente recurso em pergolados utilizados como restaurantes, bares e áreas gourmet de condomínios.
O acessório pode ser usado para criar ambientes mais reservados, ao mesmo tempo em que mimetiza divisórias de acrílico entre as mesas, por exemplo.
As mesas ganham mais privacidade, o clima fica mais intimista e convidativo, e as medidas sanitárias de distanciamento são preservadas com muito estilo e requinte.
Por outro lado, as peças também podem ser colocadas para demarcar um espaço de estar de um home office, ou ainda para preservar o cinema em casa em um pergolado multiuso, por exemplo.
Barra o excesso de luminosidade com muito estilo
Um outro uso bastante frequente do painel de madeira é quando o sol atrapalha o uso do pergolado, invadindo o espaço e tornando o ambiente desconfortável.
Nesse caso, o painel de madeira pode funcionar como uma parede, uma barreira contra o excesso de luminosidade, mas deixando o ar passar. O ambiente ganha uma claridade gostosa e ainda fica fresquinho, além de muito bonito quando combinado com o forro de bambu.
Como o painel é formado por frestas, a proteção não chega a 100% contra a chuva, por exemplo. Por isso, se o espaço estiver em uma posição que o mau tempo se tornar realmente um incômodo, o ideal é fazer o pergolado fechado com vidro.
Ainda tem mais: além disso, o painel também evita os olhares curiosos do vizinho ou de quem passa na rua, preservando a intimidade do pergolado de um jeito elegante e sofisticado.
Esconde o que não deve ser visto
Outra vantagem do painel de madeira é esconder o que não deve ser visto, como instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo. Afinal, ninguém gosta de condutores aparecendo na área de lazer.
Os painéis de madeira também podem ser utilizados para esconder outros ambientes, como uma dispensa, um corredor lateral da casa, a lavanderia, as dependências de funcionários ou ainda aquele quartinho da bagunça.
Assim, é possível utilizar o painel de madeira para tirar do campo de visão tudo o que pode estragar a decoração da área de lazer.
Deixa a natureza mais pertinho
Não é à toa que o jardim vertical com painel de madeira faz tanto sucesso. Além de tornar o ambiente ainda mais bonito por causa do contraste do verde das plantas com a madeira, ainda deixa a natureza mais pertinho.
E hoje, mais do que nunca, todos sabemos que o contato com a natureza é um verdadeiro remédio, um caminho para uma vida mais saudável para o corpo e a mente.
Não há limites para a quantidade de jardins verticais que você pode ter pela casa. Além do próprio pergolado, eles ficam lindos em muros, paredes internas, por exemplo.
É preciso apenas tomar cuidado para a escolha das espécies ser de acordo com o ambiente em que elas vão ficar.
Atenção ao acabamento do painel de madeira
Entretanto é preciso planejar direitinho a colocação do painel de madeira. Como ele é vazado, cria privacidade, mas não chega a bloquear totalmente a visão de um lado para o outro.
Por isso, o ideal é caprichar na decoração de ambos os lados. Isso não quer dizer, no entanto, que é preciso colocar dois painéis de madeira, um de cada lado.
Basta um painel, mas ele deve ter estrutura e acabamento perfeitos dos dois lados: dentro e fora do ambiente.
Além disso, como parte da estrutura do próprio pergolado serve como uma espécie de moldura para o painel, isso também agrega valor ao mesmo tempo em que gera economia de material.
Qual modelo é o melhor para a sua área de lazer?
O painel de madeira é feito sob medida, então a peça vai sempre se encaixar certinho no espaço que você tem. Essa é uma grande vantagem, porque significa que cada peça é única e não há desperdício de material.
No entanto, é muito importante escolher o modelo certo – e há uma boa variedade deles. Imagine, por exemplo, que o seu objetivo é barrar o excesso de sol.
Nesse caso você precisa de ripas mais próximas, fazendo um painel mais fechado, porque a distância entre as frestas também depende do modelo que você escolher.
Então nesse caso específico, o ideal é o painel de deck. Conheça esse e outros modelos mais de perto.
Painel de deck
O painel de madeira de deck é o modelo que tem um espaçamento bem pequeno entre as réguas, com frestinhas de cerca de 5 milímetros apenas. É bem fechado e muito bonito, por isso é perfeito para quem quer barrar o máximo da luz do sol.
No painel de deck são usadas réguas de deck com 2 metros de comprimento por 10 centímetros de largura.
Essas são as maiores réguas para deck de madeira do mercado e são as mesmas utilizadas no deck de piso da piscina ou do pergolado.
O painel de deck fica especialmente bonito quando o pergolado também tem piso de deck ripado. O efeito de continuidade faz o ambiente parecer maior, mais amplo, com uma sensação de que a madeira está subindo pela parede, emprestando um ar diferenciado à área externa.
Painel ripado
Geralmente o painel ripado é feito com ripas horizontais paralelas com 3 cm x 4 cm e vãos entre elas que podem variar de 4 cm a 1 cm – de acordo com o objetivo que você quer para o painel de madeira
O ideal, entretanto, é que a distância entre uma ripa e outra não fique muito grande para não ficar parecendo um estrado de cama.
Por isso, a recomendação é que o espaço nunca seja maior do que a largura da própria ripa. Assim, se ela tem 4 cm de largura, o vão máximo deve ser de também de 4 cm.
Esse, aliás, é o modelo que mais tem saída, porque, na verdade, é o modelo de painel de madeira mais versátil, podendo ser utilizados para várias funções e formas decorativas.
Painel com tábuas
Agora, se a ideia é dar um toque diferenciado ao pergolado, o painel com tábuas é o mais indicado. Como o próprio nome já diz, ele é produzido a partir de tábuas de vários tamanhos diferentes intercaladas, geralmente de 2 cm x 7 cm, 2 cm x 10 cm e 2 cm x 15 cm.
O espaço entre cada uma é de 1 cm, o que produz um efeito muito bacana e diferente.
Painel de treliça
Há ainda o mais tradicional de todos, que é o painel de treliça, formado por ripas em diagonal com uma intersecção entre elas. O tamanho dos vãos pode variar, mas geralmente são usadas ripas de 2 cm x 5 cm.
Além de ser o mais tradicional, o painel de treliça também acaba sendo o mais caro, porque a mão de obra é mais complicada e demorada. As ripas têm que ser cortadas em ângulo e ainda tem muita sobreposição de madeira, tornando o trabalho mais difícil.
Dicas para obter o melhor resultado
O painel de madeira é um item de acabamento, mas, independentemente do modelo escolhido é preciso ter alguns cuidados para obter o melhor resultado.
Um deles é em relação à distância entre os apoios. Como as madeiras são mais finas e delicadas, elas não têm estrutura para vencer grandes vãos.
Isso acontece porque, quanto mais fina, menos fibra a madeira tem. Então dependendo do espaço entre um apoio e outro, elas podem empenar, deixando o painel torto.
Por isso é preciso que o tamanho do vão seja adequado e a estrutura e a fixação sejam realmente boas para garantir um painel de madeira bonito, de qualidade e durável.
Afinal, a ideia é que o painel de madeira valorize o ambiente, seja interno ou externo, o que não vai acontecer se a peça for fabricada e/ou instalada de qualquer maneira.
Por isso, é preciso conhecimento e experiência para maximizar seu uso.
Quando a viga do pergolado tem que vencer um vão muito grande ou sustenta muito peso, por exemplo, os painéis de madeira podem ajudar a apoiar a viga.
Dessa forma o conjunto ganha em leveza e harmonia, já que a mesma madeira do pergolado é utilizada para fazer os painéis.
Assim, além de um recurso estético, o painel de madeira também é uma solução inteligente, bonita e eficiente para alguns projetos de pergolado.
Agora sim, você já sabe quase tudo sobre painel de madeira no pergolado. Para saber mais só falta mesmo buscar inspiração nos últimos trabalhos da Cobrire. Pelo Instagram você conhece vários deles e acompanhando nosso Blog recebe mais dicas como essa!