5 erros mais comuns em paisagismo (Parte II)

paisagismo

Veja como construir ou reformar sua área de lazer sem cair nos erros de paisagismo mais comuns e valorize seu investimento!

Na hora de construir, reformar ou simplesmente dar um visual novo à área de lazer, alguns equívocos são bastante comuns. No post anterior nós listamos 7 dos erros mais comuns em paisagismo, muitas vezes por pura falta de informação ou atenção na hora do planejamento.

No entanto, eles não são os únicos. Há outros erros de paisagismo que também podem ser cometidos até mesmo por alguns profissionais. Por isso, informação e atenção nunca são demais na hora de projetar uma área de lazer totalmente funcional para as 4 estações.

Confira agora outros 5 erros de paisagismo que podem trazer dor de cabeça na sua área de lazer e veja como evitá-los!

 

1 – Erro de paisagismo grave: escolha da cobertura errada

pergolado de madeira com cobertura de policarbonato, forro de bambu
Linda área com com forro de bambu e cobertura de policarbontato

Planejar um pergolado de madeira para a área de lazer é com certeza um grande acerto: além da beleza da obra, é conforto garantido em qualquer época do ano.

Mas na hora de escolher a cobertura do pergolado é que muita gente erra. Alguns se deixam levar pela moda, outros por informações erradas. O que muita gente não sabe é que há muitos pergolados que acabam sendo mal aproveitados só por causa desse erro de paisagismo crasso.

O teto transparente é o maior exemplo. Tendência total quando o assunto é pergolado, é preciso atenção ao tipo. Vidro e policarbonato podem até ser a escolha mais comum, mas estão longe de serem as mais acertadas.

A verdade é que, apesar da beleza, são pouco funcionais. Isso porque ambos agem como verdadeiras lupas, multiplicando o efeito dos raios solares e tornando o ambiente do pergolado ainda mais quente.

Por outro lado, como não têm calhas, ambos os materiais espalham a água da chuva de qualquer forma, criando um desconforto para quem está em baixo.

No caso do policarbonato há ainda o problema do barulho. E os dois materiais ainda ficam bastante sujos, demandando manutenção constante.

A saída, aqui, é optar pela Pergotelha, um tipo de cobertura totalmente translúcida que faz parte do Sistema Solar Plus.

Além de ter calhas para direcionamento da água da chuva, ainda filtram até 99% dos raios UV e deixam o ambiente até 6ºC mais fresquinho do que o vidro e o policarbonato.

Por isso, atenção à escolha da cobertura para não cair nesse clássico erro de paisagismo.

 

2 – Excesso ou falta de rega nas plantas

Um jardim bem produzido é um oásis para os olhos e ainda ajuda a regular a temperatura ambiente. No entanto, a escolha das plantas é muito importante – assim como o local em que ficarão e também a rega apropriada para cada espécie.

Para não errar, além do efeito visual é preciso levar em consideração a incidência de luz solar e o tempo de exposição de cada espécie. Esses fatores influenciam diretamente na frequência das regas, que podem se tornar excessivas ou raras demais.

Aqui, a dica é prestar atenção na etiqueta que acompanha cada espécie, além de considerar o tamanho que ficarão depois de adultas. Mas lembre-se: árvores muito grandes não ficam bem em área de lazer pequena.

Outra dica para um jardim bonito é criar jardineiras de alvenaria revestidas de deck de madeira com alturas e profundidades diferentes. Assim você cria uma sensação de volume muito bacana no jardim.

 

3 – Falta de definição de estilos

Fazer um mix de estilos na decoração é bastante interessante, mas eles devem conversar entre si. Além disso, um erro de paisagismo comum é fazer um estilo no pergolado ou na varanda totalmente diferente do restante da casa.

Lembre-se que ambos os locais devem estar em harmonia. Os móveis devem ser aconchegantes e os revestimentos ajudam a reforçar o estilo definido. Alguns elementos conversam com uma grande variedade de estilo, basta sabe usá-los. É o caso dos painéis de madeira, forros de palha e esteiras de bambu, por exemplo.

 

4 – Iluminação que não valoriza a área de lazer

iluminação em pergolado com forro
Faça a escolha certa na hora da iluminação

A iluminação é uma peça chave em qualquer área de lazer. Quando bem feita, ela valoriza o jardim e o pergolado e cria um ambiente aconchegante para receber os amigos a qualquer hora.

A dica é usar iluminação indireta e deixar a luz branca fria para áreas de serviço. As lâmpadas de LED são uma opção sustentável e bonita, que podem ser encontradas em diversos formatos, cores e intensidade.

 

5 – Erro na escolha da empresa para fazer o pergolado

Um dos piores e mais comuns erros de paisagismo é contratar qualquer suposto profissional ou empresa para fazer o pergolado, deck e painéis de madeira.

Não entregue sua obra na mão de curiosos ou de empresas iniciantes no mercado. Saiba valorizar seu investimento contratando uma empresa especializada, com larga experiência e vasto portfolio. Afinal, você não vai querer que sua área de lazer fique parecendo um puxadinho.

Um pergolado bem planejado e elaborado valoriza instantaneamente qualquer residência, cria diferenciais de mercado e proporciona uma área de lazer funcional nas 4 estações do ano.

Com essas dicas você vai passar longe dos erros de paisagismo mais comuns e ter uma área de lazer funcional e sofisticada, como você merece.

Os pergolados da Cobrire têm 30% a mais de madeira do que os da concorrência. Fale com um dos nossos especialistas, venha conhecer todos os projetos Cobrire e invista no seu conforto!

 

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento