Bate sol demais na sua área de lazer? Descubra por que o pergolado alto não é uma solução e descubra o que fazer para acabar com o problema!
O verão já deu lugar aos dias mais agradáveis do outono, mas sempre que se pensa em pergolado de madeira é quase inevitável não pensar na estação mais quente do ano. E como os meses mais frios são a melhor época para fazer a obra com calma, aproveitando também os valores mais em conta da baixa temporada, é hora de desmistificar um dos erros mais comuns: o de que o pergolado alto é mais arejado.
Por que o pergolado alto não é mais arejado?
Essa é a impressão que se tem a princípio: que o pergolado alto tem mais entrada de ar e, portanto, torna o ambiente mais arejado. Só que não é bem assim, e há vários problemas em cair nessa verdadeira armadilha construtiva.
O primeiro deles é que quando o pergolado é alto, a incidência de sol e de chuva também é maior em seu interior porque o ambiente fica mais exposto às intempéries.
Além disso, esteticamente o pergolado alto também perde. Externamente ele fica pouco harmonioso, e, internamente, o ambiente perde aquela sensação de aconchego que torna o espaço tão especial.
Quando a cobertura é muito baixa, acaba acontecendo o oposto, claro. O ambiente se torna menos arejado e pode até parecer um pouco claustrofóbico.
Existe uma altura padrão?
Mesmo que existam projetos parecidos, não existe um caso idêntico a outro. Cada espaço, cada terreno e cada projeto tem suas particularidades, mas é preciso ter bom senso para chegar a uma determinada altura do pergolado que consiga um equilíbrio entre estética e funcionalidade.
Assim, embora não haja um padrão de altura predeterminado, a Cobrire convencionou uma medida que deve variar entre 2,10 m e 2,60 debaixo da viga. Assim é possível manter o pergolado fresquinho sem perder o conforto estético do ambiente.
Sempre que houver necessidade, no entanto, pode-se adaptar essas alturas, no entanto é preciso tomar cuidado para manter a sofisticação da construção tanto para quem vê quanto para quem usa.
Várias soluções também agregam valor ao pergolado
Por outro lado, há várias soluções que valorizam o pergolado de madeira, tornando-o mais bonito e funcional. Quando o problema é o excesso de sol, fazer o pergolado alto só vai fazer com que o interior fique ainda mais exposto.
Toldos
A colocação de toldos retráteis pode resolver o problema de forma elegante. Há vários modelos que barram o excesso de raios solares, mas deixam a luminosidade passar. E quando estão enrolados ficam praticamente imperceptíveis.
Painel de madeira
Outra solução sofisticada e que mantém a passagem de ar é a colocação de painéis de madeira estratégicos. Também há vários modelos, como os ripados e as treliças. Além disso, podem ser fixos ou móveis, correndo sobre trilhos, por exemplo, funcionando como brises.
Uma das vantagens é que a madeira extra dos painéis agregam ainda mais valor estético à estrutura, principalmente quando combinados com o piso em deck de madeira.
Ventilador de teto
Para quem quer um pergolado mais fresquinho, os ventiladores de teto também são uma ótima ideia. Nesse caso é bastante interessante já calcular a sua colocação no projeto original, justamente para contar com os acessórios no cálculo da altura em relação à viga.
Há modelos belíssimos, que além de eficientes ainda valorizam ainda mais as linhas retas das travas do pergolado. A dica é optar por modelos com pás em design orgânico, que além de ser tendência cria um contraste bastante interessante visualmente.
Revestimento natural
Os revestimentos naturais também agregam valor ao pergolado e ajudam a manter o conforto térmico. O forro de palha evita que o excesso de sol passe pela cobertura transparente, mantendo apenas uma iluminação natural difusa bastante agradável.
Já o forro de bambu tem as fibras um pouco mais espaçadas, criando um jogo de sombras mais definido e muito interessante. Dá um toque um pouco mais informal ao ambiente, mas também aumenta o conforto térmico e estético. Ambos os revestimentos são totalmente naturais e artesanais – e opções totalmente sustentáveis.
Dessa forma, você pode ter um pergolado de madeira fresquinho, pronto para usar em qualquer época do ano, sem precisar cair na armadilha de fazer o teto muito alto.
Você ganha em beleza e funcionalidade, sem abrir mão de ter um pergolado construído com expertise e a sofisticação que a sua área de lazer merece.
Quer saber mais sobre pergolado de madeira? Então aproveite para descobrir por que é tão importante fazer um check-list da construção!