O passo a passo do pergolado de madeira é importante para uma obra de qualidade. Cada etapa tem sua importância e colabora para que o todo saia perfeito.
Entender o passo a passo do pergolado de madeira é a primeira etapa para dar forma à área de lazer dos sonhos. Afinal, se esse ano não vai dar tempo de aproveitar a Copa do Mundo fora de época, o Natal e o réveillon de pergolado novo, o negócio é começar 2023 com o pé direito já organizando tudo para a obra.
Mas para tudo dar certo esse passo a passo é fundamental. Veja essas dicas de como fazer pergolado e comece a planejar sua nova área externa!
1 – Defina a função do pergolado de madeira
É importante definir antes da construção qual será a função do pergolado. Por exemplo, se for um pergolado gourmet ou um pergolado churrasqueira, o espaço deve ser pensado estrategicamente em relação à colocação dos eletrodomésticos e dos equipamentos de cocção.
Isso porque há áreas em que a fumaça pode atrapalhar os convidados ou entrar em casa ou ainda cervejeiras e a própria churrasqueira acabar pegando chuva, por exemplo.
Por outro lado, não adianta fazer um pergolado e depois resolver que ele será uma garagem se a distância entre as colunas não permitir um acesso confortável ao veículo, por exemplo.
Com a função definida é mais fácil entender a colocação do pergolado no terreno e outros itens, como a existência ou não de cobertura.
2 – Escolha o local de instalação
A escolha do local de instalação pode ser simultânea à definição da funcionalidade do pergolado, porque uma tomada de decisão pode influenciar a outra.
Mas quando escolher o lugar, considere o tipo de solo, a incidência de sol e até a vista que terá do local. Você pode aproveitar muito mais o pergolado de madeira quando ele é bem planejado.
3 – Calcule o tamanho de acordo com as suas necessidades
Pense em tudo o que será necessário ter dentro do pergolado de madeira. Faça uma lista das coisas básicas, anote algumas medidas e lembre-se de deixar espaço suficiente para uma circulação confortável.
Contabilize mesas, cadeiras, sofás, eletrodomésticos, bancadas, fornos, churrasqueiras, mesas de jogos, enfim, a decoração do espaço.
Como já falamos, um pergolado garagem, por exemplo, precisa de uma medição mais rigorosa. Calcule a abertura das portas e o acesso das pessoas, além da entrada tranquila do carro. Se for para dois carros, o espaço deve ser calculado com as portas de ambos abertas.
Assim, a função pode influenciar no tamanho do pergolado, então pense primeiro an funcionalidade.
4 – Defina a cobertura
Nem todo pergolado de madeira precisa de cobertura. Quando ele não é usado por pessoas em dias de chuva ela pode ser desnecessária. É o caso do pergolado piscina, pergolado fachada, pergolado plantas e do próprio pergolado garagem, por exemplo, quando as travas já podem fornecer sombra suficiente. Ou então pode ser feita uma cobertura verde, com plantas trepadeiras.
Mas se há necessidade de proteção contra a chuva, então a cobertura é necessária. Nesse caso, há três opções.
O vidro é a mais tradicional, cara e durável, mas suja muito e esquenta, por causa do efeito lupa. O policarbonato é mais barato, mas dura só cerca de cinco anos e faz muito barulho quando chove.
E há a Pergotelha, uma inovação tecnológica que já vem com insulfilm que barra 90% da energia solar e 99% dos raios UV, é translúcida e tem alta durabilidade. Só a garantia de fábrica é de dez anos.
Mas, de qualquer forma, a definição se haverá ou não cobertura deve ser feita no projeto do pergolado, porque ela impacta no peso da estrutura.
5 – Decida o piso do pergolado
No passo a passo do pergolado, a definição do piso é mais importante do que parece a princípio. Primeiro, porque é uma área ao ar livre, que vai receber umidade e, geralmente, acaba ficando molhada com a chuva.
Além disso, se for um pergolado gourmet, é grande a chance de haver respingos de água, molho e gorduras. Por isso, o piso deve ser antiderrapante e resistente à água.
Mas não esqueça que o piso também é importante esteticamente. Ele deve realçar a decoração, os móveis e utensílios. E quanto mais madeira, mais robusto e valorizado fica o conjunto.
Por isso o deck de madeira costuma ser a escolha de designers e arquitetos. Além de resistente, atérmico e antiderrapante, deixa o ambiente mais sofisticado e aconchegante.
6 – Faça o projeto do pergolado
Depois que você decidir essas questões, é a hora de colocar no papel. É muito importante fazer um projeto de pergolado de madeira bem elaborado, com todas as especificações.
Quanto mais detalhado for o projeto, mais fácil será alinhar expectativa e realidade, inclusive cobrando do construtor as soluções corretas.
Inclusive, as empresas mais experientes não costumam fazer um pergolado sem ter um projeto pronto, elaborado por um engenheiro ou arquiteto.
Mas você pode simplificar o processo e os custos com os projetos online da Cobrire. São vários modelos à sua escolha, em tamanhos diferentes e totalmente detalhados, da lista de materiais às especificações de fixação e encaixe. E a um valor bastante acessível.
Os projetos Pergolado Pronto e desConstruindo são adquiridos totalmente online e você recebe tudo em PDF, com imagens e croquis.
7 – Encontre uma empresa especializada
A última etapa do passo a passo é encontrar uma empresa especializada, porque você não vai querer deixar seu investimento nas mãos de qualquer um. Mas para encontrar a empresa certa tem outro passo a passo:
- Pesquise na internet as melhores empresas do setor;
- Veja o portfólio da empresa e a opinião dos clientes pelas redes sociais, como Instagram e Facebook;
- Procure por reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e sites especializados, como o Reclame Aqui;
- Conheça o histórico e o site da empresa, sua missão e visão, e seus diferenciais;
- Não se guie pelo preço, mas sim pela expertise dos profissionais.
A Cobrire é especialista em soluções em madeira, sendo líder no mercado de pergolados de madeira.
Aproveite para descobrir como fazer o check-list do pergolado e venha conversar com nossos artesãos para ter o pergolado de madeira dos sonhos!