Vai construir, mas não sabe se a cobertura para pergolado é necessária? Saiba tudo sobre o assunto agora!
O verão está só começando e ainda dá tempo de aproveitar muito os dias quentes em um pergolado de madeira. Mas conhecer bem a estrutura deve ser parte do planejamento, até para fazer um pergolado que corresponda à sua expectativa de uso. Uma dúvida comum é se a cobertura para pergolado é mesmo necessária em todos os modelos.
Como saber se a cobertura para pergolado é necessária?
Na verdade, tudo vai depender da funcionalidade pretendida. De um modo geral, os pergolados de madeira feitos para serem usados o ano inteiro devem, sim, ter cobertura.
Isso porque ela permite o uso da estrutura em qualquer clima, inclusive nos dias de chuva. Por outro lado, se a cobertura proporciona mais conforto térmico, ela também ajuda a proteger os elementos que estiverem no ambiente.
Assim, é possível pensar em alguns pergolados que realmente precisam ter cobertura, tanto para o conforto das pessoas e aumentar seus dias de uso quanto para proteção de equipamentos e móveis.
Veja alguns exemplos mais comuns:
- Pergolado cozinha de estar;
- Pergolado churrasqueira;
- Pergolado home theater;
- Pergolado home office;
- Pergolado home gym;
- Pergolado home bar;
- Pergolado gourmet;
- Pergolado varanda;
- Pergolado adega.
Quando o pergolado não precisa de cobertura?
Geralmente a cobertura para pergolado não é necessária quando ele não é usado com frequência ou quando ele é, basicamente, uma estrutura sazonal.
É o caso de um pergolado piscina, por exemplo, aquele que, exclusivamente, serve de área de sombra para quando o tanque está sendo usado.
Como, a princípio, o uso da piscina pressupõe dias de sol ou, pelo menos, sem chuva, muitas vezes apenas as travas de madeira são suficientes para fazer a sombra necessária.
Outro exemplo é o pergolado garagem. Muitas vezes a ideia é proteger o carro mais do sol do que da chuva, então ele não tem tanta necessidade de ter uma cobertura que impeça a água de entrar.
Os pergolados orquidário, pomar ou de plantas em geral também não costumam ter cobertura, já a ideia é justamente manter o ambiente aberto para que as espécies recebam a água na natureza livremente.
Atenção à diferença entre cobertura e forro
É muito importante entender a diferença entre cobertura e forro para pergolado de madeira. Essa é uma confusão comum, mas são coisas bem distintas.
Quando falamos em cobertura para pergolado, nos referimos ao telhado propriamente dito, que fica acima das travas de madeira. Ela pode ser de vidro, policarbonato ou Pergotelha, três tipos de teto transparente que é uma tendência consolidada na decoração.
No entanto, essas coberturas protegem contra a água da chuva, mas não impedem os raios solares de passar. Para isso é preciso colocar um revestimento entre a cobertura e as travas, como o forro de bambu ou de palha.
No entanto, como são fibras naturais, esses revestimentos precisam estar protegidos da umidade pela cobertura, caso contrário vão se deteriorar muito rapidamente.
Bamboo Out é solução contra o sol
A única exceção é o Bomboo Out, um tipo de forro de bambu que, apesar de natural, recebe um tratamento impermeabilizante que o torna mais resistente às intempéries.
Assim, o Bamboo Out costuma ser uma solução bastante usada em determinados casos, geralmente quando se quer a proteção contra o sol, mas não contra a chuva, já que ela passa pelas fibras de bambu trançado.
Um exemplo é o pergolado piscina. Como só é usado nos dias de som, o Bamboo Out fornece a sombra necessária. Quando chove, a água passa, mas não há problema se o local não precisa ser utilizado.
Nesse caso, também, não deve haver equipamentos, apenas móveis produzidos especificamente para ficarem ao tempo, como os de fibra sintética.
O Bamboo Out também é comumente utilizado no pergolado garagem, para aumentar a proteção do carro contra o sol, ou no pergolado rooftop, quando a ideia é apenas proporcionar uma área de sombra no terraço.
Cobertura deve ser definida no projeto do pergolado
Portanto, antes de fazer seu pergolado é muito importante definir antecipadamente se haverá ou não cobertura, de acordo com a função do espaço.
É sempre bom lembrar que qualquer cobertura pressupõe um peso extra na estrutura. A sua colocação em um pergolado já pronto pode impactar negativamente as colunas se não tiverem sido projetadas para isso.
Por isso, se o pergolado já estiver pronto, é preciso contatar quem fez a obra ou um especialista técnico, como engenheiro ou arquiteto, para fazer o cálculo do impacto e atestar a segurança da colocação da cobertura.
Agora que você já sabe quais os pergolados que precisam ter cobertura, que tal saber mais sobre elas? Veja tudo sobre o que é preciso saber sobre cobertura de vidro, de policarbonato e Pergotelha!