Conheça os cuidados necessários para colocar pergolado na cobertura e descubra como contratar o construtor para evitar aborrecimentos!
Morar na cobertura é um sonho, mas se avistar a cidade das alturas é um privilégio, é preciso criar condições para aproveitar cada vez melhor esse espaço. Por isso, é comum as pessoas terem dúvida se pode colocar pergolado na cobertura da casa ou edifício.
O pergolado pode ser usado no terraço ou na cobertura do prédio criando um ambiente sofisticado e muito funcional. No entanto, é preciso ficar atento a alguns cuidados devido às características desse tipo de espaço.
Cuidados para colocar pergolado na cobertura: resistência ao peso
O primeiro passo antes de colocar o pergolado na cobertura é saber se a estrutura como um todo realmente suporta o peso extra. O ideal é consultar o especialista responsável pela obra, mas no caso de construções antigas ou edifícios nem sempre isso é possível.
Nesse caso, a solução é contratar um engenheiro ou arquiteto que consultará a planta baixa ou fará os devidos cálculos para ter certeza de que a instalação do pergolado é segura.
Esses cálculos precisam ser muito cuidadosos para não colocar em risco a estrutura como um todo nem prejudicar os apartamentos debaixo. Vale lembrar que, além do peso do pergolado em si, é preciso considerar também o peso da cobertura do pergolado, dos objetos, móveis e eletrodomésticos que vão compor o espaço e também do trânsito de pessoas que frequentarão o novo espaço.
Verifique a facilidade de acesso ao local
É muito importante analisar por onde os materiais passarão para chegar ao terraço. Deve-se considerar a largura das escadas e elevadores, o ângulo das possíveis curvas nas escadas do prédio para a passagem das vigas de madeira, tamanho das portas, etc.
Há casos em que o acesso só pode ser feito através do içamento do material pela parte externa do edifício. Assim, dependendo da altura e do local, como em andares muito altos de vias movimentadas, o valor desse tipo de serviço pode não compensar a colocação do pergolado na cobertura.
Atenção à força dos ventos
Uma característica comum aos andares altos são os ventos mais fortes. Dependendo da região, eles podem atingir altas velocidades durante os temporais de verão, por exemplo.
Dessa forma, o construtor precisa considerar a força dos ventos na hora de fazer o projeto do pergolado na cobertura, inclusive calculando a necessidade de reforço na estrutura – o que também vai influenciar no cálculo do peso.
Por uma questão de segurança, a Cobrire projeta condições especiais de travamento e fixação do pergolado na cobertura, em que parte da estrutura esteja sempre fixada em uma mureta ou parede.
Aspectos legais: o condomínio permite pergolado na cobertura?
Por fim, mas não menos importante, há as questões legais. É preciso saber se o regimento interno do condomínio permite a colocação de pergolado na cobertura.
Nesse caso, são vários os aspectos analisados. Se houver visualização da rua, e baixo para cima, por exemplo, o condomínio pode considerar alteração de fachada. A lei protege a harmonia constituída na edificação original do condomínio, o que faz com que tudo que for alterado na originalidade da construção, referente a fachada, seja proibido por lei.
No entanto, havendo alteração consentida, é preciso chamar um engenheiro para fazer a revisão das plantas e comunicar à prefeitura local. Por outro lado, há ainda a questão da cobertura do pergolado.
Se houver cobertura, o pergolado passa a ser considerado área construída, alterando a fração ideal. Assim, a construção do pergolado na cobertura vai precisar da aprovação da prefeitura e também da assembleia do condomínio.
Cuidados ao escolher o construtor
Todos os aspectos legais devem ser vistos antes de iniciar o projeto
do pergolado na cobertura. No entanto, não havendo empecilhos, também os cuidados na escolha do construtor também são muito importantes.
Ao ser feito por profissionais ou empresas com pouca experiência a construção do pergolado na cobertura pode gerar muita dor de cabeça e até prejuízo para o cliente. O espaço tem várias características que precisam de soluções específicas para não gerar gastos desnecessários.
Veja como escolher a melhor empresa:
- Pesquise a opinião dos clientes, busque a posição da empresa nos órgãos de defesa do consumidor e no Reclame Aqui, por exemplo. A Cobrire tem zero reclamações ao longo dos anos;
- Busque nas redes sociais, como o Instagram, e no site da empresa, obras já realizadas. Verifique a qualidade dos materiais, a opinião dos seguidores, a versatilidade dos projetos;
- Desconfie de preços muito baixos. Serviços bem feitos e materiais de qualidade são valorizados no mercado. Fuja daquele barato agora que sai caro lá adiante;
- Analise o grau de expertise no mercado. Veja se os conteúdos geram valor: só entrega soluções quem está seguro da qualidade dos seus serviços;
- Olhe o portfolio, analise obras prontas, verifique também a qualidade dos clientes. Quem valoriza seu investimento faz questão do melhor;
- Procure empresas consolidadas no mercado. A Cobrire – Construções em Madeira já tem mais de duas décadas como referência no setor.
Com essas dicas você vai ter um pergolado na cobertura com a qualidade que você quer com o respeito pelo consumidor que você merece.
Agora que você já sabe quais os cuidados para ter um pergolado na cobertura, aproveite para saber mais sobre os pergolados rooftop!