Muitas vezes na hora de construir não é possível ou não se quer remover algumas espécies de árvores nativas do terreno. Enquanto algumas são protegidas pela legislação, como o Ipê, o Pau Brasil e a Aroeira, outras podem estar em locais estratégicos ou mesmo terem valor sentimental para os moradores. Quando isso acontece na futura área de lazer, a solução é simples e sofisticada: um pergolado de madeira sem cobertura.
Na verdade, são muitas as vantagens do pergolado de madeira sem cobertura – e essa é apenas uma delas. Quando há uma árvore no espaço que se pretende fazer a construção, pode ser possível fazer um projeto que contemple o novo espaço sem que seja necessário fazer a remoção da planta.
Assim, algumas espécies de árvores podem ser mantidas, passando pelos vãos livres das travas do pergolado.
Quais os cuidados com o pergolado sem cobertura nesse caso?
No entanto, não basta fazer um “espaço” para que o caule da árvore passe – e, por isso, é preciso que o construtor seja uma empresa com larga experiência no mercado.
O primeiro passo é conhecer bem a espécie, sua idade e calcular seu crescimento. Dessa forma é possível criar um projeto que contemple espaços suficientes entre os vãos para que a árvore cresça sem danificar a estrutura do pergolado sem cobertura.
Este projeto personalizado deve considerar não só o crescimento da árvore, mas também a direção mais provável de movimentação em relação ao solo e à claridade, e também o crescimento das raízes.
Essas informações devem ser combinadas com o objetivo do pergolado para encontrar as melhores soluções funcionais e estéticas, gerando valor para a área de lazer e a residência como um todo.
Paisagismo enobrece ainda mais o pergolado sem cobertura
Quando o pergolado não terá funcionalidade nos dias de chuva, a estrutura não precisa ter cobertura. E são vários casos em que isso pode acontecer.
Um pergolado piscina, por exemplo, dificilmente é utilizado quando chove. Já um pergolado orquidário geralmente precisa ser aberto, justamente para que as plantas possam receber a dose ideal de sol, chuva e ar livre.
Vários tipos de ambientes de estar também não precisam de um pergolado coberto, bastando a sombra composta pelas travas de madeira para criar um clima bastante agradável.
Nestes casos, um paisagismo bem elaborado ajuda a criar ainda mais diferenciais, seja próximos a muros, em centros de terreno, anexos ao corpo principal da casa ou mesmo na piscina. Agregar árvores ao pergolado sem cobertura apenas o torna ainda mais especial.
Cobertura mista também é uma boa opção
No entanto, há casos em que há o desejo de manter a árvore, mas é preciso que o pergolado seja utilizado a qualquer momento. É o caso de um pergolado gourmet, por exemplo, que serve também para ampliar o estar da sala interna e ainda proporcionar sombra aos ambientes contíguos.
Nessas situações, a estratégia pode ser adotar uma cobertura mista. Ou seja, o pergolado pode ter uma cobertura nos espaços que serão usados mesmo com chuva, e travas livres no espaço de preservação da árvore.
A solução fica esteticamente adorável, diferenciada, sustentável, sofisticada e extremamente funcional.
Qual a melhor cobertura nesse caso?
Quando a ideia é cobrir apenas parte da estrutura, mantendo o restante como pergolado sem cobertura, um material bastante indicado é a Pergotelha.
Ela é um tipo de telha translúcida trapezoidal, produzida em poliéster reforçado com fibra de vidro, e quem tem ainda um insulfilm exclusivo que barra até 99% dos raios UVA e UVB e 90% da energia solar. Assim, além de mais saudável para quem está debaixo, ela é também mais fresquinha.
Mas não é só. A Pergotelha é feita sob encomenda, sem emendas no comprimento. Já o formato trapezoidal promove um encaixe perfeito em qualquer corte, porque as folhas se sobrepõem. Por outro lado, a telha é maleável, acompanhando o movimento natural da madeira.
Todas essas características fazem com que a Pergotelha faça uma composição perfeita em um pergolado de cobertura mista, favorecendo o corte perfeito e reduzindo o risco de goteiras e infiltrações.
Deck de madeira é o complemento perfeito
Por fim, é preciso também pensar no piso que complemente o pergolado sem cobertura ou com cobertura mista para a manutenção da árvore. O mais indicado é o deck de madeira, por vários motivos. Um deles é que pode contornar a árvore, abrindo espaço suficiente para seu crescimento presumido.
Por outro lado, desde que receba o tratamento adequado, pode ficar ao tempo, não aquece nem derrapa e ainda é agradável ao contato com os pés descalços, se for o caso.
Mas, como a chuva passa por entre suas frestas, o deck de madeira também favorece a saúde da árvore, que continua recebendo os nutrientes necessários do solo e da chuva, já que o piso não sufoca a terra.
Para completar, esteticamente é o complemento perfeito para qualquer pergolado de madeira e área de lazer, agregando valor ao conjunto.
Agora que você já sabe como ter um pergolado de madeira sem abrir mão da sua árvore, que tal a aproveitar e saber mais sobre os cuidados com o deck da piscina?