Que tal dar vida nova à fachada? Veja como alguns elementos decorativos podem transformar e deixar a frente de casa muito mais charmosa e atual!
Assim como nossas roupas são a forma como nos apresentamos ao mundo, a fachada é o cartão postal da casa. É através dela que seus convidados têm o primeiro contato com o seu lar e é ela também que ajuda a embelezar e valorizar a própria rua e a vizinhança.
Com o passar do tempo, no entanto, é comum a fachada acabar defasada em relação à decoração dos ambientes internos. Dificilmente o local é alvo de mudanças tão constantes quanto os demais ambientes.
Um dos motivos mais comuns é a aversão natural a reformas trabalhosas e demoradas. Mas resolver o problema pode ser bem mais fácil do que se imagina.
Com algumas escolhas pessoais bem orientadas, é possível marcar a decoração desse espaço com o seu estilo e dar vida completamente nova à fachada.
Veja alguns elementos decorativos que podem ser criados dando mais funcionalidade e conforto estético à frente da casa – sem necessidade de grandes intervenções.
1 – Crie um jardim na fachada
O jardim é sempre um elemento agregador de valor em qualquer estilo e tamanho de fachada. Se a urbanização local foi revitalizada, uma boa solução é integrar sua casa de forma harmônica com o entorno através de um jardim.
Se há pouco espaço horizontal disponível uma boa ideia é usar plantas trepadeiras e pequenos arbustos. Nas garagens laterais abertas, por exemplo, a dica é fazer um pergolado de madeira que abrigue o carro e sustente as plantas.
Outra ideia é usar plantas da própria região combinadas com grama. Alguns elementos, como um caminho de deck de madeira a partir do portão de entrada, também ajudam a agregar valor.
2 – Escolha um piso que valorize o conjunto
O piso certo também faz muita diferença para o efeito visual da fachada. Opte por materiais resistentes ao tráfego e às intempéries, mas preze pela estética.
Materiais nobres, como a madeira, sempre ajudam a valorizar o imóvel e dão conforto visual ao conjunto.
Aproveitando a ideia do caminho de deck no jardim, aproveite e coloque o piso também em madeira, por exemplo. A solução é bonita, sofisticada e durável.
3 – Mude a iluminação
Não esqueça que o novo visual também será apreciado à noite, quando, aliás, ele pode ficar ainda mais especial. Isso porque a iluminação certa pode transformar completamente o clima da sua fachada.
Use e abuse da iluminação indireta. Coloque spots voltados para as paredes, lâmpadas de LED entre as plantas, destaque volumes para dar um clima diferenciado à fachada.
Na varanda, luzes indiretas em arandelas, por exemplo, dão um toque aconchegante. E use sempre lâmpadas branco morno – deixe o branco frio para as áreas de serviço.
4 – Escolha os revestimentos de acordo com a umidade da região
Não adianta ver na casa de alguém e gostar, é preciso fazer escolhas bonitas e funcionais. Os revestimentos devem ser de qualidade e próprios para enfrentar as intempéries.
Se a umidade na sua região é alta, escolha materiais específicos para este tipo de clima. Assim você evita que tenham vida útil curta, ficando logo com a aparência de velhos. Há uma variedade muito grande que se adapta bem a qualquer estilo.
5 – Faça um mix de materiais e texturas rústicas
O rústico chique é uma grande tendência da arquitetura atual. Materiais como pedra, madeira, tijolos aparentes, ferro e vidro levam uma diversidade harmoniosa à fachada.
Ao mesmo tempo esses materiais remetem à natureza, dando a sensação de conforto e “aquecendo” paredes em tons frios, como branco, gelo e bege, por exemplo.
Uma boa solução é revestir trechos da fachada com pedra canjiquinha, por exemplo, agregando plantas de diversas alturas para dar a sensação de volume.
Guarda-corpos de madeira, jardineiras e painéis de bambu roliço dão o contraste, colaborando para a sensação de conforto e bem-estar.
6 – Tenha uma fonte ou lago artificial na fachada
A água é um elemento relaxante e sempre bem-vindo em fachadas. Ela pode estar presente em um lago artificial ou em uma fonte. O barulhinho da água corrente, por exemplo, é relaxante e remete quase que imediatamente a paz e tranquilidade.
Mas lembre-se, nada de exageros. Cada elemento deve ser proporcional ao tamanho da fachada e à mensagem que você deseja passar.
7 – Faça um pergolado na fachada
Fachadas lisas, muito retas, sem varandas ou com área pequena de entrada são totalmente transformadas com um pergolado de madeira.
A estrutura pode ser feita de diversas formas: unido à fachada em si, criando uma espécie de varanda; na lateral, para abrigar o carro ou proteger o caminho até a porta de entrada; ou ainda no jardim da frente, como uma área de descanso ou para abrigar plantas.
Há muitas possibilidades, com projetos personalizados de acordo com cada estilo e fachada. O importante é deixar o imóvel renovado, mais valorizado economicamente e refletindo o seu jeito de viver.
Já conhece todos os modelos de pergolados da Cobrire? Acompanhe nossos trabalhos mais recentes pelo Instagram e venha conversar com nossos artesãos! Juntos vamos encontrar a solução ideal para você!