Verão e chuva: quais os cuidados com o pergolado?

Verão e chuva quais os cuidados com o pergolado

Cuidados com o pergolado nas chuvas de verão: veja o que fazer se você já e se ainda vai construir o seu!

Tradicionalmente no Sudeste, o verão é a época das chuvas, com as altas temperaturas causando aguaceiros torrenciais no final do dia. E agora mesmo, no meio da primavera, as tempestades já começaram. Então essa é a hora de colocar em prática alguns cuidados com o pergolado de madeira.

Por isso, para quem já tem ou está planejando o pergolado dos sonhos, atentar para alguns detalhes é fundamental. Eles aumentam a usabilidade do pergolado e também a vida útil da estrutura.

 

Chuvas de verão: o que fazer para quem já tem pergolado de madeira

Verão e chuva: quais os cuidados com o pergolado?

Uma das grandes vantagens do pergolado de madeira é proporcionar o uso da área de lazer em qualquer época do ano. Mas contra a falta de manutenção não tem como fazer milagre. E, nesse caso, uma das mais importantes é a da calha e dos condutores.

Ao longo do tempo esse sistema de escoamento vai ficando sujo com vários resíduos da natureza. E não são só folhas secas. Mesmo em locais com poucas árvores, há poeira, poluição, terra trazida com o vento, restinhos de insetos mortos, excrementos de bichinhos, frutos e sementes, por exemplo.

Então se a manutenção não for feita periodicamente, com a umidade e o sol todas essas coisas minúsculas acabam formando uma massa que bloqueia parcial ou totalmente o caminho da água da chuva.

Não há uma periodicidade certa para fazer a limpeza, porque ela vai depender muito do local em que o pergolado de madeira está instalado. Se  venta muito, se há muitas árvores por perto ou terra, por exemplo. 

A dica é prestar atenção nas características do ambiente. Então experimente limpar uma vez por mês. Se nesse intervalo estiver muito sujo, reduza o período.

De qualquer forma, as chuvas de verão costumam ser fortes, por isso a limpeza da calha e do condutor precisa de atenção extra, porque o volume de água é maior.

Lembre-se que se a limpeza não for feita e a passagem da água for bloqueada, a chance de infiltrações e goteiras é muito maior. E isso, além de inviabilizar o uso do espaço nos dias de chuva, também pode estragar móveis, eletrodomésticos, objetos e até a estrutura do pergolado de madeira.

 

Para quem ainda vai fazer o pergolado: como evitar problemas com as chuvas de verão

Já se você ainda não fez o seu pergolado de madeira, algumas dicas podem evitar vários problemas relacionados às chuvas de verão

 

Escolha da cobertura

Verão e chuva: quais os cuidados com o pergolado?

A escolha da cobertura do pergolado é muito importante. Vidro e policarbonato são as mais conhecidas. Mas ambos são materiais instalados em placas rígidas, encostadas umas nas horas. Nesse caso é feita uma vedação entre elas com cola de silicone. 

O problema é que com o tempo o silicone tende a ressecar. Com isso pequenas frestas praticamente invisíveis começam a se formar, formando goteiras no ambiente interno. E como a água da chuva cai e se espalha sem controle na cobertura, ela escorre para qualquer lado, aumentando as chances de infiltração.

Por outro lado, tem o barulho das placas de policarbonato, que pode atrapalhar um bocado uma confraternização no pergolado de madeira. E como as placas são apenas encostadas umas nas outras, o barulho com a vibração é ainda maior.

Mas existe a Pergotelha, que elimina vários desses problemas. Ela é trapezoidal, então já tem calhas que direcionam a água da chuva para o condutor. Além disso, o próprio formato possibilita que elas sejam encaixadas perfeitamente umas nas outras, com uma fixação que reduz o risco de vazamentos.

Por outro lado, a Pergotelha também tem um insulfilm poderoso, então mesmo nos dias mais quentes o ambiente do pergolado fica mais agradável. A cobertura proporciona uma proteção contra 99% dos raios UV e 90% da energia solar.

 

Tipo de fixação do pergolado de madeira na parede

Verão e chuva: quais os cuidados com o pergolado?

Outra dica para evitar problemas com as chuvas de verão é verificar a forma de fixação das travas na parede quando o pergolado fica anexado a uma alvenaria. Dependendo da técnica de construção, a vedação não é bem feita e fica um espaço entre a madeira e a parede, por onde a água da chuva escorre.

Com isso ocorre a infiltração, que pode, inclusive, ocasionar problemas sérios na alvenaria da construção, como infiltrações e mofo. O ideal é que, nesse tipo de pergolado integrado à construção, as travas sejam chumbadas na alvenaria. Assim, a segurança é maior, o visual fica mais bonito e não há risco de infiltração da água da chuva.

 

Escolha da empresa

Verão e chuva: quais os cuidados com o pergolado?

Por fim, a escolha da empresa para a construção do pergolado de madeira também influencia diretamente na performance da estrutura durante as chuvas de verão.

Uma empresa consagrada no mercado, com artesãos experientes, é capaz de oferecer soluções personalizadas para pequenos imprevistos e características próprias de cada espaço. 

Além disso, é muito importante ter um bom projeto de pergolado de madeira, com especificações bem detalhadas. Dessa forma fica mais fácil o empreiteiro seguir as orientações e até você mesmo cobrar que o projeto seja cumprido. 

Quem está fora da área de atendimento presencial da Cobrire pode aproveitar a facilidade dos projetos online. São verdadeiros raios-x dos pergolados consagrados, com cada etapa da obra descrita em detalhes, imagens, croquis,  PDF, lista de materiais, manuais, etc. 

E caso mesmo assim não encontre o projeto perfeito para o seu espaço, a Cobrire produz um projeto personalizado a partir das características do seu terreno. 

Aproveite para saber porque o encaixe do pergolado é tão importante e veja como fazer valer seu investimento!

 

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento