Veja como comprar e cuidar dos móveis na área externa e aumente a beleza e durabilidade da sua área de lazer em qualquer época do ano!
Ter uma área de lazer feita para qualquer época do ano não é uma tarefa difícil, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes. Comprar os móveis para área externa, por exemplo, deve ser um investimento muito bem pensado. Afinal, ninguém pensa em mobiliar a área de lazer apenas para um verão. Por isso, esse deve ser um investimento muito bem avaliado, inclusive quando o assunto é a manutenção.
Tradicionalmente o verão é uma estação chuvosa, principalmente no Sudeste brasileiro. Isso significa que, mesmo quando não é tão chuvoso como nesse começo de 2022, a alta umidade do ar pode estragar alguns materiais, ainda que fiquem sob algum tipo de cobertura, como um pergolado.
Portanto, é preciso pensar em dois critérios básicos para os móveis na área externa: durabilidade do material e um grau de sofisticação condizente com o ambiente.
Móveis para área externa devem fazer jus à área de lazer
Os móveis na área externa devem estar de acordo com a qualidade dos elementos que a compõem. Um pergolado de madeira é uma estrutura sofisticada, que pode abrigar as mais diversas funções. Então, independentemente do estilo da decoração, o mobiliário precisa “conversar” com o espaço.
Sofás, poltronas, chaises redondas, mesas e cadeiras, banquetas e poltronas suspensas costumam ser os itens mais procurados. Eles criam uma ambientação diversificada, acompanhando a multifuncionalidade inerente ao pergolado.
Já no deck de madeira da piscina, o ambiente costuma ser mais informal. Espreguiçadeiras e ombrelones, assim como mesinhas e cadeiras para petiscos, dão um toque descontraído. Mas devem também realçar a beleza de um deck de madeira perfeito, com réguas longas que enobrecem o local.
Assim, os móveis na área externa devem ser funcionais, mas de qualidade superior, de forma a beneficiar o conjunto como um todo, valorizando todos os ambientes da área de lazer.
Como manter o mobiliário sempre novo
Há uma quantidade bem variada de móveis para área externa em materiais bem diferentes. No entanto, nem todos podem ficar totalmente expostos às intempéries, seja o sol ou a chuva.
As fibras naturais, de um modo geral, têm baixa resistência quando ficam ao tempo. Na chuva ou com umidade do ar muito alta, elas tendem a encharcar e inchar.
Nesse caso, deve haver um cuidado extra para tirar as peças sempre que chover, estiver muito úmido ou serenar. Já com o sol as fibras ressecam e se retraem.
Esse movimento acaba reduzindo drasticamente a vida útil dos móveis na área externa. Para evitar que isso aconteça, é preciso evitar também que fiquem expostos aos raios solares por longos períodos de tempo.
Fibras sintéticas são mais resistentes
Já as fibras sintéticas são bem mais resistentes. Basicamente há quatro grupos delas: fibra sintética propriamente dita, tela sling, tricô náutico e corda náutica.
Estes dois últimos são 100% resistentes à água, inclusive a clorada, mas não devem ficar diretamente expostos ao sol por mais de duas ou três horas por dia. Por isso são perfeitos para pergolados, principalmente o pergolado piscina.
Já a tela sling e a fibra sintética, são totalmente resistentes ao sol e à chuva, por isso são muito indicados para o deck da piscina, por exemplo.
Mas atenção a um detalhe importante: o material da estrutura. Um dos mais resistentes é o alumínio. Há móveis de fibra sintética que são produzidos em aço ou ferro e que, portanto, têm a resistência às intempéries reduzida.
Manutenção deve ser levada a sério
Cuidar da manutenção é tão importante para manter a beleza e integridade dos móveis na área externa quanto do próprio pergolado de madeira e do deck.
Todas as madeiras, aliás, precisam de um tratamento inicial contra pragas, cupins e os danos causados pelo clima – e de manutenção periódica. E isso vale mesmo para as madeiras de primeira linha, as chamadas “de exportação”.
No caso de decks e pergolados de madeira, a primeira manutenção deve ser feita seis meses após a pintura inicial com verniz ou stain. Todo o produto antigo deve ser removido e aplicado pelos menos duas novas demãos. Depois dessa primeira manutenção, as demais podem ser feitas anualmente.
No caso dos móveis para área externa feitos de madeira, o procedimento é o mesmo. Já as peças em fibra sintética a manutenção é bem mais simples. Basta limpar com água corrente e sabão neutro em um pano macio para remover o excesso de sujeira e o mobiliário fica como novo mais uma vez.
Seguindo essas dicas você terá uma área de lazer pronta para qualquer época do ano e bem decorada, garantindo a melhor performance e durabilidade dos móveis na área externa.
Já sabe como cuidar dos seus móveis na área externa? Então agora aproveite para descobrir tudo o que você precisa saber sobre pergolado de madeira!