Junto com 2023 vem aquela vontade de finalmente ter a área de lazer dos sonhos, mas na hora de fazer o projeto do pergolado de madeira do papel é que as coisas começam a complicar.
Aparecem algumas dificuldades que provavelmente você não tinha imaginado encontrar. E isso é tão normal que nós listamos aqui quatro das mais comuns na hora de fazer o projeto do pergolado de madeira.
Veja quais são as quatro dificuldades mais comuns e como resolver esses problemas. Afinal, não é só você que tem dúvidas – e elas não podem atrapalhar a realização do seu projeto.
E você sabe, fazer pergolado sem projeto, nem pensar! Então veja quais as dificuldades mais comuns e como resolver cada uma delas!
1 – Encontrar os melhores profissionais
A internet está cheia de tutoriais e pessoas que se dizem experts, mas na hora que você vê o projeto de pergolado de madeira vem a decepção. Claro, encontrar os melhores profissionais não é fácil. Mas pessoas que querem entrar para esse mercado lucrativo mesmo sem o menor preparo é o que não falta.
Aliás, para quem quer se profissionalizar, a Cobrire tem um curso online Pergolado Pro onde você aprende todos os segredos.
Por isso, cuidado sempre que alguma coisa parecer fácil demais. Uma boa mão de obra não é barata, porque todo bom profissional sabe valorizar seu conhecimento e suas habilidades. Um pergolado na cobertura, por exemplo, tem seus segredos.
Corra também de quem é adepto do “isso a gente resolve depois” sem dizer como. Artesãos com experiência comprovada são difíceis de encontrar e geralmente colaboram com empresas consagradas no ramo.
E não desista. Procure, pesquise e verifique o portfólio de obras entregues antes de entregar a sua área externa e o seu dinheiro nas mãos de qualquer um.
2 – Adequar expectativa e realidade
Uma das grandes dificuldades nos projetos de pergolado de madeira é conseguir adequar expectativa e realidade. Porque nem sempre o que temos em mente é possível de fazer ou é a melhor solução.
Então pode haver uma diferença entre a teoria e a prática pronta porque o construtor não entendeu o que você queria ou não explicou que não seria possível ou, ainda, não soube resolver alguns problemas que surgiram.
Então mais uma vez, cuidado com a escolha do profissional. Há pessoas que prometem qualquer coisa para pegar o serviço, mas não têm a expertise necessária. Uma empresa especializada tem soluções exclusivas para resolver problemas ou propor alternativas para lá de interessantes. E, aí sim, o resultado pode ficar acima da expectativa.
3 – Decidir a melhor cobertura para o pergolado de madeira
Essa é uma decisão que parece fácil a princípio. O vidro é o material mais tradicional e o policarbonato o mais barato. Então geralmente é um ou outro, certo? Só que se você pensar assim, a decisão pode trazer dificuldades sérias no uso diário do pergolado de madeira.
Os dois materiais esquentam muito, porque fazem o chamado efeito lupa. Quando os raios de sol passam pelo material aumentam de potência e a temperatura lá embaixo pode ficar insuportável nos dias mais quentes.
Por outro lado, o vidro é mais caro, mas dura muito mais do que o policarbonato – que faz um barulhão quando chove e tem vida útil média de cinco anos. E ambos são formados por placas que ficam apenas encostadas, então são mais fáceis de apresentar vazamentos e goteiras, além de sujarem muito.
A questão é que tem um meio termo: a Pergotelha. Como é trapezoidal, a água escorre pelos canais, então podem ser encaminhadas para onde você quiser. E também se encaixam de forma sobreposta, então o risco de vazamento é mínimo.
E a Pergotelha ainda é translúcida, com um insulfilm que bloqueia 90% da energia solar e 99% dos raios UV e tem garantia de dez anos.
Ou seja, essa dificuldade no projeto do pergolado de madeira você só vai ter se quiser.
4 – Ter as espécies certas de madeira
Por economia ou falta de conhecimento, muitas vezes o projeto do pergolado de madeira é feito com as espécies erradas, o que influencia na durabilidade e até na sua segurança da estrutura.
Mas também há a questão da falta de material, já que em determinados períodos algumas espécies podem ficar escassas por causa da alta procura. Então alguns construtores acabam usando madeira mista sem que o cliente tenha conhecimento.
Esse é um problema sério, porque você provavelmente vai estar pagando por determinada madeira e recebendo outra. Tudo para não parar a obra ou admitir que não houve um planejamento adequado.
E não se iluda achando que toda madeira é igual desde que tratada ou que a madeira de lei não precisa de pintura. Há diferenças naturais entre as espécies e todas elas, mesmo as mais resistentes, precisam receber tratamento inicial e manutenção periódica com verniz ou stain.
Dica bônus
Mas tem um jeito fácil e econômico de evitar esses problemas mais comuns e outros nem tanto: com os Projetos Online da Cobrire. São dois modelos de projetos de pergolado de madeira tão detalhados que você sabe exatamente o que precisa ser feito de forma muito fácil.
Um deles é o Pergolado Pronto, onde você tem dezenas de projetos em tamanhos a cada meio metro e muito fácil de ajustar para outras medidas.
São três modelos de pergolado à sua escolha, com tudo detalhado em croquis, relação de materiais, sugestão das melhores madeiras, acabamentos e muito mais. É só olhar e seguir os modelos, sem erro.
E tem ainda o desConstruindo, que são os modelos consagrados de pergolado de madeira da Cobrire em um nível ainda maior de detalhamento. E se mesmo assim não encontrar o que quer, basta preencher o formulário e encomendar seu projeto personalizado.
E então, pronto para descomplicar sua vida e acabar com as dificuldades com o projeto do pergolado de madeira com os projetos online da Cobrire?