Verão 2023: 7 Dicas para evitar o calor no pergolado de madeira

blog 7 dicas para evitar calor

Veja como driblar o calor do verão 2023 com 7 dicas para deixar o pergolado de madeira mais fresquinho!

O verão 2023 está prometendo altas temperaturas, e, pelo menos no Sudeste, com as já tradicionais tempestades no final da tarde. A estratégia então é investir em um belo pergolado de madeira para que a diversão role solta sem ninguém derreter por causa do calor.

Para ajudar você nessa missão bastante possível, nós vamos hoje dar sete dicas para evitar o calor no pergolado de madeira e aproveitar ao máximo toda a beleza da estação mais alegre do ano!

1 – Atenção à altura do pergolado de madeira

Pergolado de Madeira,Cobrire,Forro de Bambu,Forro de Palha,Ventilador de Teto,Painel de Madeira

A altura da estrutura tem grande influência sobre o calor no pergolado de madeira. Apesar de não haver uma regra padrão, é preciso entender alguns fatores que influenciam no conforto térmico.

Pode ser que em alguns espaços haja algum tipo de limitação de altura. Mas é preciso cuidado porque, se ficar muito baixo, o pergolado acaba criando uma sensação claustrofóbica, de opressão. E como o ar quente é mais leve que o ar frio, ele sobe. Ao mesmo tempo, a cobertura sempre retém calor.

 Então no pergolado de madeira baixinho, a tendência é as pessoas ficarem muito próximas ao ar quente, e o ambiente acaba sendo mais difícil de ventilar.

Por outro lado, o pergolado alto cria uma entrada muito grande de ar, mas também de sol (e de chuva). O ideal então é uma média de 2,5 m de altura, ligeiramente adaptados às particularidades de cada projeto.

2 – Use brises para regular a entrada de sol

Pergolado de Madeira,Cobrire,Forro de Bambu,Forro de Palha,Ventilador de Teto,Painel de Madeira

As brises são uma solução cada vez mais usada para evitar o calor no pergolado. Elas são os painéis de madeira ripados, que podem ter ripas móveis ou não. O visual fica maravilhoso, aumentando a sensação de um ambiente intimista. 

Mas as brises também são um recurso estratégico, barrando a entrada excessiva de sol em determinados pontos sem, contudo, barrar a entrada de ar. Assim o pergolado se livra do calor e ainda ganha um visual muito aconchegante e diferenciado.

3 – Fontes de calor 

Pergolado de Madeira,Cobrire,Forro de Bambu,Forro de Palha,Ventilador de Teto,Painel de Madeira

Essa é uma dica de ouro que, a princípio, deve ser considerada na hora do projeto: a escolha dos locais que abrigarão fontes de calor.

Isso significa cuidado ao escolher onde colocar fornos, churrasqueiras e fogões a lenha, porque podem impactar na sensação térmica de quem estiver próximo. 

O ideal, então, é procurar fazer a instalação sempre nos locais mais arejados, com atenção à direção mais comum dos ventos para que a fumaça e o ar quente não sejam jogados para os ambientes de estar.

4 – Cuidado com a cobertura

Pergolado de Madeira,Cobrire,Forro de Bambu,Forro de Palha,Ventilador de Teto,Painel de Madeira

Se o pergolado ainda está em construção ou vai colocar uma cobertura em um pergolado já pronto, a escolha pode impactar fortemente o calor no ambiente. Vidro e policarbonato fazem um efeito lupa, potencializando os raios solares e a temperatura no espaço. 

Mas já existe no mercado uma telha trapezoidal que está sendo considerada a evolução da cobertura para pergolado, que é a Pergotelha. Fabricada em poliéster reforçado com fibra de vidro, a Pergotelha traz em sua composição um insulfilm de alta performance que reduz até 90% da energia solar, deixando o ambiente mais agradável. 

Dependendo das condições climáticas e do espaço, a diferença de temperatura em relação ao filho pode chegar a 6°C, máxima alcançada em testes de laboratório.

Por outro lado, esse insulfilm também bloqueia até 99% dos raios UVA e UVB, então o espaço do pergolado também fica mais saudável para aproveitar o verão 2023.

5 – Colocar forro de bambu ou de palha

Pergolado de Madeira,Cobrire,Forro de Bambu,Forro de Palha,Ventilador de Teto,Painel de Madeira

Algumas fibras da natureza são isolantes térmicos naturais e a palha e o bambu são alguns dos mais eficientes. Por isso, a colocação do forro de bambu ou do forro de palha sob a cobertura do pergolado, também ajuda a dar mais conforto térmico ao local.

Ambos os revestimentos podem ser instalados sob qualquer tipo de cobertura, inclusive ajudando a melhorar a temperatura dos pergolados que já contam com cobertura de vidro ou de policarbonato. E o espaço ainda fica muito mais bonito e valorizado.

6 – Invista em toldos

Pergolado de Madeira,Cobrire,Forro de Bambu,Forro de Palha,Ventilador de Teto,Painel de Madeira

Os toldos também são uma solução charmosa e eficiente para driblar o calor do verão 2023. Há muitos modelos, materiais e cores, mas a dica é usar os retráteis. Quando encolhidos, eles ficam praticamente invisíveis rente à estrutura do pergolado, principalmente quando confeccionados em cor próxima à da madeira.

7 – Use ventiladores de teto

Os ventiladores de teto também podem ser instalados no pergolado para reduzir o calor no verão 2023. Além de serem uma alternativa sustentável, eles também são funcionais no inverno, puxando para baixo o ar quente que fica no teto quando estão na posição de exaustão.

A dica é escolher modelos com formas orgânicas, que valorizam ainda mais as linhas retas do pergolado de madeira. E alguns modelos ainda podem ter luminária acoplada, contribuindo para a iluminação noturna, e controle remoto, oferecendo mais conforto e praticidade.

Quer mais ideias para aproveitar o verão 2023? Então que tal fazer um churrasco sem deixar a fumaça incomodar? Clique aqui e descubra como!